Os tomates gigantes siberianos são famosos por seu grande tamanho e resistência às flutuações de temperatura. Esta variedade foi desenvolvida na Sibéria especificamente para o cultivo de tomate em áreas frias. Cresce principalmente em estufas. Possui forte imunidade a muitas doenças.
O tomate gigante siberiano tem frutos muito saborosos e de formato incomum. Eles são cultivados para consumo in natura, bem como para fazer sucos, pastas e adjika. As frutas contêm muitas vitaminas e minerais. Eles são bons para o sistema imunológico. A descrição da variedade pode ser lida na embalagem das sementes.
Mais sobre a variedade
As características dos tomates ajudam a determinar quais condições são necessárias para cultivá-los e cuidar deles. Esta variedade está no meio da temporada, os primeiros vegetais aparecem três meses após o plantio das sementes. O gigante siberiano é cultivado em estufa ou em terreno aberto sob uma película. Ele não tem medo do frio. Ele não tem medo de mudanças bruscas de temperatura.
Os arbustos costumam ser altos e podem crescer até dois metros. É por isso que na primavera eles o amarram imediatamente. O caule é denso, a folhagem é densa. As folhas e flores são simples. Para uma boa frutificação, é melhor formar o arbusto em um único caule e arrancar as folhas.
A folhagem muito espessa pode bloquear a luz de que os tomates precisam.
Os frutos crescem grandes. Seu peso pode chegar a 900 gramas. São redondos, de formato alongado e com nervuras nas laterais. A cor às vezes é amarela ou rosa, mas geralmente vermelha. O sabor é doce, suculento e macio. São consumidos frescos em saladas ou preparados em sucos, adjikas e pastas.
Qualquer pessoa pode cultivar este híbrido, conhecendo todos os cuidados. Nas regiões Norte, os cuidados devem ser mais cuidadosos.
Características de cultivo
Para que o rendimento seja alto, é preciso saber cultivá-lo corretamente. grandes variedades de tomates. Normalmente, esses híbridos são plantados com sementes em recipientes especiais e cultivados no parapeito da janela. Ao bicar as sementes, você pode plantar os brotos em recipientes separados para que seu sistema radicular receba mais nutrição. Quando as mudas atingem o tamanho necessário, elas são transplantadas para uma estufa.
Os brotos no peitoril da janela são monitorados cuidadosamente, mantendo a umidade e alimentando-os. É importante saber que a melhor temperatura para as mudas é de 18 graus. Uma boa iluminação é extremamente importante.Se não houver luz natural suficiente, você pode colocar uma lâmpada.
Ao plantar no jardim, é preciso manter distância entre as mudas para que suas raízes não interfiram no crescimento umas das outras e não retirem nutrientes. Os tomates adoram solos férteis, por isso é importante não se esquecer da alimentação na primavera e no meio do verão.
Os fertilizantes incluem preferencialmente esterco, potássio, fósforo, nitrato de amônio, turfa e excrementos de galinha. Geralmente são alimentados antes do plantio, durante a floração e antes da frutificação.
Se estas variedades forem plantadas em terreno aberto, é melhor cobri-las com uma película especial. Isso pode proteger da chuva, vento e orvalho. Todos os galhos e brotos desnecessários são cortados do arbusto, deixando um caule. Isso permitirá que mais frutas amadureçam.
Como cuidar
A produtividade do tomate depende unicamente de quanto esforço a pessoa dedica para cuidar dele. Rega, fertilização, luz, temperatura e umidade são importantes aqui. Se você cuidar mal dos tomates, eles murcharão, os frutos começarão a ficar pequenos e o sabor mudará.
Regras básicas de cuidado:
- A rega de alta qualidade é sempre importante para os tomates. Deve ser água do barril, não fria. Inundar o solo também é muito prejudicial;
- O afrouxamento do solo deve ser feito sempre de maneira correta e oportuna, assim como o amontoamento dos canteiros. É importante não danificar as raízes da planta;
- As ervas daninhas devem ser removidas pela raiz para que não interfiram na nutrição das hortaliças;
- Alimentação com fertilizantes orgânicos e minerais em diferentes períodos de crescimento;
- Arrancar as folhas superiores e inferiores, bem como cortar os brotos em excesso, é necessário para o desenvolvimento normal do fruto;
- Implementar medidas preventivas de combate a pragas: borboletas, carrapatos, besouros, lesmas, grilos-toupeira;
- Arbustos altos são amarrados com cordas;
- É imprescindível ventilar a estufa abrindo a porta frontal ou janelas, regulando assim o nível de umidade desejado.
Cuidar desse tipo de híbrido não é difícil, até um jardineiro novato pode cuidar disso. Seguindo as regras, você pode obter uma grande quantidade de tomates doces e aromáticos.
Opiniões dos jardineiros
As avaliações de todos que plantaram o gigante concordam, em sua maioria, que essa variedade tem muitas vantagens. Os frutos são muito grandes, saborosos e suculentos. Além disso, esta variedade é resistente ao frio e a muitas doenças. Raramente é atacado por insetos nocivos.
Natalya: Esta foi a primeira vez que plantei um gigante em uma estufa. Eu escolhi por causa de seu tamanho grande. Os frutos cresceram muito e têm um sabor muito interessante. Todos os membros da família gostam de saladas com seus acréscimos. Os tomates podem ser salgados em potes, mas primeiro corte-os.
Anton: Sempre escolho essa variedade pelo tamanho grande dos vegetais. Eu os planto no início de maio. Eles não têm medo de geadas e noites frias. Eles gostam quando a terra está bem adubada, então a colheita é grande. Não há caprichos no cuidado, mas exigem rega, amarração e pinçamento de alta qualidade. O sabor é incomparável, açucarado.
O tomate gigante siberiano vai agradar aos amantes de frutas grandes. Esta variedade merece ser plantada em jardins devido à sua abundante frutificação. O cuidado adequado garante excelentes resultados. Aterrissagem feliz!