Razões pelas quais a abóbora não dá frutos, como consertar e o que fazer

Os canteiros de abóbora são muito decorativos durante a floração. Eles são decorados com grandes folhas verdes escuras e grandes flores amarelas ou laranja brilhantes. Infelizmente, a floração não garante a colheita.


Por que a abóbora não endurece?

Existem vários motivos pelos quais uma abóbora não endurece bem, mesmo que você escolha um bom local para a crista e cumpra as datas de plantio. Os processos de polinização e formação de ovários são influenciados por:

dá frutas

  • clima (temperatura e umidade);
  • Cuidado;
  • iluminação;
  • presença de insetos polinizadores.

As abóboras que crescem à sombra têm pólen de baixa qualidade e podem ser estéreis.Esta cultura cresce melhor em áreas ensolaradas e bem ventiladas. Com alta umidade do ar, o pólen gruda e a polinização não ocorre.

corrigir e o que fazer

Polinização deficiente

As flores da abóbora têm diâmetro de 7 a 30 cm, são monóicas, dióicas e dispostas solitárias. É fácil distingui-las: as flores femininas têm pistilos e as masculinas têm estames. A floração não dura muito - 1–2 dias para flores femininas e 1 dia para flores masculinas.

Muitas vezes a ausência de ovários é causada pelo fato de haver apenas flores masculinas na planta, isso acontece porque os botões femininos ainda não se formaram. As sementes ruins são uma das razões pelas quais há flores estéreis nas videiras. Para não ficar sem colheita, plante diversas variedades de diferentes produtores e escolha não as sementes do ano passado, mas sim as de 2 a 3 anos.

Se houver flores femininas, mas a abóbora não der frutos, pode haver vários motivos para a má polinização da planta:

polinização deficiente

  • a ausência de vespas, abelhas e abelhas em seu jardim - insetos que transferem o pólen das flores masculinas para as femininas; o pólen não é transportado pelo vento;
  • não faça pinças formativas, deixe todos os brotos na planta, o arbusto não tem força suficiente para formar ovários;
  • rega inadequada - rara em clima quente, abundante em clima frio;
  • flutuações diárias de temperatura - acima de 30 °C durante o dia, menos de 15 °C à noite;
  • o tempo está seco e quente há muito tempo;
  • a planta está superalimentada ou, inversamente, carece de nutrientes.

São listados os principais motivos que influenciam a formação dos ovários na abóbora. Conhecendo-os, você pode ajudar a planta a não ficar sem colheita.

rega inadequada

Excesso de fertilizante

O excesso de fertilizante é precisamente a razão pela qual a abóbora muitas vezes não dá frutos para os jardineiros diligentes. Se houver excesso de fertilizantes nitrogenados, a planta começa a engordar e vai para a copa.Com o rápido crescimento da parte aérea, o sistema radicular fica para trás no desenvolvimento e não consegue fornecer a nutrição necessária para a formação dos frutos.

Você fertiliza diligentemente seus canteiros, mas a colheita potencial está diminuindo rapidamente diante de seus olhos, à medida que a planta perde ovários e flores. Se você preparou bem os canteiros para a nova estação desde o outono, não exagere com fertilizantes no verão. O que fazer neste caso e como ajudar a abóbora? Para começar, selecione alguns dos brotos mais poderosos e remova o resto. Cave os caules para formar raízes adicionais, o que melhorará a nutrição do arbusto.

a planta está superalimentada

Conselhos para o futuro - plante esta cultura nas áreas onde uma gama completa de fertilizantes orgânicos e minerais foi aplicada há pelo menos um ano. O solo esgotado também se torna a razão pela qual os frutos das abóboras não endurecem bem.

A falta de minerais é indicada pelo amarelecimento da folhagem, ovários caídos e frutos de formação lenta. Nesse caso, os fertilizantes minerais contendo fósforo e potássio ajudam. Para melhorar a nutrição, os cílios são adicionados gota a gota.

excesso de fertilizante

Deformidade de fruta

A formação de frutos feios nos arbustos tira a força da planta. Para o crescimento dos frutos normais não existe nutrição adequada suficiente. É por isso que esta situação pode ser corrigida com a ajuda da formação competente do arbusto, da mesma forma que acontece com as flores vazias de uma abóbora.

O padrão de formação do arbusto depende da variedade. Para variedades de frutos grandes, após a pega dos primeiros frutos, não devem ser deixados mais de 3 cílios na planta, cada um deles deve ter um ovário. A copa do broto é pinçada no final de junho, deixando pelo menos 4–5 folhas acima do fruto.

