Variedade Clematis Varsóvia Nike é uma das variedades mais interessantes, uma conquista dos jardineiros poloneses. A cultura é simples de cultivar, adequada para residentes de verão inexperientes ou jardineiros experientes. Para criar uma flor com sucesso, você precisa se familiarizar com as nuances agrotécnicas.
Descrição e recursos
Clematis warszawska nike foi criado por um monge católico da Polônia S. Franczak. Numa noite quente, o comprimento da videira aumenta 10 cm.Em 1 temporada, a flor forma de 1 a 5 brotos. As inflorescências são aveludadas, de tamanho grande, da mesma cor da cereja madura, com 17 cm de diâmetro.
As flores ficam encantadoras devido aos grandes estames de tom claro contrastante. Os botões não murcham ao sol por muito tempo. As folhas são enrugadas, verdes e de formato ovóide. Durante o verão, a clematite floresce 2 vezes. O processo começa em junho e vai até o final do outono. A planta pode resistir a geadas de até -35.
Pousar
Clematis deve ser plantada no jardim na primavera ou no outono, mas a temperatura do ar não deve cair abaixo de +10 graus. Primeiro, as mudas são inspecionadas em busca de danos e sinais de ataques de besouros. Você pode colocá-los em uma solução de Epin ou Matador que estimula o desenvolvimento dos rizomas por 2 horas e depois secar. É importante escolher o local certo, preparar o solo e seguir o algoritmo de plantio.
Requisitos de localização
Recomenda-se plantar clematis no lado sul de cercas ou edifícios, em grandes vasos. Você também pode colocá-lo em cones construídos ou em árvores antigas. O local deve ser ensolarado e sem vento, mas sombra parcial também funciona.
Seleção e preparação do solo
O solo deve ser fértil, leve e ligeiramente alcalino. Adicione 1 balde de turfa ou areia, 2-3 baldes de composto, 150 g de superfosfato e 400 g de farinha de dolomita ao solo pobre. Os componentes são bem misturados. É aconselhável fertilizar o solo 1,5-2 meses antes do plantio.
Prazos
Nas regiões de clima fresco, o plantio é realizado no final de abril ou início de maio. A muda de primavera deve ter mais de 1 haste. No Sul, você pode plantar a videira em setembro, antes das geadas.
Esquema de plantio
Para clematite, prepare um buraco de 60*60 cm, despeje uma camada de drenagem no fundo.O buraco é preenchido com terra com adição de composto ou esterco podre, 2 colheres de sopa. cinzas. As composições nutricionais são bem misturadas. No fundo é feito um montículo onde é colocada a muda. É enterrado 10 cm abaixo do nível do solo, ao colocar a clematite em uma cova, endireite seu rizoma e distribua-o sobre o solo. Durante todo o verão, a terra é colocada no buraco. Caso haja previsão de plantio de outras culturas próximas à flor, mantenha uma distância de 70 cm entre elas.
Cuidado
Cuidar da clematite não é difícil: requer apenas rega, fertilização, afrouxamento, poda e suporte em tempo hábil. O cipó também é pulverizado com inseticidas e fungicidas contra insetos e doenças prejudiciais.
Rega
Irrigue a clematite uma vez por semana com água sedimentada. Em clima quente, a rega aumenta até 2 a 3 vezes a cada 7 dias. Mudas jovens requerem 20 litros de água por vez, adultos - 40 litros. Não deve cair líquido nas folhas, pois isso causará a propagação de fungos. É ideal organizar a irrigação subterrânea. Irrigar pela raiz, a 30 cm do centro.
Cobertura
A fertilização deve ser feita durante todo o período de cultivo. Quando a videira ficasse coberta com esterco podre para o inverno, essa alimentação seria suficiente para todo o período de crescimento. Em outras situações, a planta é alimentada com compostos universais como “Kemira”, também com nitrato de amônio, substâncias fósforo-potássio.
Afrouxamento e cobertura morta
Graças à capina, a terra fica saturada de oxigênio, as ervas daninhas são removidas e o rizoma se desenvolve melhor. O primeiro afrouxamento é feito em março em solo úmido. Depois, é coberto com cobertura morta de folhas caídas, húmus, composto e lascas de madeira. A manipulação mantém a umidade e a frouxidão do solo. Aplicar uma camada sem tocar nos ramos, para não causar infecções fúngicas.Ao mesmo tempo, o nitrogênio é adicionado ao solo.
