Freesia é uma planta espetacular de cormo. Ela é bastante caprichosa, por isso raramente é vista em jardins. Para cultivar um arbusto ornamental, você precisa saber como plantar e cuidar adequadamente da frésia em terreno aberto. Pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também em uma varanda ou loggia - como planta em vaso.
- Descrição e características da frésia
- Tipos e variedades de plantas
- As nuances do cultivo de frésia em terreno aberto
- Selecionando um local de plantio e preparando o solo
- Seleção de lâmpada
- Aquecendo
- Tratamento
- Forçando
- Pousar
- Características de crescer em casa
- Cuidados adicionais com a planta
- Organização de rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Tratamento e prevenção de doenças
- Você precisa de controle de pragas?
- Métodos de reprodução
- Armazenamento de lâmpadas de frésia
Descrição e características da frésia
Freesia é um rebento com folhas oblongas e estreitas e uma inflorescência ramificada composta por 3-6 flores. A planta é descrita da seguinte forma:
- a altura do arbusto varia, dependendo da variedade, de 20 a 70 centímetros;
- as folhas têm, em média, 15 a 20 centímetros de comprimento;
- inflorescências estreitas em forma de funil atingem um comprimento de 3 a 5 centímetros.
O bulbo é plantado em terreno aberto na primavera e desenterrado no outono. A frésia floresce desde a segunda década de agosto até o início do frio. As inflorescências têm paleta variada, afinando o leve aroma dos cítricos. A flor é utilizada como decoração de canteiros, como planta de corte, e também é cultivada misturada em vasos, sendo plantadas várias em um mesmo recipiente.
Tipos e variedades de plantas
A flor pertence ao gênero de rebentos da família da íris e possui 16 espécies. 3 tipos de frésia são adaptados para cultivo no jardim e em recipientes:
- quebrado;
- híbrido;
- Armstrong.
A altura das plantas varia, assim como a cor das pétalas. Ele vem em azul, rosa, vermelho, amarelo, branco, roxo. As variedades mais populares são:
- Variedade de frésia quebrada Alba. Seu arbusto chega a 40 centímetros, as flores são grandes e de cor branca.
- Variedade híbrida de frésia Red Lion. Arbustos altos (até 1 metro) são decorados com inflorescências escarlates brilhantes com pétalas duplas grandes.
- Frésia híbrida Vinita ouro. Esta é uma planta com inflorescências amarelo-laranja. A variedade híbrida é alta.
- Freesia Armstrong variedade Cardeal. A planta de inflorescência vermelha recebeu esse nome por sua associação com a cor do manto do Cardeal Richelieu.
- Mistura dupla híbrida de frésia.Os arbustos são baixos, até 30 centímetros. Double é adequado para cultivo em vaso.
Observação! Variedades altas de frésia precisam de apoio.
As nuances do cultivo de frésia em terreno aberto
Ao cultivar frésia em uma estufa, você pode plantar bulbos a qualquer momento. Eles são plantados em terreno aberto quando chega a primavera e o perigo de retorno da geada desaparece.
Selecionando um local de plantio e preparando o solo
A frésia floresce com 12 a 14 horas de luz do dia. Mas o local onde os arbustos crescerão é escolhido com leve sombreamento e proteção contra correntes de ar. O solo deve ser leve e fértil. Solo pesado é diluído com turfa, areia e húmus. O preparo do solo é feito 2 semanas antes do plantio.
Seleção de lâmpada
Os bulbos que passaram por armazenamento especial estão prontos para o plantio. Os tubérculos pequenos não florescem; eles precisam ser plantados separadamente para o crescimento do bulbo. O material de plantio deve estar saudável, sem manchas. Se houver um leve apodrecimento, mas for uma pena jogar fora o bulbo, as partes afetadas deverão ser cortadas e os cortes tratados com um antifúngico.
Aquecendo
A frésia vem dos trópicos, por isso precisa criar uma aura natural. Os rebentos são colocados em um saco, que é guardado em ambiente aquecido. Quando os embriões das raízes começam a aparecer, a temperatura cai.
Tratamento
Antes do plantio, os tubérculos são embebidos em solução desinfetante. Para fazer isso, use permanganato de potássio ou outros produtos químicos mais agressivos. O material de plantio é colocado em desinfetante por 30-60 minutos, depois lavado e seco. A parte inferior dos bulbos pode ser tratada com um estimulador de crescimento (Epin, Kornevin) para rápida formação de raízes.
Forçando
Para que os rebentos criem raízes mais rapidamente em terreno aberto, devem primeiro ser plantados em caixa ou em recipientes individuais. Você pode plantá-las em vasos de turfa, então, ao transplantá-las para o local, as raízes não serão feridas e as plantas se adaptarão rapidamente à área aberta. Recipientes com mudas são colocados em uma sala iluminada e as mudas são regadas conforme necessário.
Pousar
Os bulbos precisam ser plantados em solo preparado e solto. A profundidade de plantio depende da estrutura do solo: quanto mais denso e pesado ele for, mais próximos da superfície serão plantados os tubérculos. A faixa de profundidade para plantio é de 6 a 15 centímetros, a distância entre os arbustos é de 3 a 6 centímetros. Em seguida, o canteiro com as plantas é regado e polvilhado com cobertura morta para reter a umidade do solo.
Características de crescer em casa
Em ambientes fechados, a flor é plantada no final do inverno ou início da primavera. Um mês antes do plantio, os bulbos começam a ser preparados. Para isso, são transferidos de uma sala quente para uma mais fria, onde a temperatura do ar é de cerca de 13 ° C. Então você precisa seguir estas etapas:
- Escolha um vaso que deve ter furos de drenagem.
