Qual a aparência da quinoa, as propriedades benéficas e utilizações da planta, seu preparo

Quinoa é uma cultura herbácea anual da família Chenopodiaceae. Existe um grande número de variedades desta planta, que se diferenciam na forma de arbusto, subarbusto ou erva. Ao mesmo tempo, muitas pessoas estão interessadas em saber como é a quinoa, quais são suas propriedades benéficas e os usos da planta. A quinoa é frequentemente considerada uma erva daninha, mas na verdade contém muitos componentes valiosos.


Descrição e aparência da grama

A quinoa é uma cultura que pertence à família Chenopodiaceae e possui aproximadamente 300 variedades. A planta é popularmente chamada de caruru branco. A grama pode ser anual ou perene.

Existem variedades cobertas por pêlos finos. Com o tempo, essa camada é destruída, causando a formação de uma camada branca nas hastes. As folhas são sésseis ou pecioladas, inteiras ou serrilhadas. As flores unissexuais lembram a aparência de uma espigueta de panícula.

Esta cultura pode ser monóica ou dióica. As flores masculinas contêm 5 lóbulos e estames, as flores femininas incluem 2 brácteas foliares, mas não possuem perianto. Eles podem ser distinguidos pelo ovário, que possui estilete encurtado e 2 estigmas.

Área de crescimento

A quinoa é considerada uma planta despretensiosa, encontrada perto de cinturões florestais e nos campos. A cultura também cresce nas estepes e nas estepes florestais. Quanto à área de distribuição, é bastante ampla. A planta é encontrada na Austrália, Eurásia e América do Norte.

Tipos populares

Os tipos mais comuns de quinoa incluem o seguinte:

  1. Espalhar - possui propriedades medicinais e alto valor nutritivo. Essa cultura possui caule reto e ramificado, cuja altura chega a 30-150 centímetros. A planta é caracterizada por folhas em forma de diamante que parecem uma lança. Eles estão presos ao tronco por pecíolos. As flores são espiguetas de tom verde claro. A cultura floresce em junho-julho. Em agosto, sementes pretas e achatadas se formam nos arbustos. A variedade é ativamente utilizada na culinária. Também pode ser usado como ração animal.
  2. Sadovaya - possui caules retos e ramificados que atingem 1,5 metros de altura.Esta variedade de quinoa tem folhas pontiagudas e foscas, de cor verde ou vermelho escuro. Suas bordas podem ser lisas ou irregulares. A quinoa de jardim continua a florescer durante todo o verão. Antes da formação das espiguetas, a cultura apresenta um sabor mais agradável. Esta planta é utilizada para fins ornamentais e agrícolas.
  3. Flor pequena - caracterizada por caules retos que atingem 1 metro de altura. Existem listras características em vários ramos do arbusto. As folhas são frequentemente cobertas por vilosidades. Esta cultura floresce na segunda metade do verão. A planta é usada na culinária. Também pode ser usado como ração para gado.
  4. Costeiro - caracterizado por caules retos de comprimento médio. Seu tamanho não ultrapassa 70 centímetros. As folhas são caracterizadas por formato lanceolado. Nesse caso, as flores da panícula se formam nos arbustos em julho-agosto. Esta planta é frequentemente usada na culinária.
  5. Tatariano - a altura do caule varia de 10 a 100 centímetros. A planta é caracterizada por folhas ovais com bordas recortadas. A floração começa bem cedo. Na primeira quinzena de junho, aparecem as primeiras espiguetas nos arbustos. A planta é utilizada na culinária e na agricultura.

Foto de quinoa

Composição química da planta

Embora a quinoa seja considerada uma planta simples e pouco exigente, ela contém 17 aminoácidos muito importantes para o corpo humano. Além disso, a erva contém aproximadamente 30% de elementos proteicos - proteínas.

Quinoa contém os seguintes componentes:

  • alcalóides;
  • celulose;
  • gorduras;
  • carboidratos;
  • Vitaminas B;
  • óleos essenciais - em particular saponina;
  • vitaminas C, A, E, PP;
  • micro e macroelementos – a composição contém potássio, manganês, sódio, zinco, potássio.

