Plantando e cuidando de corydalis em campo aberto, descrição das 28 melhores espécies e variedades

Após o plantio de corydalis em terreno aberto, deve-se prestar a devida atenção aos cuidados com a planta. Cada tipo de planta perene difere na época de floração, cor e formato e altura do arbusto. As recomendações vão te ajudar a evitar erros no preparo do material de plantio e seu plantio. O cuidado consiste em estabelecer um regime de rega, aplicação oportuna de fertilizantes, tratamento de arbustos contra infecções e pragas e algumas outras medidas.


Descrição e recursos

Corydalis é considerada uma planta herbácea perene. O nome foi obtido devido ao formato incomum das flores, que lembram a crista de um pássaro. A flor é resistente a baixas temperaturas e doenças, não requer atenção especial e possui propriedades curativas.

Corydalis possui os seguintes recursos:

  • o poderoso sistema radicular é profundo e possui vários ramos, em algumas variedades aparecem tubérculos nas raízes;
  • o caule é ereto, carnudo, com 17 a 36 cm de altura;
  • as folhas têm uma rica cor verde e 2-3 dissecações, lembrando folhas de samambaia;
  • o crescimento ativo do mato começa em março;
  • uma borla de inflorescências se forma na parte superior do caule;
  • cada flor tem uma base oblonga que termina em pétalas curvadas para fora;
  • as flores podem ser amarelas, rosa, roxas, azuis ou brancas;
  • a floração dura três semanas;
  • após a floração, o fruto permanece em forma de vagem;
  • As flores podem ser polinizadas por insetos com tromba longa.

Decocções e infusões à base de corydalis podem aliviar a inflamação, reduzir a dor e parar o sangramento.

flor de corydalis

Tipos

Existem mais de 300 espécies de corydalis. Em áreas de clima temperado, as seguintes variedades de plantas são mais comuns.

Denso

O caule do arbusto chega a atingir 20 cm e os tubérculos são pequenos, não ultrapassando 14 mm de diâmetro.Duas folhas oblongas, verdes brilhantes e com dupla dissecção emergem da parte inferior do caule. Os botões começam a florescer no final de abril. As flores têm uma cor rosa-violeta brilhante.

Oco

A planta forma um arbusto de até 38 cm de altura, a lâmina foliar é de formato triangular e as bordas são muito penugentas. As flores abrem em um roxo brilhante.

arbusto florido

Marechal

Uma característica distintiva é a cor do caule, de até 24 cm de comprimento, vermelho-esverdeado. A altura do arbusto não ultrapassa 27 cm e as folhas são verdes com tonalidade azulada, divididas em três partes. As inflorescências são amareladas.

Duvidoso

O caule é pequeno, com apenas 13 cm de altura. As flores têm tonalidade azul centáurea. A floração ocorre na segunda quinzena de abril.

Nobre

A planta chega a atingir 78 cm de altura e as folhas são de um verde profundo, dissecadas. Os botões florescem na primeira quinzena de maio. A variedade se distingue por lindas flores amarelas com bordas roxas.

Amarelo

O caule da planta se estende até 36 cm e folhas verdes com tonalidade azulada estendem-se desde a base da flor. As flores desabrocham cedo, já na primeira quinzena de abril. Sua cor é amarelo brilhante.

flor amarela

chinês

A planta forma um arbusto de até 64 cm de altura e as folhas são de cor verde brilhante, com tonalidade azulada. As inflorescências são roxas claras.

Montanha

O comprimento dos pedúnculos não ultrapassa 22 cm, os tubérculos têm até 3 cm de diâmetro e a inflorescência em forma de pincel contém até 8 flores de cores diferentes. Começa a florescer no final de maio.

Alpino

A espécie se distingue por um rebento ereto, um arranjo alternado de folhas verdes brilhantes. As folhas são compostas, de formato oval com dissecção pinada. As flores são azuis claras.

Folhas estreitas

A planta tem até 18 cm de altura, as flores são brancas como a neve, de tamanho médio, até 3 cm de diâmetro e começa a florescer no final de abril.

espécies de folhas estreitas

Intermediário

Os rebentos eretos chegam a atingir 72 cm de altura, as folhas são tubulares e de cor cinza claro. Inflorescências roxas.

Baixo

A planta herbácea não é alta, a altura não ultrapassa os 16 cm e começa a florescer na primeira quinzena de maio. A inflorescência produz até 4 pequenas flores rosa-violeta.

