Sansevieria é considerada uma das plantas de interior mais populares. Esta flor é considerada muito fácil de cuidar e pode se adaptar a diversas condições. No total, são mais de 60 variedades dessa cultura, que diferem na forma, cor e tamanho da folhagem. Ao mesmo tempo, geralmente não mais do que 10 dessas espécies são cultivadas em casa.
Descrição da planta
Este termo refere-se a um gênero de plantas perenes da família Agave.Na natureza, esta cultura cresce em regiões secas e rochosas da África, Índia e sul da Flórida. Esta flor é caracterizada por uma série de características distintivas:
- Sansevieria se distingue por um rizoma subterrâneo rasteiro, que possui folhas basais duras. Contém rizomas fortes, que são fios de raiz. Eles podem crescer a ponto de danificar o vaso.
- As folhas podem atingir 1 metro de comprimento. Muitas espécies têm um ponto final. Às vezes a folhagem é direcionada para cima e se estende em diferentes direções. Às vezes, ele se espalha quase pelo chão.
- As folhas têm cores diferentes - do esverdeado ao marrom. Existem também variedades com manchas ou listras. Nos últimos anos, surgiram muitas variedades de cor amarela ou prateada.
- Algumas variedades de plantas têm folhas cobertas por uma fina camada cerosa que as protege da perda de umidade.
- Sansevieria é caracterizada por flores verde-brancas com estames longos e pétalas estreitas. Formam uma inflorescência cilíndrica densa, localizada em um pedúnculo longo e reto. Os botões abrem no final da tarde e à noite exalam um distinto aroma de baunilha.
A partir do século XVIII, a sansevieria começou a ser cultivada nos países europeus como cultura ornamental. É uma planta resistente e despretensiosa, adequada até mesmo para jardineiros novatos. A folhagem vistosa da planta combina perfeitamente com outras plantas para criar composições atraentes.
No verão, quase todos os tipos de sansevieria podem ser expostos ao ar puro e usados para criar composições paisagísticas. Formas de cultura de jardim são frequentemente usadas para decorar instalações e jardins de inverno.Eles também permitem criar grandes arranjos composicionais.
Tipos
Esta cultura tem muitas variedades. A espécie mais popular é considerada Sansevieria de três pistas. Possui folhas ovais e planas, cuja cor varia do verde claro ao rico. Essa variedade costuma ser chamada de “língua da sogra” ou “rabo de lúcio”. Além disso, inclui as seguintes subespécies:
- Laurentii – distinguido por uma borda amarelo-dourada;
- Craigii - possui um padrão em forma de listras longitudinais de cor branca e amarela;
- Hahnii - tem padrão semelhante, mas é considerada uma planta de baixo crescimento, com folhas pequenas e uma roseta distinta.
Além disso, existem os seguintes tipos de cultura:
- Grande é uma cultura de jardim cuja altura é de aproximadamente 60 centímetros. A largura das folhas chega a 15 centímetros. Neste caso, a flor produz 2 a 4 folhas pontiagudas de uma só vez. Eles são de cor verde escuro com borda vermelha. As folhas também apresentam um padrão de listras escuras alongadas. Durante o período de floração, o arbusto produz uma longa flecha de 70 centímetros, que possui flores verdes claras.
- Graciosa - esta cultura é uma suculenta perene. É caracterizada por folhas pontiagudas e eretas. São longos, têm seção transversal arredondada e crescem para cima. A folhagem é caracterizada por uma cor verde acinzentada e listras de tons claros.
- Robusta - possui folhas verdes largas e arredondadas. Eles são direcionados verticalmente para cima. O comprimento da folha é de 25 centímetros e a largura é de cerca de 7. Esta variedade é dividida em diversas variedades - Preto, Azul, Coral Preto.
- Duneri – esta planta também é suculenta. Ela tem até 20 folhas verticais com 50 centímetros de comprimento. Além disso, sua largura é de 2 a 3 centímetros.As folhas distinguem-se por uma rica cor verde, na qual um padrão mais escuro é claramente visível.
- Futura - esta flor apareceu não faz muito tempo. É caracterizada por folhas brilhantes e brilhantes com uma borda amarela brilhante. À medida que cresce, até 10 folhas aparecem nos arbustos.
- A picareta é uma planta pequena que possui folhas largas. Eles são direcionados em direções diferentes. A cultura apresenta um padrão em forma de manchas. Neste caso, a folhagem apresenta uma borda avermelhada.
- A Libéria é uma variedade arbustiva caracterizada por folhas grandes com bordas marrons. Eles crescem horizontalmente. Em um caule podem crescer simultaneamente 6 folhas, cujo comprimento é de 1 metro. Eles têm estrias que parecem pele de cobra.
