As plantas perenes de cobertura do solo são merecidamente populares em áreas de paisagismo. Com a ajuda deles, eles não só criam um lindo tapete verde, mas também evitam o crescimento de ervas daninhas que não conseguem romper plantações densas. Uma dessas coberturas de solo é a aubretia, cujo plantio e cuidado em terreno aberto não são particularmente difíceis.
- Descrição e características da flor aubriet
- Variedades e tipos de aubração
- Vantagens e desvantagens
- Crescendo a partir de sementes
- Semeando
- Cuidados com mudas
- Escolhendo
- Quando e como plantar em terreno aberto
- Cuidados adicionais com culturas ornamentais
- Rega
- Fertilizante
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Aubrieta em paisagismo
Descrição e características da flor aubriet
Aubrieta, como também é chamada a planta, pertence à família do repolho. O seu habitat natural são as regiões da Ásia Menor e da América Latina, bem como as regiões do sul da Europa. Apesar de as flores de aubretia serem muito pequenas, isso é compensado pelo seu incontável número. Durante os períodos de floração - e isso acontece duas vezes (no início do verão e no início do outono) - o solo é coberto por um tapete pitoresco, do qual é impossível tirar os olhos.
Os botões da aubretia têm cores diferentes, que dependem da variedade - existem exemplares brancos, azuis, roxos, azuis. Após o término da floração, surge um fruto no lugar dos botões, que é uma vagem com sementes alongadas. As folhas da aubretia também são pequenas, cobertas por leve pubescência. São de formato obovado ou redondo, caracterizados por bordas recortadas ou sólidas. A altura do arbusto da planta cresce até 25-30 cm.
Variedades e tipos de aubração
A flor possui diversas espécies e um grande número de híbridos. Entre eles, os mais populares entre os jardineiros são:
- Deltóide. Não ultrapassa 15 cm de altura e possui lâminas foliares verde-azuladas. As inflorescências racemosas aparecem na aubração deltóide no final de maio e duram cerca de um mês. O diâmetro dos botões é de cerca de 1 cm e a paleta de cores é lilás e azul escuro.
- Xênia. Aubrecia apresenta rebentos rastejantes ramificados, não ultrapassando os 10 cm de altura, as folhas são pequenas, de formato oval, as flores têm tonalidade púrpura escura, com 1 cm de tamanho.
- Cascata. Pertence a variedades híbridas. Os rebentos são de cor verde acinzentada e apresentam forte pubescência. Botões turquesa, azul ou roxo aparecem na cascata aubrieta em maio. Eles têm um belo olho amarelo.Este híbrido é ideal para jardinagem vertical.
- Rei Vermelho. Aubrecia é caracterizada por um arbusto esférico, não ultrapassando 15 cm de altura, onde aparecem flores vermelhas brilhantes bastante grandes (até 5 cm).
- Côte d'Azur. Aubrieta com folhagem densa verde escura. Durante o período de floração, o tapete é coberto por flores de tom azul suave.
Vantagens e desvantagens
As vantagens e desvantagens das culturas de cobertura do solo são o ponto ao qual os jardineiros prestam atenção em primeiro lugar ao escolher uma variedade para o seu local.
As vantagens da flor incluem:
- A aparência espetacular de um tapete florido.
- Baixos requisitos de manutenção.
- Riqueza da paleta de cores.
- Resistência a baixas e altas temperaturas.
- Facilidade de reprodução.
Praticamente não há desvantagens na aubração:
- Requisitos para iluminação.
- A necessidade de replantar a cada dois anos.
Crescendo a partir de sementes
Para acelerar o processo de floração da aubretia, primeiro são semeadas as sementes das mudas em casa, e só depois as mudas fortalecidas são transferidas para um local permanente de crescimento.
Semeando
É melhor comprar sementes de aubretia em uma floricultura que possua certificados de conformidade de variedades. É preciso lembrar que a aubrieta cultivada a partir de sementes só florescerá no ano que vem. Eles começam a plantar sementes no final de fevereiro, quando faltam 2 a 2,5 meses para o início do clima quente. Essas datas podem variar ligeiramente em diferentes regiões.
As melhores opções para semear uma flor são pastilhas de turfa, então você não precisa colher mudas de um recipiente comum e transferi-las para canteiros. Basta plantá-lo junto com um vaso de turfa, para evitar danos às delicadas raízes da aubração.
Primeiro, os comprimidos são enchidos com água e esperados que inchem. Depois disso, 2-3 sementes de flores são colocadas na superfície de cada uma.Uma camada de areia de rio vaporizada com 3-4 mm de espessura é colocada por cima. Pulverize a parte superior com água morna de um borrifador com pequenos orifícios e cubra com filme plástico e vidro. A temperatura mais adequada para a germinação das sementes de aubretia é considerada na faixa de 18 a 21 graus.
