Uma nova variedade da seleção siberiana, o tomate Filippok, foi criada para cultivo em solo desprotegido em condições de verão curto. Filippok cresce igualmente bem no canteiro do jardim e na varanda ou loggia como vaso de cultivo. A planta em miniatura é caracterizada por alta produtividade e produção precoce e amigável de frutos. O sabor do tomate também merece uma excelente avaliação e justifica plenamente a finalidade de salada da variedade. Vejamos mais de perto as características do tomate Philippok e as recomendações de cuidados.
[toc]
Descrição da variedade
Todas as qualidades selecionadas durante a criação visam a obtenção de uma variedade de alto rendimento e maturação precoce, que resista aos caprichos do clima e produza uma colheita garantida. Nesse sentido, consideraremos as características e a descrição da variedade de tomate Philippok.
- A variedade tem maturação precoce e período vegetativo de 95 dias, o que é uma vantagem indiscutível. Você pode proteger a planta da requeima colhendo antes da primeira geada.
- Outra característica positiva é o tipo determinado de arbusto. A pequena altura de 38–40 cm e a capacidade de limitar o crescimento de forma independente ajudam a planta a formar rapidamente um número suficiente de cachos de frutos. Os tomates amadurecem totalmente durante a estação de crescimento. A planta é compacta e não precisa retirar enteados.
- Os frutos são idealmente redondos, densos, com casca lisa, brilhante e vermelha e merecem atenção especial. O peso médio da fruta é de 40 a 55 g, mas os tomates individuais chegam a pesar 100 G. Os tomates contêm até 2,5% de açúcar, como nas variedades de salada.
A variedade tolera bem quedas de temperatura de curto prazo e pode ser cultivada no local em plantações compactadas, como planta de borda, e plantada na base de tomates altos. Em zonas agroclimáticas com longo período de temperaturas acima de zero, a variedade de tomate Philippok é cultivada semeando as sementes diretamente no solo.
Observação! Filippok produz a maior parte da colheita nos primeiros dez dias de frutificação e em termos de produtividade está à frente da maioria dos tomates anões.
Características de cuidado
Os tomates determinados e de baixo crescimento são bastante fáceis de cuidar e não requerem a retirada dos enteados e a formação de um arbusto. Regras da tecnologia agrícola:
- As sementes das mudas são plantadas 55–60 dias antes do plantio em terreno aberto. Neste ponto, a planta deve ter de 6 a 7 folhas e pelo menos 1 cacho de flores. É aconselhável realizar vários procedimentos de endurecimento, acostumando as plantas às baixas temperaturas e à luz solar direta.
- As mudas são plantadas em solo desprotegido quando o perigo de retorno das geadas já passou. Em maio, as mudas são plantadas em abrigos temporários de filme e no início de junho - em camalhões abertos. Coloque até 5 arbustos por metro quadrado. metro de área com padrão de plantio de 30x50 cm, sendo aconselhável a instalação imediata de estacas para escovas de ligas, se necessário.
- Plantas com crescimento intensivo e frutificação abundante são exigentes em nutrição. Durante a estação de crescimento, são realizadas 3-4 fertilizações com fertilizantes complexos. Além disso, na ausência de chuva, as plantas são regadas duas vezes por semana, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto.
- As avaliações indicam que Filippok pode ser cultivado com sucesso como planta em vaso. Neste caso, selecione potes ou caixas com volume mínimo de 5 a 8 litros. Uma condição importante é a qualidade do solo, cuja estrutura deve ser nutritiva, respirável e absorvente de umidade.
A variedade Filippok é fácil de cuidar, fica linda no terreno, ocupa pouco espaço e, o mais importante, dá colheita garantida. Tomates pequenos e doces são adequados para consumo in natura e ficam ótimos em preparações.