Na dacha a pessoa descansa, antes de mais nada, com a alma, por isso tenta criar as condições mais confortáveis para isso. Um canteiro bonito e bem desenhado com plantas selecionadas de acordo com o período de floração irá agradar aos olhos durante toda a estação. As flores perenes para o seu próprio jardim são selecionadas de acordo com os mesmos princípios das anuais. Somente na próxima temporada eles voltarão a encantar o proprietário com a profusão de suas cores. Para cultivá-las, você não precisa semear novas mudas todos os anos e se preocupar em comprar sementes.
- Flores perenes populares
- Gotas de neve
- Açafrões
- Muscari
- Vesennik
- Dicentro
- Scila
- Narciso
- Pervinca
- Adônis
- Alissum
- Badan
- Jacinto
- Kupena
- Não me esqueça
- Prímula
- Tolet
- Delphinium
- Arnica
- Spurge
- Quais flores perenes escolher?
- Regras de pouso
- Especificidades do cuidado
- Características do uso de plantas perenes em projetos paisagísticos
Flores perenes populares
A variedade de espécies e variedades de plantas para decorar um canteiro de flores é simplesmente incrível. Mas os jardineiros, contando com as avaliações uns dos outros, identificaram vários dos seus favoritos, práticos e muito decorativos.
Gotas de neve
A primeira flor, simbolizando a chegada da primavera, possui excelente resistência à geada. Snowdrops são plantados sob arbustos ou árvores de jardim. A desvantagem é o curto período de floração, após o qual a parte aérea da planta morre. Se o tempo continuar fresco lá fora, ela florescerá um pouco mais.
Açafrões
A época de floração desta delicada prímula quase coincide com o florescimento dos flocos de neve, que ocorre com o início do primeiro calor da primavera. Em solo descoberto, essa beleza parece muito impressionante. A gama de cores dos açafrões é rica. As plantas são plantadas sob as árvores e em áreas abertas.
Muscari
À primeira vista, uma prímula simples, mas ao mesmo tempo muito incomum, conquistou o amor de muitos residentes de verão. Dependendo do variedades época de floração do muscari pode variar. A planta não requer cuidados ou atenção especiais, reproduz-se de forma independente com a ajuda das crianças. Esse fato dificulta o transplante da flor para outro local.
Vesennik
Uma flor do início da primavera que possui excelente resistência ao frio e agrada aos olhos já com o início dos primeiros dias quentes. Sua cor amarela brilhante pode agradar e aquecer a alma apenas com sua aparência. Recomenda-se selecionar um local de plantio com sombra parcial. Vesennik é usado ativamente em plantações em grupo e decora paisagens rochosas.
Dicentro
Esta planta irá agradar aos amantes do exótico. Flores rosa incomuns levantam imediatamente o seu ânimo. Não são necessários cuidados especiais. A Dicentra é frequentemente plantada em plantações em grupo, utilizando-a para criar contrastes originais.
Scila
A flor é despretensiosa e pode ser plantada em solo de qualquer qualidade, principalmente sob árvores. Com umidade suficiente, o mirtilo se reproduz bem e requer controle populacional. A planta floresce com o início do primeiro clima quente e decora a área com delicados botões azuis.
Narciso
Esta flor é conhecida dos veranistas há muito tempo e até se tornou enfadonha. No entanto, os criadores chamaram a sua atenção para novas variedades que apresentam não só um aspecto fascinante, mas também diferentes termos e durações de floração. A planta é despretensiosa, mas requer replantio periódico e divisão do arbusto coberto de vegetação. Enche o jardim com um aroma agradável, adequado para corte.
Pervinca
Planta perene despretensiosa, na primavera parece mais um tapete verde-azulado. No verão, restam apenas flores isoladas. Para que a pervinca se desenvolva normalmente, será necessário beliscá-la.
Adônis
O período de floração do Adonis ocorre no final da primavera. Flores amarelas brilhantes destacam-se contra um pano de fundo de rica folhagem verde e exuberante. A planta prefere solos leves e nutritivos para o plantio, cresce tanto em locais iluminados quanto com sombra parcial. A flor não tolera bem o transplante, por isso é recomendável realizar este procedimento o mais raramente possível.
Alissum
Esta bela planta com flores não tem medo da seca. Para o plantio prefere locais iluminados e solos levemente alcalinos. A flor de verão não tolera alagamentos, por isso a rega deve ser feita com cuidado e não com frequência.
Badan
A flor decora adequadamente uma casa de verão, não é difícil de cultivar e cuidar e tolera a seca. A planta é resistente à geada e cresce no mesmo local há décadas. O período de floração termina em meados da primavera.
Jacinto
Um grande botão em flor parece muito impressionante, incomum e pode decorar qualquer área. A gama de cores é variada, o que permite escolhê-la de acordo com o seu gosto pessoal. A desvantagem é que a planta sofre fortes geadas e precisa de abrigo e proteção adicionais para o inverno. O local de pouso deve ser protegido de correntes de ar e ventos fortes. Hyacinth não gosta de umidade excessiva do solo, então você não deve ser excessivamente zeloso ao regar.
Kupena
O sino branco como a neve fica ótimo em lugares úmidos e com sombra. Não tolera a seca. A flor agradece a alimentação oportuna. Caracterizado por excelente resistência ao gelo.
Não me esqueça
Uma planta que adora umidade, adequada para plantio em áreas sombreadas. Agrada o jardineiro com delicadas flores brilhantes que florescem em maio - início de junho. O miosótis é facilmente propagado por sementes.