Os arbustos de variedades de frutos pequenos e médios são formados de maneira diferente. Somente os cílios que possuem flores estéreis são removidos.As pontas das hastes restantes são arrancadas no início de agosto e pelo menos 3 folhas são deixadas acima da última frutificação.

deformidade da fruta

Folhagem densa

Devido à folhagem muito espessa formada na abóbora, o desenvolvimento dos frutos endurecidos cessa e a quantidade de flores estéreis aumenta. Por que isso acontece é claro - a planta gasta todos os nutrientes obtidos do solo na folhagem.

O que você pode fazer para ajudar sua abóbora a dar frutos? Este problema geralmente é resolvido com uma tesoura de poda ou uma tesoura especial para grama. O excesso de folhas é cortado e enviado para compostagem.

folhagem densa

Após o corte, a planta é alimentada com fertilizantes de fósforo e potássio. Cada chicote é polvilhado com terra, após o que raízes adicionais se formam nele. Melhoram a nutrição do arbusto, o que acelera a formação dos frutos.

Apodrecimento da raiz

A abóbora reage mal ao clima de verão: chuvas prolongadas, temperaturas caem abaixo de 18 °C. A segunda razão para o apodrecimento das raízes é a rega excessiva. É necessário inspecionar a planta se as flores e frutos da abóbora caem nesse clima. A podridão da raiz pode fazer com que a planta não tenha força para florescer e dar frutos.

podridão de raiz

Os sinais de podridão radicular são os mesmos das mudas de flores:

  • na fase inicial, mancha amarela na região do colo da raiz;
  • em fases posteriores, há uma camada branca em todas as partes aéreas da abóbora (brotos, folhas);
  • sistema radicular afinado subdesenvolvido.

A prevenção do apodrecimento é simples: regar abundantemente com água morna no máximo uma vez por semana, em mau tempo, fertilizar com uréia na folha (1 colher de chá por balde de água).A alimentação de raízes em clima frio traz poucos benefícios, uma vez que o sistema radicular do solo frio não os absorve bem.

podridão da raiz

Lembre-se que a abóbora precisa ser regada com água morna de barril e não com água fria da torneira. Após regar, afrouxe o solo superficialmente para que as raízes fiquem bem supridas de oxigênio e o excesso de umidade não se acumule no solo.

Outra dica para prevenir o apodrecimento das raízes é manter a rotação de culturas. A causa do apodrecimento é um fungo, por isso é necessário mudar o local onde a abóbora é plantada todos os anos para evitar que a infecção se acumule no solo. As raízes, todas as variedades de repolho e cebola são consideradas bons antecessores desta cultura.

água morna

Polinização manual de uma abóbora

Descobrimos todas as principais razões pelas quais as abóboras não dão frutos bem. A polinização artificial ajuda a resolver o problema na ausência de insetos polinizadores. Calor prolongado, ausência de apiários perto do jardim - estas são apenas algumas das razões pelas quais as abelhas e os zangões voam pouco. Os insetos podem ser atraídos para o jardim borrifando folhas e flores de abóbora com água doce.

Mas é mais fácil entender a estrutura das flores femininas e masculinas e aprender como polinizar artificialmente uma abóbora. As flores femininas podem ser facilmente identificadas pela presença de um espessamento - o futuro ovário. O trabalho de polinização artificial é realizado pela manhã.

abóboras à mão

É necessário selecionar uma flor masculina totalmente aberta, dobrar as pétalas e tocar os estames da flor feminina com o pilão. Um resultado positivo é alcançado se a idade da flor feminina não for superior a dois dias.

Alguns jardineiros usam um pincel macio para transferir o pólen. Primeiro eles passam ao longo do pistilo e depois ao longo dos estames. O fruto, com polinização bem-sucedida, depois de algum tempo começa a aumentar de tamanho.Possíveis razões pelas quais os frutos não endureceram após a polinização artificial:

atrair para o jardim

  • tempo úmido;
  • orvalho preso num botão;
  • temperatura do ar acima de 35 °C.

Preparações especiais garantem a melhoria da frutificação. Para melhor formação dos frutos, a abóbora é tratada com um remédio eficaz chamado Ovário. A origem natural deste produto biológico explica porque é absolutamente seguro para os insetos.

pego pela raiz

O medicamento é recomendado para uso em condições climáticas desfavoráveis ​​para estimular a formação de ovários. Graças ao Ovário, mesmo nas condições climáticas mais desfavoráveis, os veranistas conseguem cultivar uma boa colheita de abóboras.

formação de ovário

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim