Uma das preferidas para decorar um terreno pessoal é a gaillardia perene. Características de plantio e cuidado, métodos de propagação - informações importantes para quem deseja cultivar esta atraente planta em seu próprio canteiro. Gaillardia tem aparência semelhante à camomila, mas sua gama de cores é brilhante e variada. O subarbusto é usado ativamente por designers para criar as composições de cores mais ousadas e inusitadas.
- Descrição
- Tipos
- Lindo
- Pictah
- Lorenz
- Pluma Vermelha
- Pluma Amarela
- espinhoso
- Mandarim
- Chama espiral
- Deslumbrante
- Croftwav Amarelo
- Híbrido
- Brema
- Borgonha
- Zona
- Kobold
- Duende Dourado
- Tokajer
- primavera
- Arizona Sol
- Grandiflora
- Padrões orientais
- Montana
- Lanceolado e de dentes rombos
- Flor grande
- Krasava
- Tons vermelhos
- Âmbar
- Quando e como plantar
- Método de muda
- Desembarque
- Armazenar
- Hidratação
- Escolhendo
- Transferir
- Plantar em terreno aberto
- Seleção de local e horário
- Capina e afrouxamento
- Rega
- Liga e assento
- Cobertura
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Cuidados após a floração
- Doenças e pragas
- Oídio
- Ferrugem branca
- Pulgão
- Mosca branca
- Reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Use no design de jardins
- Respostas sobre perguntas
- Avaliações
Descrição
Gaillardia perene da família Asteraceae deve seu nome único ao filantropo francês Gaillard de Charenteau, que gostava de botânica.
A cultura escolheu o território da América do Norte e do Sul, e é cultivada em quase todos os continentes, por ser resistente à seca e ter capacidade de se desenvolver em áreas com frequentes mudanças de temperatura.
A altura da gaillardia chega a 1 metro. Os caules são densamente ramificados. As folhas, de formato oval e bordas recortadas, localizam-se alternadamente no caule. Pedúnculos altos contêm flores no topo, coletadas em enormes inflorescências. Um botão consiste em numerosas flores liguladas e dentadas ao longo das bordas.
Tipos
Existem muitos tipos de gaillardia, cada um dos quais pode ser reconhecido pelas suas características externas.
Lindo
O extenso arbusto gaillardia tem pedicelos finos e altos com inflorescências em forma de cesto com 6 a 7 cm de diâmetro no topo. O botão tem uma espetacular cor vermelho-púrpura, que fica amarelo no final da floração. Algumas variedades de belas gaillardias são anuais, por isso não são procuradas pelos jardineiros.
Pictah
A incomum gaillardia brilhante tem uma inflorescência grande dupla ou semi-dupla.O segundo nome é “pintado”, devido à variedade de cores com que o botão pode ser pintado.
Lorenz
A variedade distingue-se pelas inflorescências duplas esféricas, constituídas por juncos amarelo-avermelhados e flores tubulares amarelas em forma de funil com ramo recortado. Gaillardia pode florescer por muito tempo, de junho até a segunda década de novembro.
Pluma Vermelha
Gaillardia possui inflorescências duplas com flores liguladas de tonalidade vermelha, dispostas em 2 a 3 fileiras. As partes tubulares da inflorescência têm tonalidade roxa e formato de funil.
Pluma Amarela
A variedade Gaillardia é popular entre os jardineiros. As inflorescências em cesto são esféricas e felpudas. O núcleo consiste em flores amarelas pseudo-linguladas.
espinhoso
Esta planta é valorizada pelos jardineiros pelos seus rebentos retos com densa pubescência no topo. A altura da gaillardia varia de 30 a 75 cm, o cesto pode atingir 12 cm de diâmetro, a folhagem é oval com borda recortada e as flores variegadas de junco são de cor amarela ou laranja. Dependendo da cor, a gaillardia espinhosa é dividida em diferentes variedades.
Mandarim
Esta variedade de gaillardia faz jus ao seu nome, pois possui pétalas de cores vivas dispostas em várias fileiras.
