O Tomato Netuno é uma variedade híbrida. Um número suficiente de tomates está amarrado em um pequeno arbusto compacto. O tamanho da planta permite que proprietários de pequenos terrenos ou estufas cultivem um híbrido.
Algumas características da variedade
A planta é sensível aos níveis de umidade; o ar quente e seco é as condições ideais para o crescimento. O híbrido é geneticamente resistente a doenças:
- septório;
- alternaria, antracnose;
- VTM.
A suscetibilidade à requeima é média.
Distribuído geograficamente por todas as regiões da Federação Russa e da Ucrânia. Regiões de admissão de acordo com o registro estadual da Federação Russa: regiões Volga-Vyatka e Central (terreno aberto).
Tipo determinado de crescimento. A altura do arbusto é de cerca de 70 cm.As plantas são poderosas, não padronizadas. A folhagem é verde clara, ligeiramente ondulada. A primeira inflorescência é formada após 5–6 folhas e, a seguir, após 1–2. Os tomates amadurecem precocemente, em estufas leva 80 dias desde a germinação até a maturação, em campo aberto - 98 dias. Características e descrição dos frutos de tomate da variedade Netuno:
- formato redondo e achatado, vermelho, liso;
- peso 100–110 g;
- alta transportabilidade e manutenção da qualidade;
- rendimento por 1 sq. m em estufa - até 13 kg, sem abrigo - até 7 kg.
O sabor do híbrido Neptune f1 é bom. 100 g de produto contém:
- açúcar até 5%;
- matéria seca 5,4–6,1%;
- ácido ascórbico 23,5–23,7%;
Tecnologia agrícola recomendada
O local de plantio é escolhido com pH neutro ou levemente ácido (6–6,7). Elimina a possibilidade de inundações e estagnação da água. A variedade de tomate Netuno crescerá bem na encosta sul, protegida do vento.
As camas são preparadas no outono. Por 1 m² m de área contribuem:
- Matéria orgânica 9–10 kg (estrume podre, composto).
- Aditivos de fósforo-potássio 20 g.
Na primavera - fertilizantes contendo nitrogênio (10 g por 1 m²). Antes do inverno, o solo é escavado profundamente e, com o início do calor, é solto várias vezes.
As mudas são transferidas para o solo com 55 a 60 dias de idade. Por 1 m² m, são plantadas até 9 plantas, conforme permite o formato compacto dos arbustos. Deixe 40 cm entre plantas.
Ao plantar, coloque 50–100 g de cinza de madeira peneirada com superfosfato (1 colher de chá) em cada cova. As mudas são plantadas em gotas, o solo ao redor do tronco da árvore é coberto com cobertura morta e regado abundantemente. Os tomates da variedade Netuno recebem a primeira alimentação de raiz 14 dias após o plantio. Todos os enteados localizados sob o arbusto inferior são removidos da planta.
Colheita
Os catálogos de sementes apresentam um análogo melhorado da variedade híbrida - Neptune f1 plus.Possui características semelhantes. É considerado mais resistente a condições de terreno aberto e doenças graves.
Em um híbrido de maturação precoce, todos os frutos maduros são removidos antes do início de agosto. Os tomates que começaram a dourar são removidos. A colheita amadurecerá dentro de 10 a 15 dias em local ensolarado. Esses tomates não terão sabor diferente daqueles que estão totalmente maduros nos arbustos.
Em determinadas variedades de maturação precoce, os sinais de murchamento aparecem já no início de agosto. Muitas pessoas consideram isso o início da doença, mas na verdade é um processo natural. Em terreno aberto, os arbustos são completamente desenterrados quando a temperatura do ar cai abaixo de +8 °C.
No final da safra, todos os restos vegetais são retirados dos canteiros. O solo é escavado e plantas de adubo verde são plantadas. As avaliações dos jardineiros concordam que o híbrido de Netuno é um tomate de cultivo sem problemas.