Cuidados com mudas
Após o aparecimento dos brotos verdes, o filme ou vidro é retirado diariamente por várias horas para que as flores sejam ventiladas. Assim que ficarem um pouco mais fortes, o revestimento pode ser totalmente removido. É preciso ter muito cuidado ao regar as mudas, pois a aubretia não gosta de líquidos estagnados e pode adoecer. 2-3 semanas antes de plantar mudas em local permanente, alimente as plantas com fertilizante mineral complexo, mas use uma concentração fraca. Se os brotos parecerem fortes e crescerem rapidamente, pule totalmente esta etapa.
Escolhendo
Aubrecia tolera o processo de assentamento em recipientes separados de forma extremamente negativa. Se, no entanto, as sementes não foram semeadas em vasos de turfa separados, mas num recipiente comum, a colheita é feita com extremo cuidado. Primeiro derramam a terra e depois retiram cuidadosamente as mudas com uma colher de chá e colocam-nas em copos separados.
Quando e como plantar em terreno aberto
O tempo de transferência das mudas em cada região varia de acordo com as condições climáticas. Em média, isso ocorre no início - meados de maio, quando o clima consistentemente quente se estabeleceu e a ameaça de retorno das geadas já passou. Nas regiões Norte é melhor fazer isso no final de maio.
O local previsto para o plantio das mudas de aubretia deve ser bem iluminado pelo sol. À sombra, o jardineiro não verá a abundante floração de aubrieta de que a planta é capaz.Mas em termos de solo, a flor não exige muito. Pelo contrário, quanto mais pobre o solo, mais a aubretia gosta dele. O principal é que o solo passe bem a umidade e fique solto. Uma pequena quantidade de cinza de madeira ou turfa não fará mal. A acidez do solo é preferencialmente neutra ou fraca.
Ao cavar buracos para mudas, leve em consideração que sua largura deve ser duas vezes maior que a da pastilha de turfa onde a flor está localizada. A profundidade do buraco é determinada pelo comprimento das raízes. As plantas são colocadas a uma distância de 5 cm uma da outra. Após o plantio, amasse o solo com as mãos e cubra a superfície com uma camada de areia de 5 centímetros, após a qual é umedecido abundantemente.
Cuidados adicionais com culturas ornamentais
O quão exuberante ficará o tapete de aubretia depende dos cuidados adicionais com a planta.
Rega
Deve-se ter cuidado ao umedecer as aubrações. A flor não gosta de solo muito úmido e reagirá com o apodrecimento das raízes ou falta de floração. Se houver precipitação natural suficiente, este procedimento é abandonado e a rega é realizada apenas em períodos particularmente secos. Além disso, a melhor opção para a planta é o método de aspersão.
Fertilizante
A fertilização é a chave para uma floração abundante e duradoura da aubretia. É realizado duas vezes por temporada, com compostos minerais. As flores são fertilizadas pela primeira vez na primavera, na fase de formação dos botões. É necessária uma segunda alimentação para o barbear no verão, após a poda, para estimular uma segunda onda de floração.
Aparar
Este procedimento é necessário para que a planta volte a florescer. É realizada após a primeira onda, que dura até 7 semanas. Todos os caules são cortados pela raiz e são aplicados suplementos minerais.Depois disso, a flor começa a crescer ativamente e no outono agrada os proprietários do local com uma nova onda de floração abundante. No outono, antes do preparo para o inverno, a poda não é mais feita, caso contrário a planta pode morrer na estação fria.
Preparando-se para o inverno
Aubrecia é famosa por sua maior resistência à geada e invernos em terreno aberto sem problemas. Somente nas regiões norte as folhas secas são jogadas no topo dos arbustos e cobertas com ramos de abeto.
Doenças e pragas
O oídio é considerado a doença mais perigosa para a aubração. Um sinal característico é o aparecimento de uma flor marrom na flor. O tratamento começa quando aparecem os primeiros sintomas, caso contrário não será possível salvar a planta.
Para pulverização, use uma solução de enxofre coloidal.
Entre as pragas, as colônias de pulgões causam grandes danos às flores. Se houver poucas pragas, uma infusão concentrada de urtiga é usada para controle. Em caso de infecção grave de plantas, preparações inseticidas como Aktara não podem ser evitadas.
Métodos de reprodução
Os seguintes métodos são usados para propagar aubretia em uma horta:
- Seminal. Semeie em solo pré-preparado, regue e espere a flor brotar.
- Estacas. Após a poda, restam estacas sem flores, que são utilizadas para propagação da aubretia. Misture turfa e areia em proporções iguais e plante mudas nesta mistura. No final do verão elas criarão raízes e se fortalecerão, então as flores serão transferidas para um local permanente de crescimento.
- Divisão de raiz. Este procedimento é realizado no outono ou na primavera. O método é bastante arriscado para as plantas, por isso raramente é usado por jardineiros.
- Em camadas. Os brotos da flor são borrifados com terra e esperados que criem raízes. Em seguida, as plantas são plantadas em local permanente.
Aubrieta em paisagismo
A flor aubretia é muito utilizada em paisagismo. A flor é indispensável na decoração de cercas e superfícies verticais. Os melhores companheiros para as plantas em um jardim de flores são considerados alyssum, íris, serralha e erva-sabão. Aubrecia também encontrou o seu lugar no design de jardins ornamentais e mixborders.