Os produtores de flores adoram descobrir novas culturas exóticas. Cada um deles, no processo de suas atividades, conhece uma flor como a frésia. Muitas vezes cresce ao ar livre, mas pode ser plantada dentro de casa. Como mostra a prática, a frésia é uma flor caprichosa. Portanto, quando frésia crescente Em casa é preciso muito esforço para que não surjam dificuldades no plantio e nos cuidados.
- Descrição de uma flor delicada
- Variedades de frésia
- Frésia Armstrong
- Branco, quebrado ou refratado
- Híbrido de frésia
- Características de crescer em casa
- Necessidades de frésia
- Luz
- O solo
- Temperatura
- Umidade
- Apoiar
- Cuidados adicionais com a frésia
- Características de rega antes e durante a floração
- Como fertilizar adequadamente uma flor
- Especificações de cuidados após a floração
- Transplantando uma planta
- Métodos de criação
- Armazenamento de lâmpadas
Descrição de uma flor delicada
A altura média de uma planta de casa é de 55 a 65 cm e os brotos são decorados com folhas verdes. As lâminas das folhas atingem 20 cm de comprimento e 2 cm de largura e aparecem de 7 a 12 flores em uma inflorescência. As flores atingem 6 cm de diâmetro e as cores são brancas, amarelas, roxas, lilases e vermelhas. As flores exalam um aroma delicado, que lembra uma mistura de lírio do vale e lírio.
Variedades de frésia
Na maioria das vezes, nos “domínios” dos produtores de flores existe um híbrido. É o resultado do cruzamento da frésia de Armstrong e da frésia refratada. Os tipos listados são os mais básicos.
Frésia Armstrong
O arbusto atinge uma altura de 60-70 cm e floresce com flores rosas, escarlates ou vermelhas. Eles têm o formato de sinos. Em cada panícula são formadas de 3 a 5 peças. As folhas verdes parecem pequenas espadas devido ao seu formato alongado. Floresce em maio. A variedade mais comum deste tipo de frésia é a Cardinal.
Branco, quebrado ou refratado
Ao contrário de outros tipos, é de tamanho compacto. O arbusto não ultrapassa os 40 cm e os caules finos formam um arbusto extenso. A floração ocorre em abril. Variedades refratadas: Alba e perfumada.
Híbrido de frésia
As espécies de flores receberam as melhores qualidades de seus pais. O arbusto alto é caracterizado por fortes ramificações. Nos pincéis crescem flores grandes, emitindo um aroma delicado. Existem diferentes cores sólidas e também pintadas em vários tons ao mesmo tempo. Subespécies populares: Rose Marie, Ballerina e Pimperina.
Características de crescer em casa
A frésia é uma flor perfumada que se adaptou bem ao cultivo em ambientes fechados.Via de regra, as pessoas notam seu florescimento no inverno, mas nem todo mundo sabe plantar frésia em vaso. Existem requisitos gerais para todos os tipos.
Necessidades de frésia
Apesar de o vaso de flores estar sob supervisão humana, ele requer atenção redobrada. Ao criar todas as condições necessárias, você consegue uma floração abundante.
Luz
A flor adora muita luz e, infelizmente, na estação fria o clima não é capaz de proporcionar isso. A frésia deve ser exposta à luz pelo menos 12 horas por dia. O local mais adequado para uma flor na casa é o parapeito de uma janela localizado no lado sul da casa. Mas em momentos de aumento da atividade solar, a planta se afasta dos raios diretos.
O solo
A maioria dos jardineiros compra mistura de solo pronta para flores. A receita de preparo do substrato é muito simples, então qualquer pessoa pode fazer. Para o recipiente você precisará de solo debaixo de qualquer árvore (folha), areia e turfa. Para que a cultura não necessite de cálcio, o solo é enriquecido com cinzas e farinha de ossos. Os últimos componentes são retirados aos poucos, pois isso será suficiente.
Temperatura
Ao plantar uma planta na primavera dentro de casa, é necessário manter a temperatura dentro de 20 °C. Se o plantio foi realizado no inverno, as primeiras duas semanas são mantidas na mesma temperatura do caso anterior. Depois disso, é reduzido para 10 °C. A planta não tolera flutuações bruscas de temperatura.
Se o termômetro mostrar abaixo de 2°C ou acima de 20°C, os brotos da cultura ficarão deformados. Ela vai crescer e se desenvolver mal.
Umidade
O nível de umidade no ambiente onde a flor cresce deve ser médio. Recomenda-se evitar muita umidade, pois prejudica a flor.O ar seco também não beneficia a frésia.