- Jacinto - atinge 50 centímetros de altura. Esta planta é caracterizada por folhas densas, com aproximadamente 7 centímetros de largura. Eles são caracterizados por um padrão com listras.
- Caminhando - forma-se uma roseta nos brotos da planta. O arbusto tem grandes folhas verde-acinzentadas com borda clara.
- Cilíndrico - distingue-se por folhas retas e pontiagudas de formato cilíndrico. A folhagem verde é coberta por um padrão amarelo e possui pontas muito afiadas que podem facilmente causar ferimentos. Esta variedade é interessante porque as folhas que emergem da roseta podem assumir formas inusitadas. Para fazer isso, as hastes são trançadas ou feitas em vários padrões. Parece muito interessante no interior.
- Zeilanika é uma planta semelhante a uma alga marinha. A folhagem jovem é bastante fina, mas com a idade torna-se mais densa e coberta por um padrão prateado. Com os devidos cuidados, a cultura atinge a altura de 1,5 metros.
- Bentel é uma cultura lacônica com longas folhas verde-acinzentadas.Com luz suficiente, eles só ficam mais brilhantes. As folhas têm textura coriácea, listras claras e manchas de tom turquesa. O arbusto atinge 60 centímetros de altura.
- Eulensis - distingue-se pela folhagem esmeralda. Com a idade, ele se enrola em um tubo. As folhas são cobertas por um padrão em forma de pinceladas.
Pousar
Para o plantio da cultura, recomenda-se a utilização de substrato leve, drenado e com pH neutro de 6-7. Você também pode comprar solo pronto para suculentas contendo turfa. Fazer você mesmo o solo também não é difícil. Para isso, recomenda-se misturar grama ou solo frondoso, areia, turfa e húmus na proporção de 3:1:1:0,5. Aqueça a composição finalizada no forno. Isso ajudará a evitar que ele seja infectado por parasitas e microorganismos fúngicos.
A planta requer um vaso baixo e solto. O sistema radicular da cultura cresce em largura e está localizado quase na superfície. Recipientes de cerâmica e plástico são mais adequados para Sansevieria. Antes do plantio, o vaso deve ser preenchido até um quarto com drenagem.
Cuidado
Para que o cultivo das plantas seja bem-sucedido, é importante seguir rigorosamente as regras da tecnologia agrícola. Neste caso, a Sansevieria precisa de proporcionar as condições adequadas.
Temperatura e iluminação
A vida da cultura não depende da luz solar. A cultura se desenvolve igualmente bem em qualquer iluminação. Suporta bem a sombra e os raios solares escaldantes. Portanto, você pode colocar o contêiner em qualquer lugar e ambiente. Quanto à temperatura, a flor precisa apresentar indicadores no nível de +12-25 graus.
Manter os níveis de umidade
A Sansevieria é capaz de acumular umidade em suas folhas, o que a torna pouco exigente na hora de regar. Este procedimento muitas vezes não é necessário.Na primavera e no verão, basta fazer isso uma vez por semana. No inverno e no outono vale a pena umedecer o solo quando está quase seco. Para irrigação, você deve usar água derretida ou de chuva. Se for difícil de obter, é permitido usar destilado.
Cobertura
Sansevieria deve ser alimentada a partir dos 6 meses de idade. A necessidade de fertilizantes depende da estação - durante a estação de crescimento, os nutrientes são aplicados em intervalos de 3-4 semanas. Neste caso, a dosagem padrão é reduzida em 2 vezes e evita-se a aplicação de fertilizantes foliares. É melhor dar preferência à rega do solo.
Para alimentar a sansevieria, vale a pena usar produtos minerais líquidos para cactos e suculentas, onde predominam potássio, cálcio e fósforo. É importante considerar que a flor não gosta de nitrogênio. Quantidades excessivas desta substância causam o apodrecimento das raízes.
Cuidados em condições de frio
No inverno, a Sansevieria entra em um período de dormência. Nesse caso, ocorre uma desaceleração do seu crescimento ou uma cessação completa do desenvolvimento. Portanto, a cultura não necessita de cuidados especiais ou adubação.
No inverno, a flor deve receber uma temperatura de +16-30 graus. Se os parâmetros forem inferiores a +20 graus, vale a pena reduzir a frequência e abundância das regas. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de apodrecimento das raízes. Se você parar completamente de regar, a colheita pode suportar uma queda de temperatura de até +10 graus e uma queda de curto prazo nos parâmetros de até +5 graus. Pequenas correntes de ar e flutuações repentinas de temperatura não são perigosas para esta flor.
