A variedade de hortênsias Bella Anna é conhecida pelos jardineiros há mais de dez anos. A variedade arbórea cultivada seletivamente tem a propriedade de mudar a cor das pétalas, razão pela qual a planta é apreciada pelos veranistas. Entre as qualidades recém-adquiridas da variedade, destaca-se o aumento da resistência ao gelo e da imunidade. Caso contrário, cuidar da hortênsia Bella Anna se resume às regras usuais de rega e poda.
- Descrição da hortênsia Bella Anna
- Aparência e características
- Hortênsia Bella Anna em paisagismo
- Use no design de jardins
- Resistência de inverno da hortênsia Bella Anna
- Capacidade de suportar baixas temperaturas
- Plantando e cuidando da hortênsia Bella Anna
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Regras para plantio e rega
- Regar e fertilizar
- Poda de hortênsia Bella Anna
- Preparando-se para o inverno
Descrição da hortênsia Bella Anna
A maioria dos tipos de hortênsias são encontradas naturalmente no Japão e na Coréia. Uma nova variedade de arbusto surgiu como resultado do trabalho de criadores asiáticos em 2012. O híbrido manteve as características típicas da família Hydrangeaceae e adquiriu novas características externas.
Aparência e características
Bella Anna é um arbusto com flores ornamentais semelhante a uma árvore. A peculiaridade da variedade de seleção é o formato da copa e a direção de crescimento dos brotos. A planta puxa seus galhos verticalmente. Nesse caso, o arbusto acaba se espalhando.
Características botânicas da hortênsia de seleção:
Nome | Descrição |
Altura | 1-1,2 metros |
Diâmetro da coroa | 2 metros |
Forma | Oval, em forma de leque |
Inflorescência | Grande, redondo, diâmetro de 12 centímetros |
Cor da pétala | Rosa, muda para roxo |
Folhas | Verde claro, pontiagudo nas pontas, serrilhado nas bordas, fica amarelo no outono |
Galhos | Verde jovem, marrom escuro maduro |
Espécimes grandes crescem até 1,5 metros de altura. A variedade rosa de arbusto floresce a partir de junho. Se você cortar as inflorescências desbotadas, a floração continuará até setembro.
Hortênsia Bella Anna em paisagismo
Uma planta baixa raramente é escolhida para decorar uma sebe. A variedade é mais indicada para plantio em gramado ou em composições com espécies perenes mais baixas, com flores e folhagens decorativas. Hosta, acônito, Echinops e spirea ficam bem ao lado de hortênsias. A proximidade da planta com outras espécies arbóreas, como a peônia, é desfavorável.
Uma combinação clássica usada na concepção de parques é hortênsia e coníferas. As flores brilhantes do arbusto ficam bem ao lado da vegetação de thuja, zimbro, abeto Hoopsie e pinheiro da montanha.
Use no design de jardins
A variedade Bella Anna é universal para decorar um jardim. A hortênsia anima a área próxima ao muro ou cerca. A planta é plantada junto à varanda, alpendre, mirante, ao longo dos caminhos. Combinações bem sucedidas:
- com plantas perenes - peônias, lírios, ásteres, daylilies;
- com plantas baixas - narcisos, samambaias, tulipas, heucheras, açafrões;
- com plantas de folhagem decorativa - bérberis, bexiga, cavala;
- com plantas de véu - katran, basilisco, gipsófila, verbena de Buenos Aires.
No jardim, as hortênsias seletivas encontram diversos usos: em canteiros, jardins de flores e sebes. A variedade é combinada com outras variedades de hortênsia em mixborder.
Resistência de inverno da hortênsia Bella Anna
Todas as variedades de arbustos arbóreos são resistentes à geada e geralmente suportam temperaturas de até -20 graus. A variedade Anna Bella foi criada para ser mais resistente. A planta sobrevive quando a temperatura cai abaixo de -30 graus.
Capacidade de suportar baixas temperaturas
A variedade selecionada é classificada na zona de resistência ao gelo 4 de acordo com o sistema USDA. Teoricamente, a planta é resistente a temperaturas que variam de -29 a -34 graus.