Chama espiral
O miolo tem tonalidade rubi, que se transforma uniformemente em laranja claro até a borda das pétalas.
Deslumbrante
As bases das flores de junco têm uma tonalidade vermelha e as bordas têm uma tonalidade amarelada e arenosa.
Croftwav Amarelo
A inflorescência é frequentemente comparada ao sol devido à rica cor amarela das pétalas.
Híbrido
Os pais do híbrido são gaillardia espinhosos e bonitos. A altura média da planta é de 80 cm e o rebento é decorado com folhas lanceoladas e pubescentes, localizadas simetricamente sobre um caule alto.A cultura floresce durante um mês e meio com grandes inflorescências duplas pintadas em cores quentes.
Brema
Esta variedade pode crescer até 70 cm e as pétalas marginais dos cestos das inflorescências são de cor vinho brilhante, decoradas com uma borda carmesim.
Borgonha
A planta atinge 50 cm e possui inflorescências de cor vinho única.
Zona
Muitas vezes não ultrapassando os 50 cm, as inflorescências em forma de cestos incluem flores liguladas de tom amarelo, que brilham dos tons escuros aos claros.
Kobold
Distinguem-se pelos rebentos retos e ramificados, atingindo 150 cm de altura.O botão em si é grande e tem um núcleo carmesim constituído por flores tubulares. As flores de junco brilham com uma tonalidade amarela, que gradualmente se transforma em vermelho no final.
Duende Dourado
A variedade recém-desenvolvida distingue-se pelo seu rebento perene de baixo crescimento, que é encimado por uma inflorescência em tons dourados. Tem um longo período de floração, óptimo para decorar um jardim florido em pedra.
Tokajer
Uma novidade na área de criação de plantas ornamentais, que se distingue pela sua altura. O arbusto perene possui um grande número de inflorescências laranjas brilhantes que ficam ótimas na hora de compor uma composição.
primavera
Variedade de baixo crescimento, não ultrapassando 25 cm de altura. O arbusto compacto possui rosetas, das quais se formam até 8 pedúnculos, encimados por cestos de até 12 cm de diâmetro.
Arizona Sol
Não ultrapassa os 30 cm, forma um arbusto redondo com folhagem verde-acinzentada e numerosas inflorescências. As flores vermelho-alaranjadas chamam a atenção, florescendo em junho e deliciando até setembro.
Grandiflora
A forma compacta da gaillardia tem 25-30 cm de altura e uma roseta pode formar de 6 a 8 pedúnculos, com flores vermelho-terracota de 10-12 cm de diâmetro.
Padrões orientais
Inflorescências grandes de até 12 cm de diâmetro com flores vermelho-cobre com pontas amarelas e centro amarelo com tonalidade roxa. Gaillardia floresce de junho até a geada.
Montana
Perene exótica de caule reto, curvado na parte inferior, até 75 cm de altura. As inflorescências são solitárias, com até 12 cm de diâmetro. As flores de junco são variadas, de cor amarela e laranja. Gaillardia é capaz de florescer por muito tempo e participar na preparação de muitas composições de cores de sucesso.
Lanceolado e de dentes rombos
Planta alta e perene que atinge mais de 50 cm de altura, possui folhas verde-escuras e inflorescências vermelhas de tamanho médio. O caule ramificado da gaillardia é pontilhado por um grande número de pequenas folhas lanceoladas com borda dissecada.
Flor grande
Gaillardia perene, que se distingue pelo grande tamanho dos botões e por isso faz jus ao seu nome. O diâmetro das inflorescências ultrapassa os 10 cm com flores liguladas de cor amarelo-avermelhada com centro vermelho. Hipnotizante em flor de junho.
Krasava
A planta pode crescer até 70-75 cm, apresentando inflorescências únicas com flores de junco variegadas com centro amarelo escuro. Os rebentos inferiores apresentam uma curvatura peculiar.
