O tomate Peto 86 pertence à categoria das variedades determinadas de maturação precoce. O crescimento médio de um arbusto atinge a altura de 56 cm, decorrem 110 dias desde o aparecimento do primeiro rebento até ao início do período vegetativo.
[toc]
Devido ao grande número de falsificações no mercado hortícola, recomenda-se comprar sementes apenas em lojas especializadas. O material de plantio é vendido em saquinho de papel contendo 20 sementes. Cada saco contém uma descrição e instruções para o cultivo da variedade.
A variedade apresenta alto rendimento e pode ser cultivada em estruturas de filme coberto e em campo aberto. Avaliações de jardineiros falam sobre como chegar a partir de 1 m2 até 3,5–5,5 kg de vegetais.Com boa tecnologia agrícola e fertilização com fertilizantes complexos, é possível obter um rendimento de até 8 kg por planta.
Características de frutificação
A variedade apresenta tomates vermelhos em forma de cubo e redondos. Os frutos caracterizam-se pela cor uniforme, sem inclusões. O peso médio de um vegetal é de 105 gramas. O tomate possui polpa densa, o que permite que a colheita seja transportada por longas distâncias sem perder suas qualidades externas.
Apesar de as características da casta indicarem a possibilidade de a utilizar fresca e para conservas, segundo a maioria dos jardineiros, a Peto 86 caracteriza-se por uma maior densidade e o seu sabor não é particularmente aromático. Nesse sentido, a variedade raramente é utilizada no preparo de saladas de verão, mas essa desvantagem é compensada com sucesso pela possibilidade de utilização em preparações de inverno.
Os tomates resistem bem às condições de conservação, não perdem o aspecto e adquirem um sabor rico na utilização de especiarias e temperos. Os tomates produzem suco de boa qualidade.
Recomendações para cultivo
Os tomates são cultivados de acordo com técnicas padrão para trabalhar com sementes de tomate. A época de semeadura é determinada em função das características climáticas da região e da época de colheita desejada. As mudas distinguem-se pelo aspecto amigável dos rebentos verdes e, com iluminação suficiente, crescem rapidamente.
No plantio em campo aberto, recomenda-se seguir o padrão de plantio de arbustos 50 por 40 e 1 m2 deve haver de 7 a 9 plantas. Os melhores antecessores do tomate são:
- plantar pepinos;
- variedades de abóbora;
- cenoura;
- couve-flor;
- verduras em forma de salsa ou endro.
Não é recomendado o plantio de mudas de tomate no lugar de plantios anteriores para eliminar doenças da erva-moura.O cultivo repetido em tal local pode ser realizado após 2 ou 3 anos. Não se deve usar esterco fresco no local de plantio, caso contrário os arbustos começarão a engordar, ou seja, formar-se-ão ativamente enteados e folhas grandes. Nesse caso, a planta terá frutificação deficiente e crescimento lento.
Os jardineiros começam a colher os primeiros frutos no início de julho, e a frutificação continua até os últimos dias de agosto com um rendimento gradual da colheita.
A vantagem da variedade é a resistência da planta à requeima. O cuidado padrão consiste em regar, remover ervas daninhas e soltar o solo em tempo hábil e suficiente para melhor fornecer oxigênio à planta e evitar o apodrecimento das raízes.