- Coloque argila expandida, pedrinhas ou cacos quebrados no fundo.
- Polvilhe o substrato para plantas bulbosas por cima ou prepare você mesmo - com grama e solo frondoso, húmus, turfa.
- Plante várias plantas em um vaso (você pode usar uma variedade de cores).
- Coloque o recipiente em local fresco.
- Quando os brotos aparecerem, leve o vaso para uma sala quente e iluminada e regue as mudas pela primeira vez.
A luz deve chegar à frésia em até 14 horas, portanto, se não houver iluminação suficiente, é necessário criar uma fonte adicional.No futuro, é preciso cuidar das plantas: regar, alimentar, tirar o pó das folhas com um pano macio. Após a floração, as inflorescências são cortadas, caso contrário darão sementes, tirando a força do bulbo.
Informações adicionais. Cultivar uma flor em uma determinada data é chamado de forçar. Por exemplo, se você precisa de arbustos floridos em março, comece a cultivar no início de novembro.
Cuidados adicionais com a planta
Para que a frésia cresça decorativamente e também produza sementes, ela precisa de cuidados domiciliares constantes durante toda a temporada.
Organização de rega
A frésia precisa de rega abundante durante todo o período de crescimento ativo e floração. O solo deve ser mantido úmido, mas não molhado o tempo todo. Depois que a planta floresce, a rega é reduzida e interrompida completamente. O solo é umedecido à noite, mas com a condição de que a parte aérea tenha tempo de secar antes de escurecer.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Após a rega, forma-se uma crosta que impede que o ar chegue às raízes da planta. Para desmembrar, é necessário soltar o solo após cada umedecimento. O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas ajudam a reter a umidade ao redor do sistema radicular e também evitam o crescimento de ervas daninhas. O procedimento é especialmente importante no início do desenvolvimento vegetativo da frésia.
Aplicação de fertilizante
Para que a parte verde das plantações cresça saudável e as flores sejam brilhantes e espetaculares, é necessário fertilizar regularmente. Assim que os brotos eclodem, o solo é derramado com uma solução fertilizante com a seguinte composição:
- 20 gramas de nitrato de amônio;
- 10 litros de água.
A próxima alimentação é feita após 15 dias. Para isso, é utilizada uma mistura dos seguintes componentes:
- 40 gramas de superfosfato;
- 20 gramas de sal de potássio;
- 10 litros de água.
Antes de regar o solo com fertilizantes, deve-se umedecê-lo com água pura.
Aparar
Depois que a frésia desaparece, as folhas e caules não são removidos imediatamente. Através deles ocorre a fotossíntese, o que ajuda a fortalecer o bulbo. Corte as folhas somente depois de completamente secas. Use instrumentos desinfetados para isso.
Preparando-se para o inverno
Quando a parte do solo estiver completamente seca, comece a desenterrar os bulbos. Deles são retirados o solo, escamas velhas e raízes, após o que são mergulhados em uma solução fraca de permanganato de potássio. Os bulbos desinfetados são secos em local quente e ventilado e depois separados. A semente cortada e podre é jogada fora, o restante é armazenado.
Tratamento e prevenção de doenças
Ao plantar frésia em solo contaminado, bem como com cuidados inadequados, as plantas são afetadas por patógenos. Para evitar isso, você precisa seguir estas recomendações:
- antes de plantar, mergulhe os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos;
- regar as plantas com água morna até às 17 horas;
- não permita que a água fique estagnada no solo;
- manter distância entre os arbustos para que possam ser ventilados;
- Antes de guardar os bulbos, mantenha-os em solução de antifúngico ou permanganato de potássio.
A frésia infectada com fungo deve ser retirada do jardim de flores e queimada.
Você precisa de controle de pragas?
A frésia pode ser favorecida por pragas como ácaros, pulgões e tripes. Quando os arbustos são danificados por insetos nocivos, as folhas enrolam-se e aparecem manchas. O efeito decorativo das plantas é perdido, por isso precisam ser pulverizadas.Para isso são utilizados vários inseticidas: ajudam a manter os arbustos saudáveis.
Métodos de reprodução
A propagação da frésia ocorre por sementes e bulbos. Para cultivá-lo a partir de sementes, você precisa seguir estas etapas:
- Mergulhe a semente por 8 a 10 horas em água.
- Coloque a drenagem no fundo da caixa de plantio e um substrato para plantas bulbosas por cima.
- Coloque as sementes, que ficam cobertas com uma camada de solo de no máximo 1 centímetro.
- Cubra o topo da caixa com filme plástico ou vidro para criar condições de estufa.
A miniestufa precisa ser ventilada todos os dias e, se necessário, umedecer o solo com água de borrifador. Em breve aparecerão os primeiros brotos, após os quais as mudas serão transplantadas para um recipiente maior..
À medida que o bulbo adulto cresce, ele começa a formar filhos ao seu redor, que dele são separados e enviados para crescer em uma tigela ou canteiro. Eles são cuidados da mesma forma que os bulbos adultos. Eles começarão a florescer somente na próxima temporada.
Conselho! Para que as sementes germinem mais rápido, a caixa com as mudas deve ser coberta com filme.
Armazenamento de lâmpadas de frésia
Você pode armazenar os bulbos até a primavera, colocando-os em turfa seca ou em redes suspensas. Na sala onde a semente passa o inverno, o ar deve aquecer até 20 ° C com umidade de 70-80%. Se estiver muito seco, coloque um recipiente com água na frente das redes com os bulbos. Durante todo o inverno, elas precisam ser inspecionadas e as podres removidas, caso contrário podem infectar todo o material da semente.