Planta tropical, o kiwi Cordilina Fruticosa é despretensioso na manutenção. Quando são criadas condições favoráveis, ela cresce por muitos anos. Existem muitos tipos para cultivo dentro de casa. Mantém a sua cor invulgar durante todo o ano. Raramente fica doente e tolera bem a seca. Traz um toque tropical ao interior do apartamento.
- Descrição geral e características da planta de kiwi Cordyline
- Folhas
- Flores
- Raízes
- Vantagens e desvantagens do kiwi Cordilina
- Vantagens
- Imperfeições
- Variedades
- Características de cultivo
- Como escolher a planta saudável certa
- Preparação do solo
- Processo de plantio
- Sutilezas de cuidar do kiwi
- Iluminação
- Temperatura
- Sobre a umidade do ar
- Regras de rega
- Cobertura
- Quando é necessário replantar?
- Proteção contra doenças e pragas
- Escudos
- Viagens
- Pulgão
- Métodos de reprodução
- Por estacas
- Sementes
- Dividindo o sistema raiz
- Erros no cuidado
Descrição geral e características da planta de kiwi Cordyline
O kiwi Cordyline pertence ao gênero Agave. A árvore é nativa da Austrália, das ilhas havaianas e do sudeste da Ásia. Em seu ambiente natural, o kiwi atinge uma altura de 2 a 3 metros. Em ambientes fechados cresce até 1,5 metros.
Folhas
Possui bordas alongadas, estreitas e arredondadas, folhas densas e suculentas, que morrem gradativamente à medida que a árvore cresce. Externamente semelhante a uma palmeira. Produz novos brotos nas laterais, que são utilizados para reprodução. A cor é verde escuro, com bordas amarelas ou rosa.
Flores
As flores são alongadas, tubulares, de cor branca ou rosa, agrupadas em racemos, formando grandes inflorescências. As flores desabrocham gradativamente, uma por uma. Cada flor permanece aberta por 6 a 8 dias. Depois começam a se formar sementes, que levam 5 meses para amadurecer. As sementes parecem bagas, formam-se três ninhos, cada um contendo de 5 a 16 sementes.
Raízes
Cordyline kiwi tem um sistema radicular poderoso, muitos brotos com brotos, são facilmente separados da planta mãe e se desenvolvem como plantas independentes. Cones se formam nas raízes.
Vantagens e desvantagens do kiwi Cordilina
A madeira tem suas vantagens e desvantagens, vamos dar uma olhada mais de perto.
Vantagens
O kiwi Cordyline é fácil de cuidar, mesmo quando cultivado em casa. Tolera bem alta e baixa umidade do ar e não requer regas frequentes. A madeira enche a casa de beleza tropical. Mantém a cor o ano todo.
Imperfeições
Kiwi praticamente não tem desvantagens. A árvore cresce rapidamente e requer replantio frequente, sendo também necessária fertilização.Praticamente não adoece, mas o controle de pragas deve ser feito para fins preventivos. É difícil tolerar baixas temperaturas e correntes de ar e pode morrer por causa disso.
Variedades
Cordyline Fructicosa na natureza desenvolve-se rapidamente, cresce e assume o aspecto de uma palmeira. Em casa praticamente não floresce. É avaliada como uma pequena planta de interior sem flor.
No vaso, a árvore cresce mais devagar, nessas condições as folhas ficam localizadas até ficarem imersas no solo. Cordyline kiwi é uma planta que gosta de calor; requer a manutenção de uma temperatura constante de pelo menos 20°C.
Kiwi tem muitas espécies varietais e de jardim. Os mais famosos deles diferem na cor das folhas:
- Tricolor. Os lençóis são pintados com listras de cores diferentes - amarelo, vermelho escuro, rosa.
- Idade vermelha. Possui folhas verdes estreitas, bege claro no meio, com listras rosa nas bordas.
- Augusta. As folhas verdes escuras são cobertas por listras vermelhas brilhantes.
- Kiwi. As folhas são verdes, possuem borda rosa nas bordas e listras amarelas em toda a folha.
- Neve. Folhas grandes, verde-escuras, com manchas brancas.
- Senhor Roberts. As folhas são verdes, alongadas, com borda rosa nas bordas e listras brancas em toda a folha.
- Pacote roxo. A planta é de tamanho pequeno, possui uma capa densa no topo do tronco e folhas roxas.
- Ginga. Folhas longas e alongadas de cor marrom-avermelhada.
- Casanova. Uma planta grande com longas folhas marrom-púrpuras, folhas com bordas onduladas.
- Cordyline arbustivo. Árvore baixa, com até meio metro de altura. As folhas são verdes, existem variedades com listras amarelas e rosa nas folhas.
Características de cultivo
Cordyline kiwi não requer atenção especial, é despretensioso no cuidado e tolera facilmente a baixa umidade do ar.Eles manterão sua cor durante todo o ano.
Como escolher a planta saudável certa
Para escolher um kiwi Cordyline saudável, é melhor comprar uma planta jovem. As folhas devem ser densas, suculentas, alongadas e retas. Se você encontrar uma planta durante o período de floração, é melhor escolhê-la. Sua cor deve ser caracteristicamente brilhante, o que indica a boa saúde da árvore.
Preparação do solo
Como solo, pode-se usar solo pronto para palmeiras, que é vendido em lojas especializadas. Você também pode prepará-lo sozinho. Para isso você precisará de:
- relva – 3 partes;
- areia – 1 parte;
- turfa – 1 parte;
- musgo - para melhor drenagem.