As folhas da cultura também contêm caroteno e ácido ascórbico. Devido à sua rica composição química, a cultura pode ser utilizada como verdura ou medicamento que não apresenta efeitos colaterais.

Recursos benéficos

A quinoa ajuda a melhorar a digestão, fortalece a saúde renal e tem um efeito benéfico no coração e nos vasos sanguíneos. Além disso, a planta possui as seguintes propriedades benéficas:

  1. O fortalecimento do tecido ósseo é conseguido devido à presença de fósforo, potássio e magnésio na composição. A quinoa também contém muito cálcio, que é bom para os ossos, e uma grande quantidade de proteínas, boas para o tecido muscular. O uso sistemático da erva ajuda a evitar o desenvolvimento da osteoporose.
  2. Melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular - graças à presença de ferro, a quinoa ajuda a manter o nível desejado de glóbulos vermelhos no sangue e normaliza os parâmetros de hemoglobina. O potássio e as fibras têm um efeito benéfico no funcionamento do coração e removem o colesterol prejudicial do corpo. Estas substâncias também ajudam a normalizar a circulação sanguínea.
  3. Melhor função cerebral - alcançada devido ao conteúdo de cobre, ferro e zinco. A planta também tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema nervoso.
  4. Eliminação de doenças da cavidade oral - a planta enfrenta com sucesso a inflamação das gengivas. Além disso, os produtos à base de quinoa ajudam a eliminar patologias do trato respiratório superior.
  5. Efeito diurético - a erva estimula a micção, limpa os rins, remove água, toxinas e sais do corpo.
  6. O alívio das dores menstruais se deve às propriedades antiespasmódicas da planta.
  7. A desaceleração do envelhecimento se deve à presença de antioxidantes na composição, que levam à síntese ativa do colágeno natural.A vitamina C também participa da produção do tecido conjuntivo e previne o aparecimento de rugas.

Além disso, a presença de antioxidantes na planta ajuda a prevenir o câncer. Com a ajuda deles, é possível neutralizar a ação dos radicais livres que destroem as células.

Foto de quinoa

Contra-indicações

As preparações à base de quinoa exigem o cumprimento estrito da dosagem. Se a quantidade recomendada for ultrapassada, existe o risco de consequências negativas, que se manifestam na forma de erupções cutâneas, febre e diarreia. Se você tem tendência a alergias, deve monitorar cuidadosamente sua condição ao usar quinoa. Se ocorrerem sintomas negativos, o uso da erva deve ser interrompido imediatamente e um anti-histamínico deve ser tomado.

Especialista:
A planta também tem certas contra-indicações. Não deve ser usado para urolitíase, cálculos biliares e gota.

Prescrições médicas

Com base na quinoa, você pode preparar uma variedade de produtos com propriedades medicinais pronunciadas.

Tintura

Para preparar este remédio, é necessário pegar 2 colheres de sopa de folhas amassadas e adicionar um copo de água. Recomenda-se infundir a composição em local escuro por 2 semanas. De vez em quando a tintura deve ser agitada. Após coar, recomenda-se tomar a bebida 1 colher pequena por dia.

Suco

Para fazer o suco, os caules frescos precisam ser lavados, descascados e picados com um moedor de carne. Coloque o purê resultante sobre uma gaze e esprema o suco com a mão. Adicione 1 colher de sopa de mel a 50 gramas do líquido resultante. O valor recebido será suficiente para um dia.

Decocção

Para fazer uma decocção saudável a partir de sementes, você deve usar sementes de quinoa para espalhar. Para isso, despeje 300 mililitros de água fervente sobre 1 colher de matéria-prima, deixe esfriar e coe. A decocção resultante deve ser tomada três vezes ao dia, 2 colheres de sopa. O curso do tratamento deve durar 1 semana.

