Os amantes do café acumulam muita borra que sobra depois de beber a bebida. Muitas pessoas jogam fora, mas pode ser útil. Consideremos as vantagens da borra de café como fertilizante, para que plantas de jardim e de interior ela pode ser utilizada, os vários métodos de aplicação, quando a borra não pode ser aproveitada e o prazo de validade do fertilizante natural.
Quais são os benefícios da borra de café?
No café para dormir, apesar de a maior parte das substâncias benéficas ter passado para a bebida, ainda permanecem vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas (em média, numa quantidade de 3%). Eles podem ser um excelente fertilizante para flores de interior e de jardim e culturas hortícolas. Pode ser utilizado no preparo do solo, no plantio e em pequenas quantidades como cobertura regular.
Você também pode usar o bolo para o jardim, adicionando-o ao solo como fermento, principalmente em solos pesados e argilosos. Após a aplicação, o solo fica mais macio, arejado, sua estrutura melhora e a massa de café atrai minhocas, que soltam o solo. O café repele insetos nocivos; pode ser usado como preventivo contra pragas em flores e hortas.
Para quais plantas o fertilizante de café é adequado?
O uso de terra é recomendado para plantas que gostam de crescer em solo ácido, pois tem a mesma reação. São, por exemplo, urze, azáleas, rododendros, hortênsias.
Devido ao alto teor de potássio, a polpa do café pode ser adicionada a tomates, batatas, pimentões, pepinos, árvores frutíferas e de frutos silvestres e ervas, mas em pequena quantidade para não acidificar o solo. Entre as flores de interior que respondem bem à alimentação estão rosas, violetas, aspargos, ficus, palmeiras e samambaias.
Métodos de aplicação
A borra de café pode ser usada de diversas maneiras.Coloque no solo, misture, espalhe por cima como cobertura morta, faça composto. Vamos considerar esses métodos com mais detalhes.
Rega
O café gasto também pode ser usado como regador. Para regar as plantas com a solução, ela deve ser preparada a partir de 1 xícara de massa de café e 10 litros de água. Modo de preparo: despeje água sobre o café por 1 dia para que inche e junte o restante da água. Você pode regar arbustos de frutas silvestres recentemente plantados com esta infusão na proporção de 1 litro por arbusto.
Cobertura morta
A borra de café seca pode ser espalhada no solo como cobertura morta. Irá protegê-lo do ressecamento e melhorar sua estrutura. É importante utilizar apenas resíduos secos, pois pode formar mofo nos molhados.
Suplemento de Solo
O matagal também pode ser simplesmente colocado em um buraco ou buraco ao plantar mudas ou mudas. Ao mesmo tempo, deve ser misturado uniformemente com o solo. Esta técnica permite fertilizar as plantas e melhorar a estrutura do solo, tornando-o solto e drenado. Em solos leves, o café funciona como elemento aglutinante. É aplicado na camada superior do solo na proporção de 200 ml por 1 metro quadrado. m.
Composto
O composto de café é preparado, como o composto normal, a partir de restos de plantas e de cozinha. A terra funciona como um componente de nitrogênio, que ativa processos térmicos no interior da massa, ou seja, acelera seu aquecimento.
Se o composto começar a secar, deve-se umedecê-lo com água e virar as camadas para expô-las ao ar. O tamanho da pilha deve ser de pelo menos 1 quadrado. m. Em cerca de um mês, o composto estará adequado para uso. Pode ser preparado no outono, e não apenas durante a temporada; Para durar até a primavera, a pilha precisa ser coberta com folhas e ramos de abeto.
Para mudas
No preparo do substrato para mudas, pode-se adicionar um pouco de resíduo de café à mistura. Misture com terra. No futuro, você poderá regar as plantas com infusão no local. Atuará da mesma forma que nas plantas adultas.
O pó gasto também pode ser usado para preparar o solo para a germinação de sementes. Você precisa misturá-lo com o solo e semear nele. Eles devem germinar de forma mais rápida e amigável. Isso é explicado pelo efeito da composição benéfica do café e pelas qualidades aprimoradas do substrato - friabilidade e capacidade de retenção de umidade. Como resultado, a taxa de germinação das sementes aumenta e as mudas tornam-se fortes e poderosas.
Proteção contra pragas
O café ajuda a proteger as plantações de insetos: pulgões, formigas, lesmas, caracóis. Geralmente atua contra larvas de insetos, mas há evidências de que esse remédio também é eficaz contra adultos. O matagal não se compara aos inseticidas em termos de grau de ação, mas tem a vantagem de ser totalmente seguro e atóxico para as plantas e o solo.
Em que casos não se deve usar suplemento de café?
O café contém muito nitrogênio, por isso precisa ser consumido em doses. Se o conteúdo for alto, o pó pode queimar as raízes. Uma massa úmida e não seca geralmente fica mofada e fungos se desenvolvem nela.
Não é aconselhável usar tal fertilizante ou cobertura de café para plantas que crescem em solo alcalino. Acredita-se que o café pode alterar a cor das pétalas de rosa.
Se a cor da folhagem mudar, a fertilização deve ser cancelada. Ou coe a infusão, use apenas o líquido para regar e aplique o bolo sob as coníferas.
Você só pode usar grãos de café naturais, sem adição de leite ou açúcar. O leite promove o apodrecimento da massa e o açúcar atrai formigas para as plantas.O pó não fermentado também não pode ser usado, pois dá uma reação ácida e contém muitas substâncias que em grandes quantidades podem ser prejudiciais às plantas.
Melhor antes da data
Os solos úmidos não duram muito, por isso devem ser secos até ficarem completamente secos. O pó deve ser armazenado em potes com tampa fechada, em local seco e escuro. Use conforme necessário. Se aparecer um odor desagradável ou mofo no frasco, é necessário jogar fora o conteúdo e preparar uma nova composição. Uma mistura estragada não pode ser usada - ela se tornará uma fonte de doenças e pragas.
A borra de café pode ser útil para jardineiros e amantes de flores de interior como fertilizante natural e ecológico. Ele contém substâncias úteis suficientes para alimentar as plantações, mas por si só não pode substituir os fertilizantes completos, portanto, você não deve confiar apenas nessa fertilização. O café pode ser usado como fertilizante adicional e matéria-prima para cobertura morta e compostagem.
Ao usar, é necessário garantir que não exceda a dosagem permitida de pó e adicione o pó corretamente. Geralmente é usado para flores de interior, mas se houver terreno suficiente, também pode ser usado para culturas de jardim. A fertilização afeta todas as plantas igualmente.