Processo de plantio
Para o kiwi Cordyline, escolha um vaso de cerâmica ou plástico para que caibam todas as raízes da planta e sobra espaço. Deve haver furos na parte inferior para drenar o excesso de água. Uma bandeja é comprada para o pote. Argila expandida, areia de rio ou seixos são colocados no fundo do vaso e, em seguida, parte da mistura de solo é despejada. É regado com água ligeiramente morna. A planta é transferida para o solo, polvilhada com o restante da mistura de solo e regada.
Sutilezas de cuidar do kiwi
Cordyline kiwi, como outras plantas, requer a criação de condições ideais de existência. A planta é despretensiosa, mas é preciso levar em consideração a iluminação do ambiente, temperatura, umidade do ar, regime de irrigação, replantio e fertilizantes.
Iluminação
A planta prefere iluminação prolongada de pelo menos 6 a 8 horas por dia. Em casa, a árvore é colocada no parapeito de uma janela ou ao lado de uma janela no lado sul. Quanto mais luz o kiwi recebe, mais brilhante é a cor. Na falta de luz, Cordilina se espreguiça.
Temperatura
Esta é uma planta que gosta de calor. A temperatura ideal está na faixa de 18-23°C.No final da primavera e início do verão, uma planta de casa pode ser levada para a varanda ou terraço, mas apenas por um dia.
A menor queda de temperatura fará com que a árvore morra. Não tolera baixas temperaturas e correntes de ar. Ao ventilar o ambiente, recomenda-se afastar a Cordilina da janela ou transferi-la para outro ambiente.
Sobre a umidade do ar
Com alta umidade do ar, a planta se desenvolve bem. Também tolera facilmente o ar seco, mas requer borrifar a árvore com água. Não é recomendado colocar o kiwi perto do radiador durante a estação de aquecimento.
Regras de rega
Em altas temperaturas e calor prolongado, a Cordilina é regada com água comum, de preferência preparada com antecedência. Durante este período, é regado todos os dias ou em dias alternados. Verifique o nível de secura do solo; se o solo secar rapidamente, então não há água suficiente. Em temperaturas ideais, a rega é reduzida para 2 a 3 vezes por semana.
Importante! É necessário monitorar a rega excessiva da Cordyline, quando regada em excesso as raízes começam a apodrecer, a imunidade da planta diminui e há risco de desenvolver doenças.
Cobertura
Os kiwis são fertilizados durante todo o ano e são usados fertilizantes especiais para palmeiras. Eles são vendidos em qualquer loja de jardinagem. Cada pacote contém instruções detalhadas de uso. É preferível usar fertilizantes líquidos. Eles são melhor absorvidos pelo sistema radicular. A alimentação é realizada semanalmente no verão e na primavera, na estação fria 2 vezes por mês.
Quando é necessário replantar?
Cordyline cresce muito rapidamente, então as árvores jovens precisam ser replantadas todos os anos. Indivíduos mais velhos são replantados a cada 4 anos. Se as raízes estiverem visíveis acima do vaso, é um sinal de que é hora de escolher um recipiente maior.
Proteção contra doenças e pragas
Cordylina O Kiwi é afetado por diversas doenças e pragas. Os mais comuns são: cochonilhas, tripes, pulgões.
Escudos
Manchas marrons aparecem nas folhas. Eles perdem suco, ficam moles, caem, perdem a cor e caem. Para combatê-los, a árvore é tratada com água e sabão. Em seguida, pulverize com solução Actellik. As instruções do medicamento estão indicadas na embalagem.
Viagens
Em altas temperaturas e ar seco, desenvolve-se tripes. As colônias se formam na parte superior da folha, cobrindo-a com uma película marrom-acinzentada que cria brilho. Para combater a praga, são pulverizados com inseticidas: Fitover, Actellik, Inta-vir.
Pulgão
Pulgões são pequenos insetos mastigadores que se alimentam de folhas de Cordyline. Afetam sua parte inferior, fazendo com que as folhas comecem a secar, perder a cor, enrolar, amarelar, cair e secar. Para combater pulgões use: Decis, Inta-vir, Actellik.
Métodos de reprodução
A reprodução do kiwi Cordyline é feita de três maneiras: estacas, sementes e seções de rizoma. Cada método possui características próprias.
Por estacas
Para as estacas, utilizam-se brotos que ficam localizados no tronco da árvore-mãe. Os brotos apicais e da parte intermediária são adequados. Eles são transplantados quando a base do broto começa a adquirir casca própria. Antes do plantio, as mudas de kiwi são umedecidas e pulverizadas, quando as raízes se projetam estão prontas para serem transferidas para um solo composto por: turfa, areia, húmus. Esse processo leva cerca de um mês.
Sementes
As sementes são semeadas na primavera em solo para palmeiras, adquirido em loja ou preparado de forma independente. Os brotos aparecem depois de um mês e continuam aparecendo por mais 2 meses.
Importante! Este método de propagação é adequado para as formas originais da árvore, as espécies varietais são propagadas apenas por meios vegetativos.
Dividindo o sistema raiz
Seções do rizoma crescido são separadas da planta-mãe. Transferir para solo composto por: turfa, húmus, areia. Mais tarde, eles são transplantados para uma mistura de composição regular. O procedimento é realizado na primavera.
Erros no cuidado
Ao cuidar do kiwi Cordyline, são frequentemente encontrados erros que se manifestam da seguinte forma:
- as pontas das folhas ficam marrons - a umidade do ar é muito baixa, exposta a correntes de ar, falta de água;
- manchas marrons escuras – irrigação insuficiente;
- seções da árvore se enrolam, ficam macias, a borda fica marrom - a planta congela;
- folhas amarelas – falta de microelementos no solo;
- o amarelecimento das folhas inferiores é um processo normal de maturação da árvore;
- manchas claras, secas – queimaduras solares.