Tons vermelhos
Arbusto compacto, não ultrapassando 30 cm, com 6 a 8 pedúnculos em um representante, sobre o qual existe uma grande inflorescência de 10 a 12 cm de diâmetro. Pode florescer por 5 a 6 anos.
Âmbar
Gaillardia cresce até 70-75 cm de altura, as inflorescências chegam a 12 cm de diâmetro e a floração abundante é observada durante todo o verão. Utilizado na confecção dos buquês mais elegantes e brilhantes.
Quando e como plantar
Existem dois métodos de plantio de sementes de gaillardia: semeadura no solo e utilização de mudas.A primeira praticamente não é utilizada, pois as condições do nosso clima não permitem o pleno desenvolvimento da planta e mais da metade das mudas morrem.
Método de muda
Um dos métodos populares é a muda, pois garante alto percentual de germinação, mas exige mais esforço, diferentemente do plantio direto no solo.
Desembarque
A semeadura deve começar no início de março. Para isso, é necessário pegar recipientes em forma de pequenos recipientes ou potes, colocar terra úmida neles e distribuir as sementes sobre o substrato. Polvilhe suavemente a parte superior com uma fina camada de solo nutriente ou vermiculita, que contém minerais ativos como potássio, magnésio, silício e ferro.
Armazenar
Coloque o material em local bem iluminado, mas tome também cuidado para evitar a luz solar direta. A temperatura de germinação das sementes perenes de gaillardia é de 20 a 22 graus. As mudas começarão a aparecer na segunda semana. Após as primeiras brotações, leve os recipientes com as colheitas para um local fresco, onde a temperatura do ar não ultrapasse 20 graus.
Hidratação
A rega é feita conforme a necessidade, assim que o solo secar é necessário umedecê-lo. Não regue gaillardia em excesso para reduzir o risco de infecção por mofo cinzento.
Escolhendo
Durante o processo de crescimento, as mudas devem formar novas folhas, portanto, forneça espaço suficiente para que as plantas se desenvolvam plenamente. A distância entre os brotos não deve ser inferior a 5 cm, mova os brotos restantes para recipientes separados.
A colheita é feita somente após as duas primeiras folhas verdadeiras estarem totalmente desenvolvidas.
Transferir
Após 2 semanas, realizar o endurecimento, deixando a gaillardia perene ao ar livre 2 a 3 horas por dia, aumentando gradativamente esse período.À medida que as mudas se adaptam às condições externas, elas podem ser transplantadas com segurança para solo aberto. Recomenda-se o transplante nos últimos dias de maio.
Plantar em terreno aberto
Antes de plantar, cuide da fertilidade do solo. Gaillardia não se desenvolve bem em solos com alta acidez, que podem reter umidade. O solo deve ser leve, moderadamente enriquecido com nutrientes e com boa drenagem.
Para preparar adequadamente o solo para o plantio de uma cultura, é necessário enriquecê-lo com 1 balde de húmus, cinzas e 100 g de minerais para cada 1 m2 trama.
A distância entre os brotos deve variar de 20 a 25 cm.O número de mudas em uma cova é determinado em função da variedade. Para deixar o arbusto exuberante, é recomendável plantar 2 a 3 plantas em uma cova. Após o plantio, umedeça o solo.
Seleção de local e horário
O plantio só pode ser feito com o início do bom tempo e quando o solo estiver completamente aquecido. Uma das características importantes das sementes perenes de gaillardia é a sua excelente tolerância a baixas temperaturas. Mas as mudas só começarão a se formar com o aquecimento.
Na hora de escolher o local para o plantio, dê preferência a áreas ensolaradas e protegidas do vento.
Capina e afrouxamento
Uma cultura como a gaillardia não exige cuidados, mas não tolera ervas daninhas e deve ser removida regularmente. Além de capinar, afrouxe sistematicamente o solo para saturá-lo com o oxigênio, que o sistema radicular necessita para o crescimento normal.
