A colza é uma cultura anual de oleaginosas que se difundiu em diversos países do mundo. Esta planta é considerada praticamente livre de resíduos. É cultivado como produto alimentar e utilizado para fins técnicos. A colheita pode ser de inverno ou de primavera, o que possibilita a colheita no verão e no outono. Ao mesmo tempo, os agrônomos estão interessados no cultivo da colza - características de plantio e cuidado e colheita.
Características da planta
Esta planta anual pertence à família dos crucíferos. A cultura foi obtida artificialmente há cerca de 6.000 anos.É impossível encontrá-lo em condições naturais. Os especialistas acreditam que a colza foi cultivada pela primeira vez no Mediterrâneo.
Por muito tempo, a planta não atraiu particularmente os agricultores. Foi somente durante a revolução agrícola do século XVI que a colza começou a ser cultivada ativamente. Até cerca da década de setenta do século passado, a planta era utilizada principalmente como ração para gado. Este estado de coisas foi observado até o início da produção de óleo de colza no Canadá. Isso levou a um aumento significativo nos volumes de produção agrícola.
A colza também é usada para produzir biocombustíveis. É cultivado ativamente como adubo verde para fertilizar o solo. A planta também é uma excelente planta de mel. A partir de 1 hectare de cultivo é possível obter 1 quintal de mel.
Tipos de colza
Esta planta está dividida em 2 tipos principais - inverno e primavera. A primeira variedade resiste bem às geadas e pode ser utilizada como ração para gado e pássaros. Além das espécies principais, existem muitas variedades híbridas. Por exemplo, no Canadá, os criadores conseguiram obter uma variedade de planta que é usada para produzir óleo vegetal de canola.
Instruções de pouso
Para que o cultivo das lavouras dê os resultados desejados, é importante seguir as regras de trabalho de plantio.
Selecionando um local
Para obter uma colheita abundante, na hora de escolher um local para plantar colza, é recomendável focar nos seguintes critérios:
- Iluminação. A colza requer muita luz. Não se desenvolve bem em locais sombreados e não resiste ao espessamento. O sombreamento leva ao desbotamento da cor, afinamento dos caules e alongamento dos entrenós.
- Umidade. Esta planta é considerada amante da umidade.Com o déficit de umidade, a colza perde a capacidade de absorver boro, o que afeta negativamente os parâmetros de rendimento. Além disso, a seca leva à propagação de pragas nos campos.
- Condições de temperatura. A colza é resistente à geada. Pode suportar temperaturas de até -15 graus. Se uma colheita de inverno estiver coberta por uma camada de neve, ela pode tolerar geadas de até -25 graus. A estação de crescimento começa com parâmetros de +1-3 graus. As geadas recorrentes podem levar à morte da planta. Ao mesmo tempo, a colza dificilmente suporta o calor. Se a temperatura ultrapassar +30 graus, o desenvolvimento da cultura fica mais lento. Além disso, tais parâmetros afetam negativamente sua produtividade.
- Preparação. A colza pode crescer em quase qualquer solo. Esta planta é cultivada mesmo nos solos mais pobres. No entanto, um alto rendimento só pode ser obtido em substrato fértil. Quanto à acidez, os valores neutros são considerados a melhor opção.
Preparação e plantio de sementes
Ao escolher as sementes, é recomendável focar nos seguintes recursos:
- o tamanho ideal da semente é de 1-3 milímetros;
- o material de plantio deve ser tratado 14 dias antes da semeadura;
- devem ser usados fungicidas para desinfetar as sementes;
- o teor máximo de umidade das sementes tratadas é de 10-12%;
- Todas as sementes pequenas e subdesenvolvidas devem ser removidas.
O momento do plantio depende do tempo e do clima. É importante levar em consideração o tipo de planta:
- A colza de inverno é plantada em agosto-setembro. É importante que antes que chegue o frio a planta tenha tempo de formar rosetas de 7 a 8 folhas. Para determinar a época de plantio, você deve se concentrar nas plantas com espinhos de inverno.Devem faltar 3-4 semanas antes de semeá-los.
