Entre as preparações agroindustriais, os compostos que promovem o crescimento, o desenvolvimento e a frutificação das culturas ganharam especial popularidade. A utilização do ácido giberélico no cultivo de diversas culturas permite obter plantações fortes e saudáveis, melhorar a floração das plantas, ativar o seu crescimento e obter aumento da produtividade no local.
O que é isso?
O produto pertence aos hormônios vegetais, o ácido giberélico é um estimulador do crescimento e desenvolvimento das culturas. As giberelinas são análogos dos hormônios vegetais auxinas, descobertos pela primeira vez pelo cientista japonês T.Yabut em 1935. Mais de 60 variedades de giberelinas foram isoladas: GA 1, 3, 4, 7 têm a maior atividade; os menores são GA 6 e 5. As substâncias estão contidas em fungos patogênicos da espécie Gibbtrella fujikuroi, que deu nome à substância isolada.
O ácido giberélico é formado por cristais brancos ou amarelados, inodoros e insípidos. Ligeiramente solúvel em água e na maioria dos solventes orgânicos, altamente solúvel em álcool e acetona.
O produto está disponível em ampolas, acondicionadas adicionalmente em sacos de alumínio, em comprimidos com concentração da substância ativa de 20%, na forma de pasta concentrada de 90%, ou na forma de solução alcoólica pronta para uso. de 78%, acondicionado em ampolas de 5 miligramas.
Em que casos é usado?
O produto é utilizado para diversas culturas, vegetais, frutas vermelhas e uvas são processados.
A droga é capaz de:
- aumentar a porcentagem de germinação das sementes;
- preservar o ovário, evitando que ele caia mesmo em condições climáticas desfavoráveis;
- melhorar a floração, estimular o desenvolvimento dos frutos;
- melhorar a apresentação das frutas;
- aumentar a manutenção da qualidade e segurança da colheita.
Pode ser usado no tratamento de flores e plantas ornamentais. Pré-requisito para o uso do medicamento é o cuidado adequado com o plantio, cumprimento das recomendações agrotécnicas para escolha do local de plantio, composição do solo, irrigação e adubação. O medicamento é adequado para uso sistemático e não é tóxico.
Instruções de uso de giberelina
A pulverização é feita sobre a chapa, com jato finamente disperso (a formação de gotículas é inaceitável). 1 ml da solução de trabalho do medicamento é dissolvido em 1 litro de água destilada.
É mais conveniente usar ampolas com solução alcoólica pronta do medicamento. É simples de usar:
- A ampola é agitada antes de ser aberta;
- despeje um pouco de água destilada no recipiente e despeje o conteúdo da embalagem;
- misture bem, leve o volume do solvente para 4-5 litros;
- misture novamente.
Se o medicamento estiver na forma cristalina, primeiro é dissolvido em 6 a 7 mililitros de álcool etílico, agitado até obter uma solução homogênea e, após a completa dissolução dos cristais, o produto é adicionado à água destilada.
É conveniente usar uma seringa para medir as doses necessárias de uma solução mãe concentrada (álcool). A concentração do medicamento não deve ser excedida.
Existem vários tipos de tratamento: embeber sementes (sementes e tubérculos antes do plantio), pulverizar plantas, mergulhar inflorescências em uma solução do medicamento. A parte aérea é processada para aumentar a massa verde ou inflorescência, para acelerar o desenvolvimento dos frutos. O tratamento é realizado em tempo nublado e sem vento, com temperaturas de +16 a +25 °C.
No processamento da uva, os pincéis são mergulhados em um recipiente com uma solução de trabalho do medicamento ou um adesivo embebido no produto em combinação com glicose é colocado no favo. Mudas de tomate são processadas 1,5 semanas antes do plantio em local permanente.
Medidas de segurança
A droga não é tóxica e não é perigosa quando usada. O processamento deve ser feito com luvas de borracha.
Cuidados com as plantas após o uso
Para obter o efeito, as plantas precisam de: rega adequada, afrouxamento e cobertura morta do solo, aplicação oportuna de fertilizantes. As plantas não devem sofrer com a falta de umidade. O fitohormônio pode ser usado no tratamento de plantas de interior: gerânio, begônia. Usado para processar flores de jardim (mais eficaz para processar variedades bulbosas e tuberosas).
Compatibilidade
Para aumentar a eficiência, pode ser utilizado com teouréia (20 mg por litro de água) e outros fertilizantes complexos minerais.
Regras de armazenamento
O medicamento é armazenado longe de medicamentos e produtos alimentícios, em locais inacessíveis às crianças. A solução aquosa de trabalho é utilizada dentro de 24 horas após a preparação; não é adequada para armazenamento a longo prazo.
A solução estoque (álcool) do medicamento é mantida em um recipiente de vidro bem fechado em local fresco. Pode ser armazenado sem perda de eficácia por 6 meses.