Prímula
A flor conquistou o amor dos veranistas graças à sua paleta de cores vivas. Botões brilhantes florescem em meados da primavera. Para o plantio, escolha uma área com solo rico em nutrientes. As prímulas são plantas que gostam de umidade.
Tolet
O período de floração das violetas depende da variedade ou variedade selecionada. A sua popularidade entre os veranistas justifica-se pelo forte aroma perfumado que preenche o jardim e pelas suas flores delicadas e bonitas. A flor não é caprichosa, não necessita de cuidados cuidadosos, mas requer irrigação regular. Em algumas regiões é encontrada como uma espécie de crescimento livre e ao ar livre.
Delphinium
Graças a esta planta, qualquer casa de campo ou jardim se transforma.Uma flor linda e brilhante desabrocha logo no início do verão e decora a área designada por um mês. Delphinium não gosta de umidade estagnada do solo ou áreas com muito vento. Em regiões com invernos frios, é necessário abrigo adicional.
Arnica
Esta planta tem muitas variedades que são facilmente cultivadas por residentes de verão e jardineiros. A arnica prefere áreas iluminadas e com alto índice de acidez do solo, é exigente na rega e não tolera a seca.
Spurge
À primeira vista, uma flor discreta pode se tornar uma verdadeira decoração de um canteiro de flores se usada em plantações em grupo. Ela cresce sem problemas em um local por vários anos. Euphorbia é uma cultura resistente à geada e à seca e não tolera alagamentos.
Quais flores perenes escolher?
As flores perenes do jardim são projetadas para recriar uma imagem harmoniosa que encanta os olhos na dacha. Para isso, os especialistas recomendam escolher as plantas certas, seguindo algumas regras e levando em consideração as seguintes características:
- variedades e variedades devem ser aclimatadas ou cultivadas especificamente para uma determinada região;
- ao escolher uma flor, leve em consideração as características da tecnologia agrícola e das condições de uma determinada área;
- preste atenção aos requisitos de solo, luz e umidade;
- determinar o nível das águas subterrâneas;
- considerar a proximidade com outras plantas e culturas hortícolas, mantendo as distâncias necessárias;
- O terreno e as características da planta selecionada são levados em consideração.
O jardim de flores é planejado de forma que corresponda ao estilo geral de planejamento. Não apenas a altura das plantas e as dimensões são selecionadas, mas também o esquema de cores.
Regras de pouso
Antes de plantar flores perenes, é aconselhável traçar um plano para o futuro canteiro de flores na dacha. Lá é demarcada uma área para plantas de diferentes alturas: é preferível plantar variedades de bordadura ao longo dos caminhos, e uma flor alta fica harmoniosa ao fundo. Para que o local tenha uma aparência decente e perfumada durante todo o verão, é levado em consideração o período de floração das plantações selecionadas. A cor dos botões também desempenha um papel importante, que deve estar em harmonia com o restante da vegetação do canteiro.
As plantas perenes se reproduzem de várias maneiras:
- sementes;
- mudas;
- lâmpadas.
Ao plantá-las, leve em consideração que em poucos anos as flores crescerão e exigirão uma área maior. Nem todas as espécies podem ser replantadas com frequência, por isso é melhor deixar mais espaço entre os rizomas.
Especificidades do cuidado
Cuidar das flores perenes no país consiste em regar na hora certa, remover ervas daninhas, aplicar fertilizantes e cobrir o solo com cobertura morta. A cobertura morta é importante ao preparar um canteiro de flores para o inverno.
Cada planta possui técnicas agrícolas específicas, podendo exigir cuidados e atenção adicionais, que devem ser estudados antes do plantio e observados durante o período vegetativo. Só neste caso será possível obter um crescimento ativo e uma floração abundante.
Características do uso de plantas perenes em projetos paisagísticos
Para que uma planta perene se torne uma verdadeira decoração de uma dacha, não basta plantá-la e cuidar bem dela. As plantações caóticas não acrescentam muita beleza. O resultado desejado pode ser alcançado se uma composição ou grupo eficaz for criado.
Os paisagistas costumam usar as seguintes opções:
- Canteiro de flores.Esta é a opção mais comum e clássica para decorar um terreno, representando uma área designada plantada com flores. Sua forma costuma ser semelhante a uma figura geométrica (oval, círculo, quadrado, triângulo). No entanto, os designers modernos recorrem à criação de contornos mais complexos. Você pode plantar o mesmo tipo de plantas perenes e várias espécies ao mesmo tempo em um canteiro de flores.
- Pérgola. É uma copa verde criada a partir de flores trepadeiras montadas em arcos.
- Rabatka. Nesse caso, uma faixa estreita do local é plantada com flores.
- Borda mista. Este tipo de plantio é composto por vários componentes, ou seja, inclui diversas camadas de plantas que diferem não só na aparência, mas também no período de floração.
- Arco. Uma moldura arredondada decorada com lindas plantas trepadeiras com flores. É melhor escolher um tipo de flor de floração longa para tais estruturas, a fim de admirar sua beleza pelo maior tempo possível.
- Jardim ornamental. Esse tipo de plantio costuma ser chamado de escorregador alpino pelos residentes de verão. As pedras servem como um complemento original às plantas.
Um projeto paisagístico adequadamente criado em sua própria dacha trará um prazer incrível e ajudará você a se divertir.
Tanto todo o território como um recanto separado são destinados a canteiros de flores, onde existe a oportunidade de mostrar o máximo de imaginação e criar uma obra-prima a partir das plantas. Ao plantar, leve em consideração a altura das flores e suas demandas pelas condições ambientais.