Jardineiros e jardineiros prestam atenção aos microfertilizantes na forma quelatada, utilizando-os em suas roças. Esses fertilizantes são considerados eficazes para a alimentação das plantas, pois são bem absorvidos sem agredir o meio ambiente. Graças a esses meios, você pode obter bons rendimentos de hortaliças e hortas.
- O que são microfertilizantes quelados?
- Variedades de composições de microfertilizantes quelatados
- Recomendações para selecionar o fertilizante quelato necessário
- Como usar?
- Tipos de microfertilizantes
- Microfertilizantes contendo cobre
- Microfertilizantes contendo boro
- Microfertilizantes contendo molibdênio
- Microfertilizantes com manganês
- Microfertilizantes contendo cobalto
- Microfertilizantes com ferro
- Microfertilizantes do fabricante
O que são microfertilizantes quelados?
Os quelatos são microelementos que são ativamente absorvidos pelas plantas. Na verdade, para o pleno crescimento e desenvolvimento, são necessários não apenas nitrogênio, fósforo e potássio, mas também complexos organometálicos como quelato de ferro, quelato de magnésio e outros.
Verificou-se que eles são melhores que fosfatos ou sulfatos.
Um quelato é um micronutriente que contém um agente de captura. Ele retém íons de microelementos até que entrem na parte da raiz, depois os converte em uma forma acessível e gradualmente se decompõe em compostos que são facilmente absorvidos pelas plantas.
Ao comprar microfertilizantes para hortas contendo quelatos, leve em consideração que eles são diferentes e não se ligam aos íons da mesma forma. A acidez do solo é importante, por isso na hora de adquirir um quelato é recomendável levar em consideração tanto a acidez quanto quais plantas alimentar.
Variedades de composições de microfertilizantes quelatados
Se o solo for considerado pobre, ele será alimentado com vários microelementos. Mas há casos em que a planta não se desenvolve porque falta um microelemento separado, só isso é adicionado ao solo.
Composto fertilizantes complexos rico em conteúdo, incluindo metais - cobre, manganês, zinco; Vitaminas B, enxofre, boro, molibdênio. Ácidos orgânicos devem ser adicionados para equilibrar e absorver o fertilizante pelas plantas.
Recomendações para selecionar o fertilizante quelato necessário
Para obter um alto rendimento, é importante selecionar o fertilizante certo.
É aconselhável seguir as seguintes recomendações:
- Determine a condição do solo e quais elementos faltam.
- Preste atenção na aparência das plantas. Se houver falta, é imediatamente perceptível.
Os quelatos são convenientes porque geralmente estão disponíveis na forma de líquidos; são aplicados na rega do solo.
O fertilizante complexo deve conter pelo menos 5 elementos.
Como usar?
Antes de fertilizar com fertilizantes quelatados, é preciso prestar atenção ao que contém as instruções e ler a descrição do medicamento.
Eles são projetados para diferentes finalidades:
- enriquecimento do solo com substâncias úteis;
- alimentar plantas pulverizando folhas;
- alimentar micronutrientes às sementes destinadas à semeadura.
Tipos de microfertilizantes
Os microfertilizantes são necessários para o crescimento normal das plantas, mas também têm funções adicionais - livrar-se de doenças e ajudar a destruir parasitas.
Os fertilizantes quelatados vêm em diferentes formas. Trata-se de um microfertilizante líquido, tanto em comprimidos quanto em pó.
Microfertilizantes contendo cobre
Se os jardins estiverem próximos a pântanos, é recomendável alimentar o solo com fertilizantes que contenham cobre, caso contrário será impossível fazer a colheita.
Os fertilizantes são produzidos a partir de resíduos industriais. Sulfato de cobre e pirita são considerados comuns:
- O sulfato de cobre é um pó azulado que se dissolve em água. Eles tratam o solo a uma taxa de 1 grama por metro quadrado. Essa alimentação é suficiente para 5 anos.
O vitríolo é aplicado no solo antes da semeadura e as folhas também são tratadas com ele.
- A pirita, que contém cobre, assemelha-se a um pó na forma de cinza. Eles tratam o solo com isso.
Microfertilizantes contendo boro
Recomenda-se aplicar este fertilizante a qualquer momento, pois as plantas necessitam dele durante todo o período de seu crescimento, desenvolvimento e maturação.
Eles têm composições diferentes:
- Os microfertilizantes bem conhecidos que contêm boro são o bórax e o ácido bórico.A composição contém 11% de boro. Uma solução é preparada a partir desses fertilizantes e as sementes são embebidas nela. Isto tem um efeito benéfico no crescimento das plantas. Este fertilizante é aplicado durante o crescimento das folhas, formação dos botões, floração e amadurecimento dos frutos. Recomenda-se ingerir 4 gramas de bórax por 1 metro quadrado.
- Um microfertilizante comum benéfico para o crescimento da batata é o superfosfato de boro. A droga contém 0,4% de boro. Recomenda-se adicionar ao solo antes de cavar o solo.
- Um microfertilizante que pode afetar o sabor da colheita é o nitrato de cal de amônio com boro. Graças a esta alimentação é possível curar doenças das plantas.
Microfertilizantes contendo molibdênio
O microfertilizante com molibdênio é eficaz na agricultura em solo florestal. Se o solo for ácido não haverá resultado, então primeiro normalize a acidez adicionando cal ao solo, só então é recomendável fertilizá-lo com molibdênio.
O molibdênio contido no fertilizante está disponível em pó. É dissolvido em água, a solução resultante é pulverizada sobre plantas e sementes destinadas à semeadura.
Antes de semear ou plantar plantas contendo tubérculos, é aconselhável fertilizar o solo com ácido molíbdico de amônio. Contém 50% desta substância.
Após a produção das lâmpadas, os resíduos se acumulam. Então eles vão fertilizar os campos. É benéfico para legumes e grãos.
Microfertilizantes com manganês
O manganês é um microelemento importante para as plantas. A deficiência afeta o crescimento, a cor das folhas e o amadurecimento das colheitas. Se o solo for podzólico, recomenda-se o uso de manganês. Os rendimentos das colheitas serão maiores.
O manganês afeta os processos metabólicos das plantas. Para fertilização, é adicionado sulfato de manganês ao solo. Pegue 1 kg por cem metros quadrados de terreno.
Microfertilizantes contendo cobalto
O cobalto é considerado outro oligoelemento importante: ajuda a aumentar o rendimento das colheitas. É especialmente aplicado no solo onde cresce a grama para alimentar o gado. Junto com a grama, consomem um microelemento útil e, graças a ele, adoecem menos.
Microfertilizantes chamados sulfato de cobalto e cloreto de cobalto são usados como fertilizantes.
Microfertilizantes com ferro
O ferro é considerado um microelemento importante para as plantas; se houver deficiência, elas ficam fracas e frágeis. Ele vem na forma de um pó azulado chamado sulfato de ferro.
É eficaz para matar pragas e tratar doenças. O vitríolo se dissolve em água e é necessário para árvores frutíferas.
Microfertilizantes do fabricante
As lojas de fertilizantes costumam vender microfertilizantes com uma composição complexa. Estas seleções correspondem a plantas específicas e são fáceis de usar. Graças a eles, o período de crescimento das plantas é um sucesso. Esses produtos desempenham função protetora e são indispensáveis no combate às doenças.
Dentre os microfertilizantes complexos existem tipos destinados à alimentação do solo:
- Mestre de Preparação. Sob quaisquer condições, apresenta-se na forma quelatada e é utilizado para fertilização. Rico em conteúdo. Eles são recomendados para tratar folhas de plantas.
- Droga de gergelim. Eficaz para tratamento de sementes. Recomendado para alimentação de repolho. Contém vitaminas B.
- Recom. Agente quelante necessário no tratamento de tubérculos de batata para que cresçam e se desenvolvam melhor.
- Adobe Boro. Fertilizante, frequentemente usado para fertilizar folhas.
- Droga Boro. Necessário para que as plantas as alimentem e melhorem o crescimento.
- Nanoplástico.É popular entre todos os fertilizantes. Está disponível na forma líquida. Aumenta o rendimento de vegetais e frutas. A droga protege contra problemas de estresse que surgem.
- Seybit. Um conhecido medicamento no combate a doenças e fertilização. Contém vários microelementos. Aconselha-se tratar as folhas e aplicar no solo.
- Maximarino. Disponível em forma de comprimido, que é conveniente para uso em qualquer método de plantio, inclusive com furadeira hidráulica. 50 comprimidos do produto proporcionarão uma grande colheita com os microelementos necessários.
Na alimentação das plantas, utilizam não apenas fertilizantes inorgânicos contendo nitrogênio, fósforo e potássio, mas também microelementos. Só melhoram o amadurecimento da colheita, aumentam a sua qualidade e quantidade, sobretudo porque se apresentam numa forma quelatada especial, o que aumenta a absorção dos nutrientes pelas plantas.