Apoiar
Longas folhas de frésia estão amarradas ao suporte. Se isso não for feito, eles ficam pendurados e quebram com o tempo. Como resultado, isso prejudica a aparência do arbusto.
No momento da formação dos botões, os caules também precisam ser amarrados. Um suporte é usado para isso. A planta não terá força suficiente, principalmente se a colheita for grande e florescer abundantemente. A duração do período de floração é de 1 mês.
Cuidados adicionais com a frésia
Se você plantar uma flor de acordo com todas as regras, isso não garante um crescimento favorável. Para que uma cultura se desenvolva plenamente, ela precisa de cuidados cuidadosos. A frésia precisa de rega, fertilização, replantio e até preparação para o inverno.
Características de rega antes e durante a floração
A flor reage muito fortemente à qualidade da água. Para evitar problemas, use apenas água decantada. Regue o solo duas vezes por semana enquanto ele seca. Basta umedecer a camada superior.
No inverno, o ar fica bastante seco, então a planta pode precisar de umidade. Para fazer isso, a frésia é pulverizada com um pulverizador. Recomenda-se que o procedimento seja realizado à noite.
As lojas que vendem flores possuem diversos aparelhos para umidificar o ar. Na maioria das vezes, são pequenas fontes. Se possível, é colocado próximo a vasos de flores. Durante a floração, a cultura necessita de muita umidade. Com o tempo, a rega é reduzida.
Como fertilizar adequadamente uma flor
A opção ideal para a frésia são os fertilizantes minerais duas vezes por mês. Também podem ser complexos projetados especificamente para plantas com flores. 2 semanas após o término da floração, o solo continua saturado com superfosfato.
Especificações de cuidados após a floração
É necessário cuidar da planta depois que as flores desaparecem. Não é costume deixar inflorescências desbotadas nos brotos, elas são descartadas. As lâminas das folhas e caules também são removidos até a base. Apenas a cebola permanece no recipiente.
A rega não é interrompida durante 8 semanas. Depois disso, são retirados do solo e limpos para retirar o excesso de solo. Os bulbos são colocados em água com adição de permanganato de potássio. Este é um procedimento obrigatório para cada instância. Eles devem secar dentro de 3-4 dias após a imersão.
Transplantando uma planta
A espécie híbrida requer replantio anual. O procedimento é realizado na primavera. Para que tudo corra bem, o recipiente com a flor é guardado em ambiente com temperatura não superior a 15 °C. Graças a esta abordagem, a cultura produz os primeiros rebentos 2 a 3 semanas após o transplante para um novo local.
Métodos de criação
A flor se propaga de duas maneiras:
- sementes;
- lâmpadas.
Os grãos colhidos ou comprados são semeados em solo solto com adição de turfa. A semeadura é realizada no final de março ou início de abril. Após o aparecimento dos rebentos jovens, a cultura desenvolve-se gradualmente e a floração ocorre no outono.
A propagação da frésia por bulbos envolve o plantio no solo a uma profundidade de 5 a 6 cm, sendo plantados na primavera de abril. Freesia é uma flor que se propaga facilmente. Portanto, você pode criar e plantar durante todo o ano.
Armazenamento de lâmpadas
Apesar do cultivo interno, a frésia precisa de um descanso no verão ou no inverno, dependendo da época em que floresceu. Se a planta for jovem e só teve uma estação de crescimento, não deve ser mexida até a próxima estação. O recipiente é levado para local fresco e aí guardado até a próxima safra. A temperatura ambiente deve estar seca.
Os bulbos de frésia são armazenados fora do solo. O vaso é retirado da terra e eles são classificados, escolhendo grandes e pequenos. Os pequenos que conseguiram se formar durante o período vegetativo são separados dos grandes.
Os bulbos são armazenados da mesma forma que as cebolas normais armazenadas para o inverno. Sob nenhuma circunstância você deve escolher uma geladeira para isso. Flutuações frequentes de umidade e temperatura contribuem para o despertar dos bulbos.
Se isso acontecer uma vez, não há nada de errado com isso e as lâmpadas não sofrerão com isso. Mas se esse fenômeno se repetir constantemente, a planta pode não florescer. Falhas deste tipo são prejudiciais à cultura.
A frésia é armazenada em local protegido da umidade. Caso contrário, pode causar apodrecimento. Os roedores gostam muito de raízes, por isso os bulbos também precisam ser protegidos delas.
Cultivar frésia em um vaso a partir de um bulbo é bem possível. O principal é abordar este assunto com toda a responsabilidade. Como resultado, a pessoa receberá uma linda planta com flores que vai decorar o ambiente e trazer cores vivas aos dias frios de inverno.