Na prática, os rebentos anuais congelam. Para preservá-los, recomenda-se cobrir o arbusto. Porém, após a poda dos ramos congelados, observa-se um crescimento ativo das partes aéreas e uma floração mais exuberante. Os ramos maduros perenes não são sensíveis à geada.
Plantando e cuidando da hortênsia Bella Anna
A planta de melhoramento é cultivada tendo em conta as necessidades típicas da família das hortênsias - muita luz solar e rega abundante sem água estagnada. Para que as flores mudem de cor, a planta necessita de solo levemente ácido ou neutro.
Nas casas de veraneio, a variedade Bella Anna é cultivada a partir de mudas que podem ser adquiridas no viveiro. Um arbusto adulto pode ser facilmente propagado por estacas. As mudas estão prontas para o plantio em campo aberto no terceiro ano de vida. O sistema radicular das plantas jovens deve ser fechado antes do plantio.
Seleção e preparação de um local de pouso
Para arbustos floridos, um local ensolarado e plano com sombra parcial clara é adequado. Com acidez do solo pH6, as inflorescências manterão uma paleta rosa-framboesa. Com alta acidez, as pétalas ficam roxas.
Antes do plantio, o solo deve ser escavado com composto, turfa e areia em proporções iguais. Não deve haver água subterrânea perto do plantio, caso contrário as raízes apodrecerão.
O arbusto não deve ser plantado próximo a árvores frutíferas e de grande porte, que retirarão alimento do solo.
Regras para plantio e rega
Mudas de arbustos ornamentais são colocadas em intervalos de 1 metro. O comprimento, largura e altura do furo são de aproximadamente 40 centímetros.
Método de pouso:
- cave um buraco e coloque a drenagem em forma de seixos ou lascas de tijolo no fundo;
- retire a muda do recipiente junto com o torrão de terra;
- polvilhe levemente a camada de drenagem com terra e instale a muda;
- preencha o buraco com o solo restante.
O colo da raiz da muda deve ficar ligeiramente abaixo da superfície da terra. O plantio finalizado é compactado e regado abundantemente. Cada muda requer 1,5-2 baldes de água.
Regar e fertilizar
Um arbusto adulto é regado uma vez por semana, gastando 10 litros por arbusto. Para evitar que a terra grude em um caroço úmido, o círculo do tronco da árvore é afrouxado. A umidade evaporará mais lentamente se a superfície do solo for coberta com cobertura morta. Ao afrouxar, você não deve ir mais fundo que um metro.As raízes do arbusto estão localizadas próximas à superfície.
Os fertilizantes são aplicados três vezes por ano:
- na primavera - uma solução aquosa de excrementos de pássaros ou verbasco com início da formação das folhas;
- no verão - fertilizante fósforo-potássio com aparecimento de botões;
- no outono - fertilizante mineral complexo após a floração.
O permanganato de potássio é adicionado à água para irrigação. O permanganato de potássio aumenta a resistência dos brotos e o número de inflorescências e previne o desenvolvimento de fungos. A cor da solução deve ser rosa pálido e as partículas devem estar bem misturadas.
Poda de hortênsia Bella Anna
Os arbustos ornamentais precisam de poda sanitária na primavera e no outono. No segundo ano após o plantio, a muda invernada é encurtada em um botão. Nos anos subsequentes, o comprimento é reduzido em um terço. No outono, os arbustos são desbastados e os galhos que não floresceram são removidos.
A poda ajuda a controlar o volume da copa, estimula a floração e o desenvolvimento de novos rebentos. Quando o crescimento da massa verde diminui e as inflorescências ficam menores, é feita uma poda rejuvenescedora - o arbusto é cortado em dois terços.
Preparando-se para o inverno
Em setembro, após o término da floração, o arbusto para de regar. A folhagem restante é cortada com a chegada das primeiras geadas. As mudas jovens são cobertas com ramos de abeto ou fibra agrícola nos primeiros dois invernos após o plantio. A proteção de arbustos maduros limita-se à cobertura morta para evitar o congelamento do solo.