Para fazer uma decocção para uso externo, é necessário levar matéria-prima fresca ou seca. Neste caso, as proporções não são tão importantes. Recomenda-se deitar água a ferver sobre a quinoa ou simplesmente fervê-la durante 5 minutos.

Uma decocção das folhas pode ser usada interna ou externamente. Para 20 gramas de matéria-prima é necessário tomar 1 copo de água fervente. Recomenda-se preparar as folhas e mantê-las em local aquecido por 2 horas. Em seguida, o líquido deve ser filtrado e bebido 100 gramas duas vezes ao dia. Isso deve ser feito antes das refeições.

Planta de quinoa

Uso na medicina popular

A quinoa possui propriedades medicinais pronunciadas, o que permite sua utilização no tratamento de diversas patologias:

  1. Constipação - para normalizar as fezes, deve-se usar infusões da planta. Para fazer isso, você precisa tomar 4 colheres de sopa de ervas por copo de água e ferver por um quarto de hora em fogo baixo. O produto acabado deve ser resfriado e coado. Tome a composição 1 copo 3 vezes ao dia antes das refeições.
  2. Tosse - neste caso é permitido o uso de folhas e caules secos. Neste caso, 1 colher de sopa de matéria-prima deve ser despejada em 300 mililitros de água fervente e deixada por 2 horas. O produto resultante é tomado antes das refeições. Uma dose única é de 3 goles.
  3. Dor nas articulações - neste caso basta vaporizar as folhas e envolvê-las em gaze. A compressa deve ser aplicada nas áreas problemáticas.

Use na culinária

Na maioria das vezes, a quinoa é usada fresca para preparar saladas. Ervas secas e trituradas também podem ser adicionadas ao pão.Isso ajuda a aumentar a vida útil dos produtos assados ​​e os ajuda a assar melhor.

Sementes de quinoa podem ser adicionadas ao mingau. Você também pode misturá-lo com ervas e ovos cozidos e preparar recheio para tortas. Além disso, é permitido colher grama para uso futuro - seca, salgada, congelada ou em conserva.

Uso em cosmetologia

Quinoa tem um efeito rejuvenescedor pronunciado na pele. A erva pode ser usada para fazer máscaras eficazes com efeito hidratante e nutritivo. Eles melhoram o tom da pele e a tornam mais elástica.

A infusão de quinoa pode ser usada para lavar. Para fazer um remédio útil, você precisa derramar água fervente sobre a erva e deixar por uma hora e meia. Depois disso, a composição pode ser usada imediatamente.

Para fazer uma máscara útil, é recomendável seguir estes passos:

  1. Pegue 1 colher pequena de erva seca picada e despeje 100 mililitros de água fervente.
  2. Deixe por 30 minutos.
  3. Passe por uma peneira e acrescente a mesma quantidade de leite.
  4. Molhe um guardanapo no produto e aplique na pele limpa do rosto.
  5. Mantenha por 20 minutos.

Foto da planta de quinoa

Para engrossar a máscara, o leite pode ser substituído por iogurte. O creme de leite também é adequado para esse fim.

Coleta e preparação

Para que a quinoa traga apenas benefícios ao organismo, ela deve ser devidamente colhida e preparada. Não use plantas danificadas ou podres. Além disso, a grama encontrada ao longo das estradas ou perto de fábricas não funcionará. A quinoa deve ser colhida após o início da floração. Uma condição importante é a ausência de luz solar intensa.

A quinoa deve ser cuidadosamente colhida ou cortada. Se for necessário preparar raízes, é recomendável desenterrá-las, tirar a terra e lavá-las. As matérias-primas devem ser secas ao ar livre ou em local bem ventilado.A erva deve ser armazenada em sacos de tecido ou recipientes de vidro. A planta mantém suas propriedades benéficas por 2 anos.

Quinoa é uma planta comum que contém um grande número de componentes valiosos. Para que a utilização de produtos à base desta erva dê os resultados desejados, é importante respeitar rigorosamente a posologia e seguir o regime de aplicação. Vale considerar que a cultura apresenta certas contra-indicações de uso.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim