Uma planta com flor com o lindo nome de verbena é considerada uma decoração de jardim, horta ou varanda. Mas vamos descobrir como preservá-la e se é possível desenterrar verbena para o inverno. A flor possui mais de 200 variedades, incluindo anuais e perenes.
Longos estudos da planta por criadores levaram à criação de uma nova espécie, verbena rasteira ou ampelosa. Este tipo de flor decora um jardim e é frequentemente usado em soluções de design.
É possível desenterrar verbena para o inverno?
Verbena é uma planta tropical que adora o calor, e algumas variedades da flor podem tolerar facilmente geadas leves. Se a região tem invernos amenos e com temperaturas positivas, basta isolar os arbustos de flores com palha, serragem ou folhas secas. Mas na parte central do país os invernos são rigorosos e a bela e delicada flor morrerá. Portanto, para preservar seu querido animal de estimação, é preciso desenterrá-lo com cuidado e mandá-lo para o inverno até a primavera.
Como conservar a verbena no inverno?
As mudas escavadas de verbena de jardim são enviadas para armazenamento em porões, adegas ou anexos escuros e frescos. Você também pode transplantar arbustos desenterrados para vasos.
A verbena em vasos e floreiras ficará perfeitamente preservada no inverno em casa se você seguir as seguintes regras:
- No final do outono, antes da primeira geada, transplante as flores em vasos e recipientes e leve-as para dentro de casa.
- Corte os brotos das hastes pela metade.
- Se aparecerem inflorescências na planta durante o inverno, remova-as.
- Os brotos em desenvolvimento ativo são constantemente podados.
- A temperatura do ar deve ser baixa, caso contrário as flores iniciarão uma estação de crescimento ativa.
- No final do inverno, eles são cortados e transplantados para solo fresco.
Desta forma, a planta invernada torna-se mais forte e irá deliciá-lo com as suas luxuosas inflorescências muito antes das suas congéneres plantadas e cultivadas a partir de sementes..
Quando e como desenterrar uma planta?
Para preservar sua flor favorita no inverno, no final do outono você precisa cortar os arbustos em cerca de 1/3 e desenterrá-los com cuidado. Deve haver um grande pedaço de terra no sistema radicular. Ao longo de todo o período de armazenamento, é necessário umedecer levemente as raízes das estacas.
A planta assim preservada servirá como excelente material para propagação por estacas e obtenção de novas mudas, que na primavera podem ser plantadas em um terreno, em uma horta ou horta.
Preparando as instalações
Para preservar as mudas de verbena desenterradas, o ambiente deve ser fresco, bem ventilado, sem fontes de luz desnecessárias. E para flores que são transplantadas para recipientes e vasos, qualquer cômodo da casa ou apartamento com boa ventilação, umidade e iluminação é adequado.
Temperatura e iluminação
As flores que hibernam em vasos e recipientes devem ser guardadas em ambiente bem iluminado, o melhor local para colocar representantes da flora é o lado sul da casa ou apartamento. O ambiente onde estão as flores não deve ser muito aquecido, a temperatura média para o inverno da verbena é de 10 a 15 graus. Caso contrário, a planta crescerá e florescerá ativamente.
Caso não seja possível criar as condições necessárias, é necessário monitorar cuidadosamente a planta e evitar uma fase vegetativa ativa.
Guarnições
Durante o inverno, as plantas devem ser podadas. A primeira poda é feita no final do outono, antes de desenterrar ou replantar a flor para o inverno.
Da próxima vez, as mudas serão cortadas antes do plantio. Mas as plantas que hibernaram em vasos e vasos devem ser podadas durante todo o inverno.
Transplante para terreno aberto
As mudas armazenadas na adega são plantadas em solo novo e transferidas para uma sala aquecida no final de fevereiro. Depois de um longo inverno, a verbena precisa de muita luz e calor. A flor emerge rapidamente da hibernação e começa a crescer e se desenvolver ativamente. Assim que o regime de temperatura for restaurado e as geadas passarem, a verbena pode ser transplantada com segurança para campo aberto.
As plantas que hibernaram na casa de vegetação de uma casa ou apartamento são plantadas em terreno aberto sem preparação prévia.
A variedade ampelosa de verbena não pode ser replantada, mas deixada em um vaso ou recipiente. Os lindos e extensos cílios da flor vão decorar qualquer canteiro de jardim, gazebos ou escorregadores alpinos.
Não se esqueça que a verbena é uma planta delicada e tropical que precisa de muito calor e sol..