O ferro é um dos elementos minerais essenciais para as plantas. Deve sair do solo constantemente, embora em pequenas quantidades. Alguns medicamentos podem regular sua entrada nas plantas. Vejamos a composição do Ferovit, seus prós e contras, quando e como usar fertilizante na agricultura e em terrenos privados, quais as regras de segurança existentes. Qual é a compatibilidade do regulador de crescimento, seus substitutos e condições de armazenamento.
Composição e forma de liberação do medicamento "Ferovit"
O medicamento é uma solução concentrada de quelato de ferro, contém 4% de nitrogênio e 7,5% de ferro. Disponível na forma de líquido para preparação de solução em embalagens de 1,5 ml, 100 ml, 1 l. Pode ser adquirido sob encomenda em botijões de 5 l, 10 l, 20 l.
Destina-se à alimentação de raízes e folhas de hortaliças, arbustos de frutos silvestres e plantas ornamentais, frutíferas, florais, coníferas e medicinais, ou seja, todas as culturas conhecidas. É utilizado tanto em canteiros de jardim como em estufas.
“Ferovit” estimula a fotossíntese e a respiração das plantas, previne o desenvolvimento da clorose, que é causada pela deficiência de ferro ou danos causados por pragas. Útil para plantas cultivadas com pouca luz.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do fertilizante Ferovit podem ser descritas da seguinte forma:
- atua nas plantas como estimulantes de crescimento;
- regula e restaura a quantidade de ferro;
- ajuda a curar plantas cloróticas;
- aumenta a capacidade das culturas de tolerar condições externas desfavoráveis e resistir a patógenos e fungos;
- aumenta a porcentagem de rendimento;
- Simples e fácil de usar;
- não tóxico, não se acumula nos tecidos vegetais.
Desvantagens do "Ferovit": não contém outros microelementos exceto ferro e nitrogênio.
Quando usar?
O fertilizante com quelato de ferro "Ferovit" é usado para alimentação de raízes durante a temporada. Adicione a solução aos sistemas de irrigação. A alimentação foliar é realizada em diferentes fases da vida da planta, 1 a 3 vezes por safra, em caso de clorose o número de tratamentos aumenta para 4, com intervalo de 1,5 a 2 semanas.
Instruções para uso do regulador de crescimento
Taxa de dosagem para alimentação de raiz:
- culturas arvenses – 3-8 l por ha;
- frutas cítricas – 40-150 ml por planta;
- fruta - 30-60 ml por planta;
- legumes – 2-5 litros por hectare;
- morangos - 2-4 litros por hectare.
Taxa de aplicação e consumo para alimentação foliar:
- grãos, algodão, soja, beterraba, frutas cítricas, peras e macieiras - 0,7-2,2 l/ha (100-300 l/ha, para árvores frutíferas - 800-1000 l/ha);
- batatas, damascos, cerejas, pêssegos, morangos - 0,3-0,65 l/ha (100-300 l/ha, para árvores frutíferas - 800-1000 l/ha);
- vegetais, gramados, flores - 0,15-0,3 l/ha (100-300 l/ha);
- arbustos ornamentais e árvores florestais – 0,3-0,45 l/ha (800-1000 l/ha);
- uvas - 0,75-2,0 l/ha (800-1000 l/ha);
- culturas em estufa - 0,150-0,25 l/100 l (200-1000 l/ha):
- culturas em estufa com clorose - 0,3-0,5 l/100 l (200-1000 l/ha).
A taxa de uso de "Ferovit" em lotes domiciliares particulares: 1,5 ml/1 l para todas as culturas, para mudas - 1,5 ml/1,5-2 l. Consumo:
- legumes, flores, arbustos ornamentais, morangos – 1-1,5 l/10 m2;
- árvores - 2-3 litros para uma planta jovem e 8-10 litros para uma planta grande;
- arbustos de bagas -1,5-2 l/arbusto;
- mudas - até que as folhas estejam molhadas.
Como se proteger
Em termos de nível de toxicidade, “Ferovit” pertence aos medicamentos da classe 3-4, ou seja, aos medicamentos seguros. Você pode trabalhar com ele usando respirador, óculos e luvas. O tempo para trabalhar com fertilizantes não é limitado. Se a solução entrar em contato com a pele ou os olhos, lave com água.
Compatibilidade
Recomenda-se combinar Ferovit com fungicidas para tratamento articular. A capacidade do fertilizante de aumentar a resistência das plantas às pragas permite o uso de bioinseticidas em vez de produtos químicos mais tóxicos. O fertilizante é compatível com reguladores de crescimento, por exemplo, Zircon, Epin e similares. Quando usados em conjunto, o efeito de ambos os medicamentos é potencializado.
Períodos e regras de armazenamento
O fertilizante Ferovit é adequado por 2 anos a partir da data de produção. Deve ser armazenado na embalagem original, fechada ou bem fechada. Condições de armazenamento: área seca, ventilada e com iluminação moderada. Você pode manter quaisquer fertilizantes e pesticidas no mesmo cômodo do Ferovit, não pode armazenar alimentos, rações, medicamentos e produtos domésticos.
Após o prazo de validade, o medicamento “Ferovit” não pode ser utilizado. Armazene a solução concentrada diluída por 1 dia. Se possível, utilize durante o dia do preparo.
Existem análogos?
Você pode substituir “Ferovit” por fertilizantes contendo ferro: “Microvit Standard”, “Alfa Grow Grains”, “Microvit K-1”, “Vitanica”, “Kodavit”, “Agro Master”, “Polyfeed 15-7-30” ", "Kodafol 14-6-5", "Basfoliar Kelp", "Fertika Autumn", "Speedfol Amino".
“Ferovit” é um microfertilizante que contém os elementos ferro e nitrogênio. As células vegetais precisam de ferro para criar clorofila e participar da fotossíntese e da respiração. O uso do microfertilizante “Ferovit” repõe a deficiência de luz solar e ativa a formação de clorofila. A participação do elemento nos processos celulares restaura os cloroplastos danificados, esta propriedade do fertilizante permite sua utilização em sistemas de proteção de cultivos.
O ferro de Ferovit, devido à sua forma quelatada, penetra mais facilmente nas células vegetais do que nos sais minerais. No solo não é absorvido pelo complexo do solo, por isso está sempre à disposição das plantas. Em geral, a segurança ambiental e o uso econômico do produto são garantidos. Em termos de concentração de ferro, a forma líquida do fertilizante não é inferior aos quelatos secos, sendo superior em solubilidade e digestibilidade pelas plantas.