A variedade Clematis Niobe é um membro da família Ranunculaceae e é uma planta herbácea perene. Na natureza, cresce em países com climas subtropicais ou temperados. Na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, a flor também é cultivada, graças aos esforços dos criadores. Eles desenvolveram uma variedade resistente ao inverno chamada Niobe. Para plantar uma safra com sucesso e cuidar dela adequadamente, você deve se familiarizar com as dicas abaixo.
- Descrição e recursos
- Origem da variedade
- Pousar
- Requisitos de localização
- Seleção e preparação do solo
- Prazos
- Seleção e preparação de material de plantio
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Grupo de corte
- Abrigo para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Reprodução
- Use para fins decorativos
- Avaliações
Descrição e recursos
Clematis é uma flor híbrida perene com brotos de videira que crescem até 3 metros de altura. A planta é mantida nos planos por fortes gavinhas. As folhas são trifolioladas, esmeraldas profundas.
Inflorescências grandes com 15 cm de diâmetro em vários tons de vermelho: bordô, carmesim, lilás. No meio existem estames alongados de tom amarelo brilhante, ao longo das bordas das 6 pétalas há uma leve ondulação. O pólen começa no 2º ano e dura de junho a novembro. Para fortalecer vinhas longas são necessários suportes, dependendo da composição artística concebida pelo proprietário do jardim. Clematis é plantada ao longo de cercas altas, árvores e arcos.
As seguintes variedades de clematis são diferenciadas de acordo com o método de poda:
- primeiro grupo - a formação dos ovários das flores é realizada apenas nas vinhas do ano passado;
- o segundo grupo é o pólen do crescimento do ano corrente, em parte dos ramos do passado;
- terceiro grupo - os botões florescem apenas nas vinhas cultivadas na estação atual.
Clematis é uma planta caprichosa em termos de cuidado, mas mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivá-la se desejar. Pode ser cultivada no jardim ou em casa para decorar varandas e gazebos.
Origem da variedade
Clematis niobe de flores grandes foi criada pelo criador polonês W. Noll em 1975. Pertence ao grupo Jacqueman. A cultura ganhou popularidade nos países da CEI na década de 1980.
Pousar
A clematite deve ser plantada de acordo com o padrão padrão de plantio de videiras. A variedade não requer nuances agrotécnicas especiais.
Requisitos de localização
É aconselhável plantar clematis em locais bem iluminados e sem correntes de ar. A cultura cresce bem em sombra parcial.
Seleção e preparação do solo
O solo deve ser fértil, úmido, solto e bem drenado.A estagnação da umidade e do solo ácido são inaceitáveis, caso contrário a videira se desenvolverá mal ou não florescerá.
2 semanas antes do plantio, arar o solo com uma pá para remover ervas daninhas e melhorar a aeração. Cobertura morta com composto, serragem ou casca de árvore. Imediatamente antes do plantio, solte o solo com meia enxada. Se o solo for ácido, adicione areia e húmus e organize uma drenagem adequada.
Prazos
Dependendo das condições climáticas da região, a clematite é plantada fora da temporada. No Norte o plantio é feito na primavera, no Sul - no outono. É aconselhável plantar rizomas de meados de abril aos últimos dias de maio, de setembro à primeira quinzena de outubro.
Seleção e preparação de material de plantio
A regra básica na hora de selecionar mudas é adquiri-las somente em vendedores de confiança ou em viveiros especializados na produção de plantas ornamentais trepadeiras. Na hora de comprar deve-se prestar atenção ao grupo de poda. Selecione mudas de clematis sem danos, vestígios de doenças ou besouros. Eles devem ser fortes e com aparência saudável.
Antes de plantar clematis, separe as mudas novamente. Em seguida, coloque em solução para estimular o desenvolvimento dos rizomas “Matador”, “Epin” por 30 minutos.
Esquema de plantio
Transfira as mudas de clematite para solo aquecido, cavando primeiro buracos a uma distância de 1 metro. A profundidade deve ser de 50 cm e no fundo é colocada uma camada de drenagem de seixos e brita. Depois, coloque húmus, composto, areia e turfa nos buracos, isso dará fertilidade ao solo. Compacte o solo próximo à clematite e regue generosamente. É necessário cobrir o solo.
