Para o pleno desenvolvimento, as plantas precisam de um complexo de macro e microelementos. Um dos componentes importantes é o molibdênio - um oligoelemento, sem o qual as culturas se desenvolvem mal e se tornam suscetíveis a influências ambientais negativas. O melhor efeito pode ser alcançado com o uso de molibdato de amônio, um microfertilizante concentrado com amplo espectro de ação.
Composição e forma de liberação do fertilizante de molibdênio
A droga é um sal de amônio e ácido molíbdico.Nesta forma, a substância é ativamente absorvida pelas plantas. O fertilizante está disponível na forma de pó cristalino, incolor e com excelente solubilidade em água.
O molibdato de amônio é vendido em diversas embalagens - 3 gramas, um quilo ou em sacos de 25 quilos. Isso permite que você compre o medicamento na quantidade necessária para diversos fins - para plantas de interior, vegetais e frutas cultivadas em dachas e terrenos particulares, bem como para semeadura e plantio industrial em massa.
Para que é usado o molibdato de amônio?
O molibdato de amônio é um microfertilizante concentrado solúvel em água, cuja utilização proporciona os seguintes resultados:
- Resistência às alterações climáticas, nomeadamente à seca e às temperaturas elevadas.
- Formação e desenvolvimento adequados das plantas.
- Prevenindo o desbotamento acelerado.
- Ausência de patologias na estrutura das folhas.
Tanto a deficiência quanto o excesso de molibdênio são igualmente prejudiciais às plantações. Seu acúmulo excessivo na matéria vegetal pode ser prejudicial à saúde de pessoas e animais, por isso a precisão da dosagem é extremamente importante.
O molibdato de amônio é usado para tratar as seguintes culturas:
- Vegetais.
- Cereais.
- Ervas – anuais e perenes.
- Semear leguminosas para alimentação animal e pastagens.
A eficácia do medicamento está diretamente relacionada ao tipo de solo em que as culturas são semeadas ou plantadas. Os melhores resultados são obtidos combinando molibdato de amônio com fertilizantes de fósforo e potássio.
Métodos de aplicação
O molibdato de amônio é usado das seguintes maneiras:
- Processamento de sementes antes da semeadura. Este é o método mais simples, eficaz e rápido de adicionar molibdênio.Além disso, desta forma, o custo do medicamento é minimizado com base em um determinado número de sementes. O tratamento é realizado antecipadamente ou imediatamente antes da semeadura. A principal condição para o sucesso do procedimento é a secagem completa da semente após o processamento.
- Aplicação diretamente no solo. Nesta situação, é alcançada a interação ideal entre fósforo e molibdato de amônio. O melhor efeito é alcançado aplicando microfertilizante nos seguintes tipos de solo:
- cinza floresta;
- sod-podzólico;
- chernozems alcalinos;
- turfeiras secas.
- Alimentação foliar. O tratamento das mudas tem um efeito significativo. Para a obtenção de sementes ou grãos, as plantações são processadas durante o período de floração. As gramíneas para feno são pulverizadas no outono, após a formação das folhas.
O uso de molibdato de amônio pode aumentar o rendimento em 20% ou um terço. Este procedimento simples é altamente eficaz, economicamente justificado e o custo acessível da substância torna o uso do molibdato de amônio promissor tanto para residências particulares quanto para grandes empresas agrícolas.
Medidas de precaução
De acordo com a legislação da Federação Russa, o molibdato de amônio não pertence à classe de substâncias perigosas, mas devem ser tomadas precauções ao usá-lo. Em primeiro lugar, referem-se à dosagem do medicamento, que deve ser rigorosamente observada, pois o acúmulo de quantidades excessivas de molibdato de amônio levará à toxicidade do produto final - vegetais, frutas, grãos ou gramíneas forrageiras.
Para alimentação foliar, prepare uma solução de 5 a 10 gramas de molibdato de amônio por 10 litros de água.
O uso de microfertilizante exige o cumprimento das seguintes regras:
- Uso de roupas especiais (camisas de manga comprida, calças, chapéus) e equipamentos de proteção individual: máscaras, respiradores, óculos de proteção.
- Evite beber, comer e fumar enquanto trabalha com molibdato de amônio. Esta é uma condição necessária para proteger o trabalhador da ingestão de substância que possa prejudicar gravemente a sua saúde.
- Se a substância entrar no aparelho respiratório, é necessário sair ao ar livre e consultar um médico.
Após o tratamento, é necessário tomar banho e trocar de roupa. Em caso de contato com a pele, o medicamento deve ser lavado com bastante água. O mesmo deve ser feito se entrar em contato com os olhos. Se houver dor, você deve procurar ajuda médica.
Se ingerido, induza o vômito bebendo pelo menos dois copos de água limpa. Qualquer doença deve ser motivo para visita a um centro médico.
Se as regras forem seguidas, o uso do microfertilizante de molibdênio não prejudica a saúde de pessoas, animais e insetos, e não agride o meio ambiente.
Compatibilidade de medicamentos
O molibdato de amônio é compatível com a maioria dos microfertilizantes e pesticidas, mas para obter uma solução funcional é necessário primeiro verificar a compatibilidade das preparações selecionadas.
Armazenamento e prazo de validade
O prazo de validade garantido é de 3 anos, sujeito às seguintes disposições:
- Conteúdo em sacos ou recipientes fechados e etiquetados.
- Local seco e protegido da radiação ultravioleta.
- Armazenamento separado de alimentos e forragens.
Crianças, animais e pessoas não autorizadas não devem ter acesso às instalações onde se encontra o molibdato de amônio.
Análogos
Não existe um análogo completo da droga. É possível utilizar o molibdênio na forma de outros compostos assimilados pelas plantas.