Flor grande

A espécie herbácea perene de corydalis distingue-se pela presença de rizomas sem tubérculos. O caule é grosso, reto, até 100 cm de altura. As folhas são verdes profundas e grandes. Começa a florescer em maio.

caucasiano

A planta floresce cedo, em meados de abril. O caule é baixo, até 18 cm, os tubérculos são formados com diâmetro de até 3 cm e as flores apresentam uma bela cor rosa púrpura.

Planta caucasiana

Hallera

A altura do caule é de 19 cm e as raízes são formadas com diâmetro de até 12 mm. A floração abundante ocorre em maio. As folhas verdes apresentam tonalidade azulada e formato trissilábico. As inflorescências são brancas como a neve, roxas, escarlates ou rosa.

Dissecar folhas

A planta parece uma samambaia devido às suas folhas finamente dissecadas. As flores da inflorescência em forma de pincel são pequenas, de cor amarelo claro.

Amarelo enxofre

O arbusto não é muito alto, chega a 38 cm e as flores desabrocham na cor amarelo cremoso. As folhas são de um verde profundo, fortemente lobadas. A floração começa em maio.

Nobre

A planta herbácea atinge até 62 cm e as flores são amarelo claro, com manchas alaranjadas. O cacho de flores floresce no final de maio.

planta herbácea

enrolamento

A variedade corydalis atinge 36 cm de altura e na época da floração os pedúnculos esticam-se e começam a dobrar-se. Distingue-se pelas inflorescências perfumadas de um azul brilhante que aparecem em junho.

Alto

O caule desta espécie de corydalis atinge 43 cm, as flores são azuis brilhantes e agrupadas em racemo. Começa a florescer no final de maio.

Média

O caule reto atinge até 14 cm de altura, as inflorescências são de cor lilás ou rosa-violeta e de formato irregular, com comprimento de 12 mm.

cor violeta

Variedades populares

Todas as variedades de corydalis são caracterizadas por uma bela floração, um cheiro agradável e um arbusto compacto.

Panda Azul

A variedade distingue-se pelas folhas verde-azuladas e flores azul-claras. A época de floração ocorre no final de maio.

Folha Roxa

A planta perene se distingue por flores perfumadas de um azul claro. As folhas têm um formato incomum de divisão e são de cor verde acinzentada, que se transforma suavemente em roxo. Começa a florescer em maio.

China Azul

A planta perene se distingue por folhas fortemente dissecadas e inflorescências de tom azul suave.

China Azul

Névoa de Balang

As flores da planta são azuis claras. Começa a florescer no final de maio. As folhas são de um verde rico com bordas esculpidas.

Garça Azul

Uma bela variedade com flores azuis brilhantes. As folhas penugentas são verdes com tonalidade roxa. Começa a florescer em maio.

Linha Azul

Compactar planta perene floresce com lindas flores cor azul profundo com aroma agradável. As folhas são dissecadas repetidamente.

Beth Evans

A variedade se distingue pelas inflorescências rosa brilhante. As folhas são de um verde exuberante. A altura do arbusto não ultrapassa 28 cm.

GP Baker

A variedade Corydalis Baker floresce em maio. As flores são rosa brilhante, perfumadas. As folhas perfuradas são ovais e de cor verde.

Beth Evans

Como plantar

Para que a floração seja brilhante e longa, deve-se escolher a área certa para o plantio e preparar o material de plantio.

Seleção e preparação de sementes

As sementes de Corydalis, mesmo em boas condições, perdem rapidamente a viabilidade, por isso a semeadura começa nos primeiros cinco dias após a coleta.

Ao cultivar sementes para mudas, você deve seguir as seguintes regras:

  • o recipiente está cheio de turfa e areia;
  • as sementes são distribuídas uniformemente por toda a superfície e cobertas com areia;
  • em seguida, o solo é umedecido com um borrifador e o recipiente coberto com filme;
  • no primeiro ano após o plantio, apenas aparecerão folhas, mas na primavera devem crescer brotos fortes.

Antes de plantar tubérculos, eles devem ser inspecionados cuidadosamente. Apenas espécimes densos e suculentos são adequados para o plantio.

sementes de corydalis

Prazos

Mudas prontas começam a ser transplantadas para área aberta somente no final de maio, quando passa a ameaça de geadas noturnas e o solo já aqueceu até +15 graus.

Os tubérculos podem ser plantados da segunda quinzena de junho a setembro. Neste momento, os tubérculos estão em repouso.

Seleção do local

Para plantar corydalis, escolha uma área bem iluminada do jardim e protegida das correntes de vento. Neste caso, a água não deve ficar estagnada no solo. O solo deve ser nutritivo, leve, levemente ácido e bem arejado. Se o solo for pesado, deve-se adicionar primeiro areia grossa.

