O tomate Obskie Domes é uma variedade de maturação precoce, híbrida, cujos frutos têm formato de cúpula. Externamente, os tomates parecem caquis. A cor da fruta é rosa framboesa, bastante brilhante. O tomate adapta-se bem aos maus climas e é bastante adequado para o cultivo nas regiões norte do país.
Descrição da variedade de tomate
As cúpulas Ob são uma planta baixa, cuja altura máxima pode chegar a 60 centímetros. Devido a essas dimensões, o processamento da bucha deixa de ser difícil. Se você praticar o cultivo de cúpulas Ob em uma estufa, poderá obter um arbusto de até 70 centímetros de altura.
Esta variedade, como indica a descrição na embalagem, pertence a híbridos com um período de maturação bastante precoce. O período desde o momento da semeadura das mudas até a colheita dos primeiros frutos maduros não passa de 100 dias. Uma exceção podem ser situações em que o verão é muito frio e a quantidade de luz solar é menor que o normal.
O resultado ideal pode ser obtido se você cultivar cúpulas Ob em 3 a 5 hastes. Como a massa dos frutos é bastante grande, a planta precisa de estaqueamento mesmo que seja pequena em altura. Seguindo a orientação de horticultores experientes, os enteados devem ser retirados, mas não é recomendável fazer isso acima do ovário do primeiro cacho.
Devido ao tamanho desse tomate ser pequeno, até 6 arbustos podem “caber” em um metro quadrado. Se os tomates forem cultivados em canteiros abertos, até 5 kg de tomates Obskie Dome selecionados podem ser obtidos de uma planta. Se os arbustos crescem em estufa, podemos falar de rendimentos ainda maiores - até 6 quilos por exemplar.
A variedade híbrida meio precoce é determinante. Apresenta resistência à maioria das doenças que afetam as plantas da família das beladonas. O tomate é cultivado por veranistas experientes em todos os lugares, pois ganhou fama de variedade que dá colheita garantida.
A semeadura das mudas deve ser feita dois meses antes da data prevista para o plantio das sementes no solo. O padrão de plantio aproximado é de 400*500 milímetros.
A planta não é alta, mas altura adicional pode ser obtida por meio de enteados: recomenda-se cultivar cúpulas Ob em vários caules, cujo número pode chegar a cinco.
A temperatura ideal na qual a germinação máxima das sementes Ob dome é declarada é de 23 – 25 °C. A variedade reage com muita sensibilidade à rega e à fertilização. A aplicação de fertilizantes complexos é um bom suporte para o tomate Obskie Domes.
Para que as sementes germinem o mais rápido possível, primeiro são colocadas estimulantes de crescimento, que têm um efeito benéfico na germinação e na saúde das sementes.
Características da fruta
Os frutos do tomate da variedade Obskie Domes são de tamanho médio. Seu peso varia de 200 a 260 gramas. Cor - vermelho brilhante ou rosa framboesa. A polpa desta variedade de tomate é carnuda, doce e a casca muito densa. As frutas são perfeitas para enlatar, preparar preparações em forma de molhos e pastas, e tornam-se uma excelente base para saladas e primeiros pratos.
Alguns produtores de vegetais que deixam comentários positivos sobre os tomates observam que, na aparência, os tomates Ob Dome se assemelham a caquis.
Origem da variedade
Os tomates Ob Dome foram criados por criadores de plantas siberianos. A pessoa jurídica responsável pelo empreendimento é a empresa agrotécnica Siberian Garden. Esta variedade é o foco de todas as melhores descobertas da ciência seletiva russa.
Prós e contras da variedade
O tomate Ob Domes tem muitas vantagens:
- pequena altura da planta, o que simplifica muito o processamento;
- resistência às condições climáticas, que podem ser bastante adversas;
- versatilidade no uso de frutas - conservas, conservas, preparações para saladas, consumo in natura;
- capacidade de tolerar bem o transporte de longo prazo;
- alto rendimento: até 6 kg de tomate em um arbusto de estufa e até 5 kg quando cultivado em terreno aberto.
As características da variedade não indicam deficiências significativas.O único fator que os técnicos agrícolas experientes chamam a atenção dos horticultores é a necessidade de realizar o processo de pinçar e amarrar a planta.
Características de cultivo
A variedade Obskie Domes é muito despretensiosa às condições de cultivo. Tolera bem mudanças de temperatura e geadas leves. Em condições climáticas adversas pode ser cultivada em estufa, na zona intermediária cresce bem em campo aberto.
Para obter uma boa colheita de tomates lindos e brilhantes no verão, é necessário semear as mudas no final de março. Isso deve ser feito em solo pré-preparado e aquecido, que é uma mistura bem misturada e umedecida de solo de jardim, areia de rio, cinza de madeira e turfa.
Quando aparecem os primeiros brotos, é uma boa ideia aplicar fertilizantes complexos. A alta capacidade de resposta do híbrido à alimentação será sentida imediatamente.
Ao regar as plantas com água morna, depois de algum tempo será possível notar o aparecimento das duas primeiras folhas e fazer uma colheita. Se um residente de verão pretende colher a maior colheita possível e prolongar o período de frutificação, as sementes devem primeiro ser embebidas em um estimulador de crescimento.
Controle de Doenças
As doenças características do tomate podem ter origens e histórias de distribuição muito diferentes. O sucesso do controle de pragas está no conhecimento das causas de sua ocorrência.
As folhas e frutos do tomate podem ser afetados por doenças fúngicas. Se isso acontecer, as folhas começam a murchar, o tronco fica exposto e, ao pressionar o fruto, notam-se as manchas marrons restantes. Como medida eficaz de controle, a tecnologia agrícola recomenda o uso do medicamento “Strobi”. O método de preparo da solução é o seguinte: coloque dois gramas do medicamento em um balde com água e misture tudo bem. A composição resultante deve ser usada para pulverizar arbustos durante a estação de crescimento.
O efeito da droga "Strobi" será óbvio mesmo se você pulverizar apenas um lado da folha. Você pode ver o produto à venda na forma de grânulos que se dissolvem em grande quantidade de água.
O tomate Ob Domes pode sofrer de uma doença como o oídio. Na maioria dos casos, a patologia pode ser observada em uma estufa de vidro.
Fatores que influenciam favoravelmente o desenvolvimento de esporos bacterianos:
- alta temperatura dentro da estufa;
- rega insuficiente das plantas;
- falta de vitaminas e minerais, fraca imunidade das plantas.
Externamente, a doença não se manifesta de forma alguma. Não há alterações no formato das folhas ou desvios no desenvolvimento dos frutos. A destruição de esporos é possível. Para isso, recomenda-se o uso de humato de sódio, que é diluído na proporção de 1 grama por litro de água.