Todo jardineiro se esforça para escolher uma variedade de tomate que produza um alto rendimento e não cause complicações. Avaliações de produtores de vegetais experientes dão exatamente esta recomendação para a variedade de tomate “Full-full”. Esta variedade é preferida pelo seu excelente sabor e versatilidade: pode comê-la do mato ou colocá-la num frasco para saborear no inverno.
Características do tomate “Full-full”
“Full-full” é uma variedade indeterminada de tipo padrão. Começa a frutificar 115-120 dias após a germinação.
Descrição da variedade:
- Os arbustos são poderosos, com altura de 1 a 1,5 metros.
- Sistema radicular fraco.
- A planta é medianamente ramificada, fortemente frondosa e com entrenós curtos.
- As inflorescências são simples, com 5 a 7 frutos.
- O primeiro pincel é colocado após 6-7 folhas, os subsequentes - a cada duas.
- O rendimento é alto, rendendo 11-13 kg de tomates por 1 metro quadrado. m.
A variedade é recomendada para cultivo em estufas e estufas, mas na Rússia central, onde o clima é mais ameno, também pode ser plantada em campo aberto.
Características da fruta:
- A forma é redonda e lisa.
- Peso 100-200 gramas.
- A cor dos frutos maduros é vermelho vivo.
- A pele é densa e lisa.
- Sabor e aroma ricos.
- Bem conservado.
Graças ao excelente sabor e tamanho da fruta, os tomates Polompolno são adequados para uso universal: são igualmente bons para consumo in natura e para enlatados.
Crescendo e cuidando
Pela descrição da variedade, fica claro que o tomate “Full-full” é despretensioso e não requer cuidados especiais, basta regar regularmente a planta e afrouxar periodicamente o solo.
- As sementes das mudas devem ser semeadas 60-65 dias antes do transplante pretendido para um habitat permanente.
- Após o aparecimento das primeiras 1-2 folhas, os rebentos devem ser podados. Na região sul, pode-se semear diretamente no solo sob material de cobertura, em caso de geada.
- Os brotos precisam de nutrição adicional, por isso devem ser alimentados.
- 10-14 dias antes do plantio no solo, o tomate precisa começar a endurecer para que o processo de adaptação seja menos doloroso.
- Recomenda-se colocar 3-4 arbustos por 1 metro quadrado. m.
- Durante o processo de crescimento, é necessário retirar os enteados, formando um arbusto de 1 a 2 hastes. O arbusto, embora poderoso, devido ao seu sistema radicular subdesenvolvido, precisa ser amarrado a um suporte.
- Recomenda-se cobrir o solo ao redor do arbusto com feno ou serragem. Isso protegerá os tomates da falta de umidade e facilitará o combate às ervas daninhas.
As variedades padrão quase não são protegidas contra pragas, por isso os especialistas aconselham monitorar cuidadosamente as plantas e tomar medidas preventivas.
Avaliações
Alexandre:
O nome da variedade justifica-se plenamente. Estamos plantando há dois anos consecutivos. O resultado é excelente – o rendimento é excelente. Eu recomendo.
Olesia:
Plantei alguns em estufa e vários arbustos em terreno aberto. A colheita foi agradável ali e ali. Ficam muito bonitos no mato e são ideais para decapagem.
Alexei:
O tomate “Full-full” me surpreendeu pelo rendimento. Os tomates são lindos e uniformes, não muito grandes. E eles têm um gosto ótimo. Não encontrei nenhuma deficiência.
Catarina:
O tomate é potente, cresce bem e não requer cuidados especiais. Cultivado em terreno aberto. Tomates muito lindos. Até os arbustos são lindos, os troncos são grossos e poderosos. E quando os frutos amadurecem, é um espetáculo para ser visto!
Nellie:
Plantei “Full-full” na estufa, gostei. Rendimento e muito saboroso.