Cuidado
Você precisa cuidar da clematite regularmente. Requer rega, afrouxamento, abrigo para o inverno e poda em tempo hábil.Também é importante tratar a videira contra doenças e insetos nocivos.
Rega
Clematis é regada enquanto o solo seca. É aconselhável irrigar a videira com água sedimentada. Não deve haver estagnação de umidade, normalmente são feitas 2 regas por semana. Adicione 10 litros de água por 1 metro quadrado.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
No outono e na primavera, você deve cobrir o solo com adubo verde e cavar a área ao redor da trepadeira usando uma baioneta. O afrouxamento é realizado paralelamente à remoção de ervas daninhas, 3 vezes por mês.
Cobertura
Clematis é fertilizado com matéria orgânica e minerais na primavera. Durante o crescimento ativo e o pólen, é alimentado com compostos complexos, incluindo fósforo, nitrogênio e potássio.
Grupo de corte
Clematis Niobe é podada de acordo com o terceiro grupo. No outono, os brotos são completamente encurtados, deixando 2-3 nós acima do solo. Nas latitudes médias, as plantas sobrevivem com segurança ao inverno sob uma espessa camada de cobertura morta e no Norte - sob abrigos. No Sul, a videira é formada de acordo com o segundo grupo de podas, o que permite aumentar o período de floração e obter as primeiras flores nos ramos preservados da época anterior.
Abrigo para o inverno
Clematis é famosa por sua maior resistência ao frio, suportando geadas de até -40 graus. Por segurança, você pode usar abrigos isolantes feitos com uma camada de serragem de 20 cm e 10 cm de turfa.
Controle de doenças e pragas
O cipó tem imunidade média a doenças, besouros, e às vezes é afetado por patologias repentinas e invasões de pragas. Jardineiros experientes recomendam a realização de tratamentos preventivos na primavera com produtos químicos como Fundazol, Aktelik, sulfato de cobre e mistura bordalesa. O cuidado adequado também pode melhorar as propriedades protetoras da cultura.
Reprodução
Clematis é cultivada 5-6 anos após o plantio.Você pode propagá-lo por meio de estacas, divisão do arbusto ou enraizamento em camadas. A variedade geralmente é propagada usando o primeiro método. De um arbusto adulto, na primavera ou início de junho, são cortados pecíolos de até 20 cm de comprimento, com 3 a 4 botões saudáveis, plantados em local separado ou em recipiente para enraizamento. No outono, eles ficam cobertos antes do início do frio. Na primavera são plantadas em local separado.
Use para fins decorativos
Para decoração de jardins, a clematite é ideal. Harmoniza-se com arbustos verdes, margaridas, petúnias e a família Astrov. Você pode plantar a videira em conjunto com árvores de altura média.
Composições em várias camadas são criadas a partir de clematis e usadas para decorar jardins e parques.
Avaliações
Os jardineiros falam positivamente sobre a clematis Niobe e suas respostas o ajudarão a descobrir mais informações sobre a planta.
Pavel Cherkasov, 69 anos, Vinnitsa
Olá! Cultivo clematis Niobe no arco do portão de entrada e estou encantada com ela. A planta floresce com lindas flores, criando uma atmosfera romântica. Aprendi sobre a variedade em uma revista em 2003.
Roman Pavlov, 48 anos, Sumy
Saudações! Existem apenas impressões positivas sobre a variedade de clematis Niobe. Eu uso para decorar o gazebo da dacha. Floresce com uma cor carmesim exuberante desde o início do verão até a chegada da geada.
Larisa Ukupnik, 60 anos, Dnepr
Olá a todos! Na primavera de 2005, comprei no mercado mudas de clematis Niobe e desde então elas estão expostas no meu jardim. Plantei ao longo da garagem como decoração. A planta não é particularmente exigente em termos de cuidados, exceto na poda.