Rega
A rega só é necessária durante uma longa ausência de chuva. A cultura não tolera água estagnada e solos excessivamente úmidos, por isso é recomendável adicionar uma pequena quantidade de água durante a estação seca.
Liga e assento
Folhas secas e inflorescências devem ser descartadas em tempo hábil, aparando-as cuidadosamente. As variedades altas requerem uma liga para que os caules pesados não se desfaçam em direções diferentes e tenham uma aparência bem cuidada.
Cobertura
A gaillardia perene precisa de pelo menos três refeições por temporada. Nesse caso, vale seguir o horário de alimentação:
- Durante a formação das inflorescências.
- No momento da floração.
- Um mês antes do início da geada.
Húmus e minerais complexos servirão como fertilizantes; estrume não pode ser usado para tais fins.
Cobertura morta
Gaillardia precisa de cobertura regular do solo para enriquecê-lo com oxigênio e nutrientes. Isso terá um efeito positivo no funcionamento do sistema radicular.
Preparando-se para o inverno
A invernada é bastante simples para a planta, pois tolera bem até quedas significativas de temperatura, com exceção das plantações jovens. Portanto, a gaillardia precisa ser devidamente preparada para o inverno e coberta com folhagem antes da geada.
Cuidados após a floração
Depois que a gaillardia florescer, corte os botões secos, fertilize o solo com minerais e comece a preparar a gaillardia perene para o inverno.
Doenças e pragas
Com o plantio adequado e o cumprimento de todos os cuidados, a gaillardia resiste bem a doenças e pragas. A causa da doença é considerada solo encharcado e sombra.
A prevenção é bastante simples: cultivar a gaillardia no local certo, dando-lhe espaço e observando as condições de rega.
Oídio
Uma camada branca se forma nas partes vegetativas da planta, levando ao seu murchamento gradual.
Ferrugem branca
Nas primeiras etapas surge uma camada branca, que adquire tonalidade avermelhada.
Pulgão
A praga perfura a epiderme da planta e suga os sucos, o que impede o pleno desenvolvimento da planta perene.
Mosca branca
O pequeno mosquito branco, alimentando-se do suco da flor, é considerado portador de diversos vírus e infecções.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar a Gaillardia: por sementes e por divisão do arbusto. Recomenda-se recorrer a tais ações quando as plantas atingirem a idade de 4 a 5 anos.
Sementes
As sementes de Gaillardia são formadas no núcleo próximo ao outono. Eles devem ser coletados e classificados, restando apenas exemplares grandes e saudáveis. Armazenar em local seco e quente em sacos ou sacos de papel que permitam a passagem de ar suficiente. As sementes podem ser utilizadas para plantio na próxima safra.
Dividindo o mato
O arbusto deve ser cuidadosamente desenterrado e dividido em partes com brotos e raízes. Plante as partes resultantes em canteiros de flores. O procedimento é realizado na primavera.
Use no design de jardins
Gaillardia é usada para complementar coníferas e arbustos ornamentais. Acompanha bem o tremoço e forma uma composição interessante com rudbeckia e equinácea. Variedades de baixo crescimento são usadas para decorar bordas e caminhos de jardins.
Respostas sobre perguntas
Como podar Gaillardia?
Remova com cuidado apenas as partes vegetativas e generativas secas do arbusto, sem danificar o tronco central principal.
Quais são as épocas de floração da Gaillardia?
Os tempos de floração dependem da variedade. A planta perene floresce principalmente quase todo o verão e no primeiro mês do outono.
Para cultivar uma bela gaillardia é preciso cuidar bem dela, saber replantá-la e protegê-la de possíveis perigos.E então a perene, rodeada de atenção, vai decorar qualquer área local com flores brilhantes e uma aparência elegante.
Avaliações
Vera: “Uma das culturas ornamentais mais despretensiosas e resistentes à geada. Há muito tempo que o cultivo em um canteiro e o uso para fazer buquês originais.”
Marina: “A planta cresce rápido e ocupa todos os espaços livres. Variedades pequenas ficam ótimas nas bordas dos caminhos.”