Grupo de corte
Clematis Varsóvia Nike pertence ao grupo de poda 2-3. O procedimento é realizado 2 vezes, após o primeiro pólen, os brotos do ano passado são cortados no verão. Os caules são cortados uma segunda vez, deixando-os com 1,5 metros de comprimento após murcharem completamente. Depois cubra a clematite para o inverno. Também pode recorrer ao 3º grupo de podas. No outono, em novembro, todos os brotos são cortados, devendo ficar com 15-20 cm de comprimento.Com os dois grupos de podas a planta floresce com a mesma intensidade. É pragmático cortá-lo de acordo com as regras do 3º grupo.
Apoiar
Clematis Varsóvia Nike precisa de um suporte de metal ou madeira com uma malha esticada de ferro e galhos de náilon. Você pode comprar treliças prontas na loja ou construí-las você mesmo.
Proteção contra doenças e pragas
Clematis são os mais suscetíveis a infecções fúngicas. Seu murchamento é provocado por duas espécies - gênero Fusarium e Phomopsis. Danos ocorrem em folhas, caules e brotos. As peças danificadas devem ser removidas, queimadas e tratadas com fungicidas. Se o arbusto estiver fortemente infectado, ele será desenterrado e queimado.
- Às vezes, a clematite está sujeita à podridão cinzenta, que aparece como manchas marrons nos brotos e na folhagem. A doença se desenvolve em épocas de chuva. Elimine a podridão pulverizando e regando com Fundazol.
- O oídio aparece como uma camada esbranquiçada nas folhas e brotos. Para removê-lo, use uma solução de 30 g de sulfato de cobre, 300 g de sabão, dissolvidos em 10 litros de água.
- A ferrugem afeta os brotos com folhas. Eles são removidos e as partes restantes da planta são pulverizadas com calda bordalesa a 2%.
- Patologias virais raramente se desenvolvem na clematite, não podem ser tratadas e a planta é queimada.As doenças virais comuns incluem o mosaico de folhas amarelas.
- Raramente as folhas são afetadas por nematóides das galhas ou das folhas. A planta murcha e fica distorcida. Espessamentos se formam nas raízes. Besouros nocivos são introduzidos a partir de ervas daninhas ou do solo.
Para prevenir doenças e ataques de insetos, plantam-se endro, salsa, coentro, calêndula e malmequeres ao lado da clematite..
Reprodução
As clematites são preferencialmente propagadas vegetativamente, utilizando diferentes partes. Existem também vários métodos de criação.
- Estacas verdes. Os rebentos são cortados da clematite adulta na fase de formação dos botões. Retire o material do meio da planta, com 1 nó. Você não pode cortar mais do que 1/3 da peça. Os pecíolos são tratados em soluções estimuladoras de crescimento e germinados em recipientes com turfa ou areia.
- Em camadas. No outono, um dos brotos é pressionado contra o solo e polvilhado com ele. Quando ramos individuais brotam, eles são separados e crescem.
- Dividindo o mato. Tome clematite de 5 a 6 anos. Devem ser totalmente desenterrados e o rizoma dividido. Este método de reprodução é o mais favorável.
A clematite quase nunca é propagada por sementes, existe um grande risco de se obter uma planta diferente.
Uso em paisagismo
Clematis é plantada ao longo de cercas, arcos e usada para decorar garagens e gazebos. Você pode plantar gramíneas perenes e árvores anãs nas proximidades. A planta está em harmonia com flores de tons claros.
Avaliações
Clematis Warsaw Night recebeu muitas críticas positivas dos jardineiros. Alguns deles são fornecidos abaixo.
Anastasia Bugaeva, 48 anos, Pryluki.
Olá! Tenho cultivado clematis Varshavska Nike em meu jardim há mais de 5 anos. Uma planta de incrível beleza que decora a garagem. É fácil de cuidar e raramente fica doente.
Ruzanna Sergeeva, 51 anos, Krasnodar.
Olá a todos! A Noite de Varsóvia aprendeu sobre clematis na Internet e decidiu comprar mudas. A planta criou raízes com sucesso e floresce com flores roxas profundas. Recomendo clematis a todos para reprodução.