- A colza de primavera é plantada bem cedo, mas isso deve ser feito em solo suficientemente quente. Sua temperatura deve atingir +5 graus. Normalmente, o trabalho de plantio é realizado em abril ou início de maio. O tempo depende do clima local. Em solo leve, o plantio é feito 10 dias antes do que em solo pesado.
A semeadura é realizada pelo método de fileiras contínuas. Neste caso, o intervalo entre as linhas deve ser de 12 a 15 centímetros. Para fazer isso, você precisa usar semeadoras com função de micro-semeadura. Ao realizar o trabalho de plantio, deve-se focar no tipo de cultura:
- Ao plantar colza de inverno, as sementes devem ser aprofundadas em 2 a 3 centímetros. Em solo seco e leve, esse valor deve ser de 3 a 4 centímetros. Após o plantio é necessário rolar o solo. Em média, vale a pena plantar de 5 a 6 quilos de sementes por 1 hectare.
- Ao semear colza na primavera, as sementes em solo argiloso são aprofundadas em 1,5-2 centímetros e no solo mais leve - em 2-2,5. Ao mesmo tempo, são necessários 6 a 8 kg de sementes por 1 hectare.
Cuidados posteriores
A colza é considerada uma cultura bastante resistente que cresce bem em diversas condições. Porém, para obter uma boa colheita, você deve seguir algumas regras.
É importante considerar que esta planta é considerada muito amante da umidade. Durante a estação de crescimento, consome 1,5-2 vezes mais umidade do que os cereais. Ao mesmo tempo, a cultura dificilmente tolera a estagnação da água. Desde o momento em que começa a florescer até à maturação, a colza necessita de 300 milímetros de chuva.
Antes do plantio, os campos devem ser limpos de ervas daninhas perenes. Nesse caso, vale focar no tipo de cultura:
- No plantio de colza de inverno, o solo é tratado com herbicidas com 1,5 meses de antecedência.Recomenda-se usá-los a uma temperatura de +15-20 graus e uma velocidade do vento não superior a 5 metros por segundo.
- No caso de semeadura de colza na primavera, o campo deve ser gradeado após fortes chuvas. Isso deve ser feito em tempo seco. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, é realizada outra gradagem - pós-emergência.
Quando aparecem brotos para controlar ervas daninhas, eles precisam ser contados. Para isso, molduras medindo 50x59 centímetros são colocadas diagonalmente no campo. Isso ajuda a determinar o número de ervas daninhas e seus tipos. Para combater a vegetação indesejada, é permitido utilizar os seguintes meios:
- “Roundup” - usado na estação quente;
- “Treflan” – utilizado para o cultivo dos campos antes da sementeira;
- “Butizan” – aplicado após o aparecimento dos brotos;
- "Lontrel" - usado quando aparecem 3-4 folhas nas plantas.
Controle de pragas
Às vezes, a colza sofre de pragas. Na maioria das vezes, a cultura é afetada pelos seguintes parasitas:
- Besouro da folha da colza - geralmente hiberna na fase foliar. No meio da primavera, as larvas aparecem e comem as folhas.
- O inseto da colza é pequeno. No início da primavera, absorve os sucos da planta.
- Besouro da flor de colza - caracterizado pela resistência à geada. Nesse caso, o parasita começa a danificar a colza de inverno na fase de formação dos botões.
Se aparecerem sinais de ataques de insetos, devem ser usados preparações especiais. Os meios mais eficazes incluem “Nurimet Extra”, “Newstar”, “Fostran”.
Colheita
A colheita direta é usada para colher colza. O trabalho começa quando as sementes atingem um teor de umidade de 9 a 12%. O processo possui os seguintes recursos:
- A limpeza é feita de acordo com as plantas verdes. Neste caso, você só precisa pegar os frutos.
- Ao serem tocadas pela colheitadeira, as vagens maduras quebram.Portanto, deve ser equipado com acessórios especiais.
- A velocidade da colheitadeira deve ser de 5 a 6 quilômetros por hora. Neste caso, a rotação do tambor deve estar no nível de 600-800 rpm.
A colza é uma cultura popular cultivada por muitos agrônomos. Ao mesmo tempo, para obter uma boa colheita, é importante respeitar rigorosamente as regras da tecnologia agrícola.