Regras de pouso

É melhor plantar tubérculos durante a floração. Se os tubérculos forem grandes, eles são aprofundados no solo em 14 cm em intervalos de 12 cm. Se os tubérculos forem pequenos, a profundidade de plantio é reduzida para 6 cm.

terra nas mãos

Cuidado

Ao cultivar corydalis em um terreno, deve-se organizar regas regulares, não se esqueça de capinar e soltar o solo, aplicar fertilizantes e protegê-lo de doenças e pragas.

Rega

O período de crescimento ativo ocorre nos primeiros meses da primavera. Neste momento, o solo ainda está úmido e não é necessária umidade adicional. Assim que o solo seca, a rega é feita de forma sistemática. É importante não permitir que a umidade fique estagnada no solo.

Após regar, solte o solo.O procedimento evita a formação de crosta seca na superfície do solo. Além disso, graças ao afrouxamento, o ar e os componentes nutricionais são totalmente fornecidos às raízes da planta.

Não se deve permitir que ervas daninhas cresçam. Eles aumentam o risco de propagação de infecções fúngicas e pragas. É melhor cobrir o solo ao redor das flores.

regando uma flor

Cobertura

Se o corydalis for plantado em solo nutritivo, não será necessário fertilizante adicional. Para aumentar a fertilidade do solo, matéria orgânica é adicionada ao solo antes do plantio da corydalis.

Depois da floração

Após o término da fase de floração, as folhas e o caule da planta ficam amarelos, murcham e morrem. Para lembrar o local onde cresceram os arbustos de corydalis, são colocadas estacas perto deles.

Inverno

Quase todas as espécies de corydalis toleram baixas temperaturas no inverno. Mas algumas variedades requerem abrigo adicional. Portanto, ficam cobertos de folhas caídas, serragem, galhos de pinheiro e turfa.

planta de prado

Transplante e propagação

É melhor transplantar uma flor durante o período de dormência, mas mesmo durante o período de floração a planta tolera bem o procedimento. Os arbustos são desenterrados e transferidos junto com um pedaço de terra para uma nova área preparada.

A propagação de Corydalis ocorre por sementes, tubérculos ou divisão do arbusto:

  • A divisão do rizoma começa nos meses de primavera ou meados do verão. O arbusto é escavado no solo e dividido em partes. É importante que cada parte separada tenha um botão e parte do rizoma. O arbusto é plantado a uma profundidade de 8 cm, mantendo um intervalo de 12 cm.
  • A opção de sementes envolve semear sementes de flores verdes. Portanto, é preciso tentar coletar o material quando a caixa ainda estiver esverdeada. Caso contrário, ele racha e as sementes caem no chão.

Doenças e pragas

Corydalis tem boa imunidade.Mas se a umidade estagnar na zona radicular, o risco de desenvolver doenças fúngicas aumenta.

planta doente

Vírus

Os vírus podem ser reconhecidos pela presença de manchas e protuberâncias nas folhas. Eles enrolam, ficam amarelos e secam. Os arbustos afetados pelo vírus devem ser retirados do local e queimados. Depois disso, o solo é derramado com uma solução de permanganato de potássio.

Ferrugem

Uma doença fúngica como a ferrugem é reconhecida por manchas marrons e marrons nas folhas e no caule da planta. Gradualmente, a planta fica amarela e murcha. Medicamentos como Topaz, Baktofit e Atlant ajudam no combate à doença.

Toupeiras e ratos

Os roedores danificam as raízes e caules das plantas. Para combater as pragas, vários métodos são utilizados: uso de agrotóxicos, instalação de repelentes ultrassônicos ou armadilhas.

ratos no chão

Lesmas

Traços do movimento de pragas na forma de muco permanecem na planta. Eles comem as folhas e fazem com que a flor murche. Para evitar o seu aparecimento, deve-se livrar-se das ervas daninhas a tempo e soltar o solo. Se aparecerem lesmas, elas são capturadas manualmente ou armadilhas são montadas.

Nematóide bulbo

Os vermes adultos atingem 1,9 mm de comprimento. A sua atividade faz com que a planta fique amarela e seca, os tubérculos rachem e se soltem. Um medicamento como o Meliorant Percalcite ajuda bem contra os parasitas.

Uso em paisagismo

Corydalis será uma decoração maravilhosa para qualquer canteiro e jardim de flores. A planta é um excelente complemento para arranjos de flores em colinas alpinas e jardins rochosos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim