O uso do Epin ajuda a estimular o desenvolvimento das culturas e a enfrentar os fatores negativos que causam muitas doenças. O produto tem efeito complexo e pode ser utilizado para solucionar diversos problemas. Pertence aos fitohormônios esteróides e possui propriedades antibacterianas pronunciadas. Para que a substância tenha o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.
- Composição e forma de liberação do bioestimulante "Epin"
- Vantagens e desvantagens
- Princípio operacional e escopo
- Para vegetais
- Para pimentões, tomates e pepinos
- Para batatas
- Para repolho
- Para berinjelas e rabanetes
- Para conjuntos de cebola
- Para flores
- Para mudas
- Precauções de segurança para uso
- Compatibilidade com outras substâncias
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos
Composição e forma de liberação do bioestimulante "Epin"
"Epin" é um produto inovador que possui propriedades imunomoduladoras e imunoestimulantes. A substância é um fitohormônio esteróide. Além disso, tem efeito antibacteriano e é usado ativamente em plantas. Desde 2003, o medicamento foi denominado "Epin Extra".
A substância ativa do medicamento é a epibrassinolida. 1 litro do medicamento contém 25 gramas do princípio ativo. A composição é comercializada em ampolas, que contêm 1 mililitro do medicamento. Antes de usar, recomenda-se misturá-lo com água - sedimentada, derretida ou chuva.
Vantagens e desvantagens
A droga tem muitas vantagens:
- aceleração significativa da germinação de sementes, bulbos e tubérculos;
- melhor enraizamento de estacas e mudas;
- ativação do desenvolvimento radicular;
- acelerando o amadurecimento dos frutos e aumentando os parâmetros de rendimento;
- aumentar a resistência a doenças e parasitas;
- proteção das plantas contra a influência de fatores de estresse - flutuações de temperatura, geadas, calor, fortes precipitações;
- estimulação da formação de rebentos em culturas antigas;
- reduzindo a quantidade de pesticidas, nitratos e metais pesados nas frutas.
Ao mesmo tempo, Epin também tem algumas desvantagens. Isso inclui o seguinte:
- nenhum efeito sobre os parasitas - quando o solo ou as plantas estão infectados por pragas, é necessário usar inseticidas;
- o risco de destruição de substâncias úteis sob a influência da luz - recomenda-se manter a composição em local escuro e fresco;
- impacto negativo de um ambiente alcalino - deve-se usar água fervida ou neutralizada para preparar a solução.
Princípio operacional e escopo
É importante usar o medicamento de acordo com as normas. É preferível usar a composição à noite, pois sob a influência da luz seus componentes ativos são destruídos. Além disso, não use líquidos alcalinos para preparar a solução de trabalho. Se houver dúvidas quanto à qualidade da água, recomenda-se adicionar um pouco de ácido cítrico à composição. Para isso, tome 1 grama de ácido cítrico para cada 10 litros de água.
Ao usar uma solução, é importante garantir que a maior parte da substância caia na cultura e não no solo. Você não deve processar as plantações com muita frequência. Recomenda-se fazer isso em intervalos de 10 a 12 dias.
Para vegetais
"Epin" ajuda a fortalecer a imunidade das culturas e a melhorar a formação dos frutos. As hortaliças devem ser tratadas antes do início da floração e imediatamente após seu término. Para aumentar a germinação das sementes, elas devem ser embebidas em solução de Epin.
Como regra, são necessários aproximadamente 5 litros de solução por 1 acre de canteiros. Para fazer um líquido de trabalho, recomenda-se misturar 1 ampola do medicamento com 5 litros de água.
Para pimentões, tomates e pepinos
Na utilização do produto para essas culturas, as instruções de uso devem ser rigorosamente seguidas. Mergulhe as sementes em solução com concentração de 0,05%. Para isso, é necessário tomar 2 gotas da substância para cada 100 mililitros de água. O material de plantio deve ser mantido em solução por 2 a 4 horas. Neste caso, a água deve estar à temperatura ambiente.
No cultivo de plantas em mudas, recomenda-se a utilização de solução de trabalho com concentração de 0,02%. A composição é aplicada antes do plantio das plantas em local permanente e 10-12 dias depois. Os seguintes tratamentos são realizados vários dias antes da floração e 2 dias após o seu término.
Para batatas
Pela primeira vez, o fertilizante é aplicado antes do plantio dos tubérculos no solo. Para isso, recomenda-se misturar 1 ampola de Epin e um copo de água para obter uma solução com concentração de 0,4%. Esse volume será suficiente para 50 quilos de batata. Recomenda-se processar os tubérculos em local escuro. As batatas devem ficar na solução por 4-5 horas.
Para repolho
O medicamento pode ser embebido em solução com concentração de 0,05% por 4-5 horas. Para 10 gramas de sementes, você deve usar 10 mililitros de solução. Antes de plantar os arbustos em local permanente, eles precisam ser tratados com uma solução de trabalho na concentração de 0,02%.
Para fortalecer a imunidade das plantas, elas precisam ser regadas com o produto na fase de formação da espiga. Ao mesmo tempo, devem ser utilizados 2,5 litros de líquido por cem metros quadrados.
Para berinjelas e rabanetes
Pela primeira vez, um estimulador de crescimento é utilizado antes do plantio da semente. Precisa ser embebido por 3 horas em solução do medicamento com concentração de 0,05%.
Para conjuntos de cebola
Primeiro, os bulbos são embebidos na mistura antes do plantio. Para tanto, utiliza-se uma composição com concentração de 0,05%. Na segunda vez, a pulverização é realizada na fase de aparecimento de 3 folhas verdadeiras. Nesse momento, vale usar uma solução com concentração de 0,02%. 1 acre requer 3,5 litros de solução.
Para flores
A composição ajuda a fortalecer a imunidade das plantas, torna-as mais decorativas e aumenta a duração da floração. O uso do “Epin” é possível ainda na fase de embebição das sementes. Para isso, é importante diluir o produto corretamente. Assim, são utilizadas 4 gotas do medicamento para cada 100 mililitros de água. Para tratar os bulbos, use uma solução com concentração de 0,05%.
“Epin” também pode ser usado no replantio de flores de interior. Neste caso, os arbustos precisam ser pulverizados imediatamente após serem transferidos para um novo recipiente.
Para mudas
Para alimentar as mudas, a solução é utilizada antes do plantio, um dia antes de ir para o solo ou após o plantio. Para prepará-lo, recomenda-se misturar 14 gotas do produto com 200 mililitros de água.
Precauções de segurança para uso
Ao tratar plantas com Epin, recomenda-se o uso de agentes protetores. Durante o procedimento é proibido beber, comer ou fumar. Após concluir o trabalho, lave o rosto e as mãos com sabonete. Você também precisa enxaguar a boca com água.
Compatibilidade com outras substâncias
"Epin" pode ser combinado com a maioria dos outros medicamentos - fungicidas, inseticidas, fertilizantes. As únicas exceções são os produtos que apresentam reação alcalina.
Termos e condições de armazenamento
A droga deve ser mantida dentro de casa. A temperatura não deve exceder +25 graus. A substância deve ser mantida separada de alimentos e medicamentos.
Análogos
Os análogos eficazes do produto incluem:
- "Heteroauxina";
- "Kornevin";
- "Zircão".
"Epin" é um remédio eficaz que ativa o crescimento das culturas e ajuda a fortalecer a sua imunidade. Para que a substância tenha efeito, você deve seguir rigorosamente as instruções.