O tomate Zlatova é uma variedade híbrida que apresenta uma cor incomum de tomate - laranja com tons amarelados. A cultura pertence a uma variedade de espécies universais, pois pode ser cultivada ao ar livre e em casa de vegetação. Os maiores rendimentos são alcançados quando cultivados em estruturas fechadas.
A cultura pertence a variedades com período médio de maturação. Os arbustos podem atingir altura de até 1,5 m, recomenda-se formar brotos em 1 ou 2 hastes principais. Devido ao seu elevado porte, a planta necessita de estaqueamentos e pinçamentos periódicos.
Características da fruta
Quando cortados, os frutos apresentam polpa avermelhada. O peso médio de um tomate é de 100 gramas. Os frutos são redondos e contêm pequena quantidade de sementes.
Descrição das vantagens da variedade híbrida:
- resistência à maioria das doenças do tomate;
- altos rendimentos independentemente das condições ambientais;
- boa capacidade de resistir a danos mecânicos, os tomates toleram condições difíceis de transporte a longo prazo;
- Pode ser usado fresco e para enlatados.
Avaliações de jardineiros confirmam as características da variedade na forma de bom gosto e suculenta polpa de tomate. Os tomates são ideais para uso fresco em saladas, como ingrediente de primeiros e segundos pratos.
Recomendações para plantio
A cultura envolve o uso de métodos de cultivo de mudas. Recomenda-se desinfetar as sementes antes do plantio. Ao utilizar recipientes usados, recomenda-se pré-tratá-los, o que reduzirá o risco de doenças nas mudas.
A semeadura do material de plantio é realizada do final de março a abril. A planta exige luz solar suficiente, cuja quantidade determinará a altura e a saúde das mudas. Para o plantio, selecione solo com alto teor de turfa, cuja quantidade deve ser de no mínimo 40%. O solo requer a presença de grande quantidade de componentes minerais e microelementos.
Ao usar solo de terreno pessoal, é necessário um tratamento preliminar na forma de vaporização ou calcinação.
Recomenda-se colocar material drenante no fundo do recipiente de plantio, o que retirará o excesso de umidade e evitará o apodrecimento das raízes.Para isso, pode-se usar carvão pequeno com pedaços de no máximo 6 cm, que é misturado ao solo. A semeadura é feita a uma distância de 3 cm e, após o plantio, o solo é tratado com uma solução fraca de humato de potássio por meio de pulverizador.
Após o plantio das sementes, os recipientes são colocados em sala seca e a temperatura é mantida dentro de 30 C0. Os primeiros brotos aparecem no 10º dia. As mudas precisam receber luz suficiente, caso contrário, elas esticarão e ficarão finas. A temperatura durante o período de crescimento das mudas é de 20 C0.
Recomendações para plantio
Antes de plantar em local de crescimento permanente, as mudas são endurecidas. Para isso, forneça um regime de temperatura “duro” durante 2 horas por dia, reduzindo-o à noite para 15 C0, à noite até 8 C0. As mudas estão prontas para o plantio 55 dias após a emergência.
O solo é pré-preparado antes do plantio. Para fazer isso, os seguintes componentes são adicionados a cada medidor:
- 55 gramas - superfosfato;
- 55 gramas - sulfato de potássio;
- 50 gramas - sulfato de amônio.
O plantio é realizado a uma temperatura do ar de pelo menos 13 C0. A largura de sulco recomendada é de 45 cm, o plantio é feito na profundidade de 20 cm Antes do plantio recomenda-se fertilizar os sulcos com Fitosporin ou Baikal. Antes do plantio, as mudas não são regadas por 2 dias, mas 30 minutos antes do transplante são umedecidas abundantemente. A primeira rega é realizada após 10 dias. Cuidados adicionais envolvem técnicas de cultivo agrícola padrão. Algumas semanas antes do amadurecimento, eles param de alimentar os arbustos com fertilizantes.