A abóbora é considerada uma das hortaliças mais saudáveis que os jardineiros cultivam em suas hortas, mas nem sempre é possível fazer uma boa colheita. Por que as folhas da abóbora ficam amarelas e como lidar com esse problema? Em geral, a abóbora é uma cultura agrícola despretensiosa, rica em vitaminas e microelementos benéficos ao corpo humano.
Por que as folhas da abóbora podem ficar amarelas?
As folhas amarelas de uma abóbora nem sempre indicam que uma doença apareceu na colheita. Em alguns casos, isso indica que a planta não está sendo bem cuidada ou carece de nutrientes.
As folhas começam a amarelar se o calor dá lugar a uma forte onda de frio. Para as plantas, uma mudança tão brusca de temperatura é estressante. O calor prolongado ou o frio prolongado também causam o ressecamento da folhagem. Em baixas temperaturas, as folhas congelam e ficam amarelas. Durante a seca, a folhagem da abóbora começa a secar devido às queimaduras causadas pela luz solar intensa. Os arbustos queimam devido à rega inadequada.
Quando a folhagem fica amarela, indica que faltam micronutrientes na abóbora. Principalmente nitrogênio, magnésio, potássio ou outras substâncias. Você pode minimizar os danos se dedicar algum tempo para cuidar da abóbora.
Pragas e doenças da abóbora
Se as folhas de uma abóbora amarelaram e secaram, as razões para essas mudanças negativas são o aparecimento de pragas e doenças nos arbustos. Para evitar esses problemas, você deve inspecionar regularmente sua abóbora em busca de danos. Prevenir doenças e o aparecimento de insetos nocivos é muito mais fácil do que tratar os arbustos afetados. O aparecimento de doenças pode ser facilmente antecipado por certos sinais externos que chamam imediatamente a atenção.
- Podridão radicular (a doença ocorre quando o clima para o cultivo da abóbora é desfavorável por muito tempo. A podridão radicular também é promovida pelo solo que não está devidamente preparado para o plantio das sementes. Um sinal característico é o desbaste do caule. Aí as folhas começam a apodrecer seco. Em estágio avançado é impossível salvar a planta).
- Oídio (ao cultivar em terreno aberto, a abóbora é frequentemente afetada pelo oídio. O primeiro sinal de dano é uma camada branca que aparece na folhagem. Sob a cobertura, você pode notar que as folhas ficam amarelas. O oídio é causado por mudanças de temperatura).
- Clorose (os principais sinais de clorose são o amarelecimento das folhas da abóbora e seu espessamento atípico. A doença ocorre por falta de nutrientes no solo, principalmente enxofre e potássio).
- Antracnose (os sintomas da doença são o amarelecimento das folhas e sua queda. O arbusto começa a morrer depois que a doença atinge a base do caule próximo à raiz. A causa da ocorrência são precipitações frequentes durante a estação de crescimento e período de frutificação.).
- Ácaros-aranha (é difícil reconhecer o início do aparecimento dos ácaros-aranha nos arbustos devido ao seu pequeno tamanho e à ausência de sinais de danos nos estágios iniciais. Depois de algum tempo, as folhas ficam manchadas e secam gradativamente).
- Pulgão do melão (o pulgão forma suas colônias nos caules inferiores e nas folhas da abóbora. A praga afeta principalmente os brotos e as inflorescências. O primeiro sinal do aparecimento dos pulgões é a queda acentuada das inflorescências e o enrolamento das folhas).
- Mosca dos brotos (as larvas desse inseto entram no caule e se alimentam de sua polpa. As larvas interferem no desenvolvimento normal do sistema radicular, razão pela qual as plantas do jardim morrem rapidamente).
O cuidado adequado e a aplicação oportuna de fertilizantes minerais e orgânicos ajudarão a evitar o aparecimento dessas doenças na abóbora.
O que fazer se as folhas ficarem amarelas?
Para que os arbustos parem de secar, é necessário tomar uma série de medidas. Também é importante escolher o momento certo para plantar sementes no solo para reduzir o risco de doenças.
Condições climáticas favoráveis para o plantio:
- Tempo ensolarado sem chuvas prolongadas.
- O solo não deve estar encharcado.
- Antes de plantar o material de plantio no solo, todas as ervas daninhas devem ser retiradas do local.
O clima frio e chuvoso leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas na área das abóboras. E a presença de ervas daninhas nos canteiros contribui para o aparecimento de insetos nocivos.
A época de plantio começa depois que o tempo quente passa e a ameaça de geadas noturnas já passou. Para evitar o aparecimento de folhas amareladas na abóbora, não se deve regar demais os canteiros. Se o solo não secar bem, reduza a quantidade de rega.
Para evitar o aparecimento de insetos, é necessário escolher variedades de abóbora que indiquem que a variedade é imune a eles. Além disso, para evitar insetos, o solo é escavado várias vezes antes da colheita e da aplicação de fertilizantes.
Para evitar o aparecimento de insetos, é importante seguir as seguintes regras de cultivo:
- Cumprimento da rotação de culturas (todos os anos o local onde a cultura é plantada precisa ser mudado; você pode plantar uma abóbora no local antigo não antes de 2 anos).
- Após a colheita, nenhuma planta ou resíduo delas deve permanecer no local, principalmente se estiverem doentes.
- Pulverize os arbustos com desinfetantes especiais.
Usar herbicidas quando a abóbora está secando nem sempre é eficaz.
O que fazer para se livrar dos ácaros:
- Uma infusão de cascas de alho e cebola ajuda a eliminar rapidamente os ácaros e os danos que eles causam. Despeje 250 g de casca seca com água fervente (1 litro). Deixe por 5–6 horas. Antes de regar os canteiros, dilua a infusão com água morna. Pulverize os arbustos com a infusão resultante. O horário ideal para pulverizar é à noite, após o pôr do sol. Isso evitará que as folhas queimem.
Para remover pulgões do melão:
- Para se livrar dos pulgões do melão nos canteiros, é necessário usar cinza de madeira.Diluir 250 g de cinza de madeira em 10 litros de água morna. Em seguida, adicione 75 g de raspas de sabão ou sabonete líquido. Pulverize as camas à noite, após o pôr do sol. Se chover logo após a pulverização, depois de um tempo o tratamento será repetido. A pulverização continua até que os sinais de danos nas folhas sejam eliminados.
Você pode se livrar das lesmas em seu local soltando a terra ao redor dos canteiros. Uma forma eficaz seria polvilhar os arbustos com cinza, pó de tabaco ou pimenta moída. Essas mesmas receitas também ajudam no tratamento de doenças de melões e melões.
Quando a abóbora está gravemente afetada, os métodos tradicionais podem não ajudar e então é necessário recorrer a herbicidas. Mas lembre-se que os produtos químicos devem ser usados com cautela. E não use a cultura como alimento por várias semanas.