Uma das etapas do cuidado com as plantas cultivadas e ornamentais é a aplicação de fertilizantes. Graças aos componentes nutricionais, é possível não só acelerar o crescimento e desenvolvimento das plantas plantadas, mas também aumentar a produtividade. À venda estão preparados universais adequados para quase todas as culturas e produtos especialmente desenvolvidos para uma cultura específica. Florovit tem vantagens que o tornam popular entre os jardineiros.
Composição e forma de liberação
A cobertura de um fabricante polaco, produzida sob a marca Florovit, é popular não só entre proprietários de pequenas parcelas e floricultores, mas também entre agricultores. Os fertilizantes foram elaborados levando em consideração as necessidades de cada cultura, e por isso se caracterizam pela alta eficiência.
Dependendo da variedade, as preparações diferem nos componentes em sua composição e concentração, mas cada produto químico contém um conjunto básico de macro e microelementos necessários para cada cultura. São substâncias como manganês, nitrogênio, potássio, molibdênio, ferro, enxofre e zinco. Ao mesmo tempo, as preparações não contêm compostos nocivos que, se entrarem no corpo humano, podem causar problemas de saúde.
O fertilizante é comercializado na forma de grânulos solúveis em água e solução líquida para alimentação foliar.
Para quais plantas?
Os fertilizantes da linha Florovit são projetados para alimentação foliar e radicular de frutas, hortaliças e culturas ornamentais, bem como de flores de interior. Como após o tratamento se forma uma película na superfície das folhas, a partir da qual os componentes nutricionais penetram rapidamente nos tecidos, a primeira opção é considerada mais eficaz.
Existem diversas variedades do medicamento à venda:
- Lima. Usado para reduzir a acidez do solo. A principal substância da composição é o cálcio.
- Para culturas que gostam de ácidos. Algumas plantas, pelo contrário, adoram um ambiente ácido e, para lhes criar condições de cultivo confortáveis, utilizam esta variedade de “Florovita”.
- Para plantas coníferas. Depois de usar o fertilizante, as colheitas tornam-se exuberantes e atraentes, e as agulhas permanecem ricamente verdes mesmo no inverno.
- Para uvas.É aplicado como parte do preparo do solo para o plantio de mudas. Também usado para plantas adultas durante a estação de crescimento ativo.
- Para flores de jardim e de interior. Após a alimentação, os arbustos começam a crescer mais intensamente e as pétalas das flores adquirem uma tonalidade rica.
- Para morangos. O fertilizante previne a clorose das folhas e melhora a qualidade dos frutos. É utilizado tanto em terreno aberto como em estufas de filme.
- Universal. Esta variedade é utilizada para alimentar quaisquer plantas perenes e para melhorar a composição do solo.
Jardineiros que testaram as qualidades de funcionamento da droga na prática identificaram várias vantagens do fertilizante:
- estimula-se o desenvolvimento do sistema radicular das plantas, fazendo com que as mudas se enraízem rapidamente em um novo local;
- o fertilizante pode ser usado em misturas em tanques com outros produtos químicos;
- a fertilização é ecologicamente correta e não prejudica os microrganismos benéficos do solo.
Instruções para usar o fertilizante Florovit
As instruções do fabricante indicam a dosagem do fertilizante para as diferentes plantas e as regras de uso do medicamento. Eles são apresentados na tabela:
Cultura | Consumo de fertilizantes | Recursos de frequência e aplicação |
Uva | · no preparo dos canteiros - 100 gramas por metro quadrado;
· como alimento para plantas - 45 gramas por safra (a partir do segundo ano - 65 gramas). |
No primeiro ano após o plantio das mudas, o medicamento é aplicado duas vezes, antes do início da floração. |
Morangos e morangos silvestres | · no primeiro ano após o plantio dos arbustos - 500 gramas por 10 metros quadrados. metros;
· segundo ano – 250 gramas para a mesma área. |
A partir do segundo ano, a dose de fertilizante é dividida ao meio e uma parte é aplicada na primavera e a segunda após a colheita. |
Mirtilo | · primeiro ano – 60 gramas por metro quadrado;
· segundo ano – 95 gramas. |
A taxa recomendada é dividida em três partes, a primeira alimentação é feita no início da primavera, a seguinte - em intervalos de um mês. Os grânulos são espalhados pelos arbustos e enterrados no solo. Depois disso, a lavoura deve ser irrigada. |
Flores de interior | · orquídeas - 6 ml por 1 litro de água;
· suculentas – 10 ml por litro de água; Pelargonium - 10 ml por litro de água. |
· uma vez por semana, com início em abril e término nos últimos dias de setembro;
· regar com fertilizante uma vez a cada três semanas, durante o período de dormência é reduzido para uma vez a cada dois meses; · duas vezes por semana, começando em meados da primavera e terminando nos últimos dias de setembro. |
Coníferas | De 4 a 16 gramas por safra, dependendo da idade. | Fertilize três vezes por temporada, começando em abril, a cada dois meses. |
Medidas de segurança
"Florovit" pertence à 3ª classe de toxicidade, ou seja, substâncias moderadamente perigosas. Ao trabalhar com ele, use equipamento de proteção padrão - macacão, luvas, máscara. Após concluir todo o trabalho com o produto químico, recomenda-se lavar e tomar banho. Se a solução de trabalho entrar acidentalmente em contato com a pele ou os olhos, lave-os com água. Se ocorrer queimadura ou irritação, entre em contato com um centro médico.
O que é compatível com
As instruções do fabricante indicam que todos os tipos de fertilizantes podem ser usados com produtos fitofarmacêuticos.
Antes do uso, recomenda-se fazer um teste de compatibilidade química; caso apareçam sedimentos ou flocos, descarte a mistura do tanque.
Como armazená-lo corretamente?
Apesar de o produto químico não representar um perigo particular para humanos e animais, recomenda-se armazená-lo em anexos separados.É importante que a sala esteja seca e não exposta à luz solar. A temperatura não deve ultrapassar 30 graus. A data de validade não está indicada nas instruções.
Análogos
O custo de todas as variedades de Florovit é bastante alto, portanto, se um jardineiro não puder pagar por esse medicamento, vale a pena prestar atenção aos análogos domésticos. É verdade que não será possível comprar produtos químicos com a mesma composição, por isso um fertilizante complexo é selecionado dependendo das culturas que crescem no local e da composição do solo.