Transferir
A Sansevieria definitivamente precisa ser replantada, pois possui um sistema radicular poderoso que cresce ativamente. Para plantas jovens, o procedimento é realizado em intervalos de 1 a 2 anos. Os arbustos maduros devem ser movidos a cada 3 anos. Porém, a necessidade de transplante deve ser determinada visualmente. É necessário mover o arbusto para um novo recipiente se as hastes ficarem salientes para além do vaso.
O procedimento é simples. Para transplantar a sansevieria, é necessário escolher um vaso maior que o anterior e preencher o fundo com drenagem. Ao movimentar as culturas, é importante evitar danificar o sistema radicular.
Reprodução
A cultura pode ser propagada de diferentes maneiras - por sementes, dividindo o rizoma ou folhas.
Usando sementes
Esse método raramente é utilizado, pois há dificuldades na obtenção de material para plantio. Se a colheita florescer, você deve fazer o seguinte:
- Seque a vagem naturalmente.
- Remova as sementes imediatamente antes de plantar.
- Plante-os na areia úmida, pressionando-os levemente contra ela.
- Cubra o recipiente com filme transparente e coloque em local bem iluminado e aquecido.
- Regue a muda em bandeja e ventile todos os dias.
Os brotos podem aparecer depois de alguns meses. Depende da qualidade do material da semente. Um mês após o aparecimento dos brotos, eles devem ser arrancados.
Ao dividir o rizoma
O rizoma deve ser dividido durante o transplante. Para isso, as raízes devem ser ligeiramente limpas da terra e divididas em partes com uma faca afiada. Neste caso, cada fragmento deve ter várias folhas com ponta de crescimento. As partes resultantes devem ser plantadas em recipiente com solo turfoso e arenoso. Não há necessidade de regá-los. Os arbustos plantados devem ser mantidos a uma temperatura de +25 graus.
Folhas
Para usar este método, pegue uma folha grande e divida-a transversalmente em pedaços de aproximadamente 5 centímetros de comprimento. Em seguida, deixe secar ao ar e transplante na areia preparada. Isso deve ser feito verticalmente com a extremidade inferior. Em seguida, cubra os recipientes com uma jarra. Regue a planta através de uma bandeja. O enraizamento ocorrerá na quinta semana. Depois disso, novas folhas e botões aparecerão nos arbustos. Nesta fase, a bucha pode ser movida para um novo recipiente.
Possíveis pragas
Sansevieria pode sofrer das seguintes pragas:
- Ácaros - neste caso, aparecem manchas brancas nas folhas. As pragas absorvem os sucos das plantas, o que leva à morte dos fragmentos afetados. Esfregar as folhas com uma infusão de cascas de frutas cítricas ajuda a combater os parasitas. Em casos avançados, vale a pena usar inseticidas.
- Tripes - larvas parasitas infectam os fragmentos inferiores das folhas. Existem pontos claros no topo. Quando os arbustos estão infectados, as folhas ficam marrom-acinzentadas e adquirem um brilho prateado. Para tratamento vale a pena usar inseticidas.
- Mealybugs - instalam-se perto da base das rosetas das folhas e absorvem os sucos das plantas. Ao mesmo tempo, caroços semelhantes a algodão aparecem nos arbustos. Para salvar a flor, ela deve ser tratada com água e sabão. Em situações difíceis não será possível prescindir de preparações inseticidas.
- Cochonilhas - absorvem os sucos das plantas jovens. É possível identificar os ovos da praga no verso da folhagem. Para remover parasitas, você deve usar uma solução de sabão forte. Depois os arbustos precisam ser tratados com inseticidas.
Recursos benéficos
Sansevieria inclui ácidos orgânicos e saponinas, que possuem muitas propriedades benéficas.Esses componentes ajudam a combater a inflamação e têm efeito expectorante e biliar. A saponina é frequentemente usada para fazer medicamentos. Suas propriedades também são utilizadas na medicina popular e na cosmetologia.
A cultura pode ser usada para tratar otites e cistites. Ele lida efetivamente com a inflamação na cavidade oral e promove a cicatrização de queimaduras e cortes.
É importante levar em consideração que o uso da flor é proibido durante a gravidez. Os componentes que o compõem têm efeito abortivo. Se processada incorretamente, a colheita pode causar intoxicações.
Sansevieria é uma planta de casa comum cultivada por muitos jardineiros. Esta é uma cultura bastante despretensiosa. Porém, para obter uma planta forte e saudável, ainda é necessário seguir algumas regras da tecnologia agrícola.