Existem inúmeras variedades no mercado de sementes, mas o tomate Krasnobai não se perde nessa diversidade. Este é o sonho de um jardineiro que se torna realidade - grande, abundante, resistente. Concorre com sucesso com os melhores homólogos nacionais e estrangeiros.
Híbrido de estufa da empresa agrícola "Gavrish"
Uma equipe de criadores russos sob a liderança do professor S. F. Gavrish vem conduzindo há muitos anos um trabalho direcionado no cultivo de vegetais com as propriedades desejadas. Boas estufas tornaram-se mais acessíveis e os jardineiros exigiram tomates de alta qualidade.Os híbridos anteriores resistentes a doenças eram muito pequenos e as variedades não híbridas de frutos grandes adoeciam muito em estufas.
As melhores características foram combinadas pela variedade híbrida de tomate Krasnobay F1 da empresa de sementes Gavrish. Em 2006, a variedade foi incluída no Cadastro Estadual de Sementes e recomendada para solo de interior em grandes fazendas e jardineiros amadores.
Os híbridos têm uma desvantagem significativa: o material da semente deve ser adquirido novamente a cada ano. Felizmente, as sementes de Gavrish são mais baratas do que muitos análogos estrangeiros. A germinação costuma ser muito boa - pelo menos 80 a 90%. Não é necessário pré-tratamento com estimulantes.
Bifes de legumes
Falando em variedade, vale destacar suas principais características distintivas.
Tamanho e forma
Dando características e descrições da variedade de tomate Krasnobay, em primeiro lugar, notam o fruto grande, o que é raro num híbrido. Este parâmetro é único mesmo em comparação com outros “tomates bovinos”: o tamanho de cada fruta do primeiro e do segundo cacho costuma chegar a meio quilo. O peso médio para todas as colheitas é de 300 a 350 gramas.
Os tomates são iguais em peso e formato, não encolhem, são arredondados e achatados, ligeiramente estriados. Nos frutos verdes, é visível uma mancha verde escura no pedúnculo, que desaparece completamente com a maturação.
Consistência
Não foi à toa que esses vegetais foram apelidados de “bifes” - os tomates são de cor vermelho-sangue, carnudos, fortes e não aguados. Um gourmet exigente provavelmente irá acusá-los de serem duros. É claro que, no sabor, os híbridos são ligeiramente inferiores às variedades não híbridas com polpa de “melancia”.
Mas tomates como o Krasnobaya, de casca grossa, são muito mais transportáveis e não enrugam durante a coleta e transporte. Outra vantagem importante é a excelente qualidade de conservação.Mesmo frutas maduras podem ser armazenadas até o Ano Novo (e mais) - não apenas em um ambiente fresco, mas também em um apartamento na cidade.
Propósito
Saladas muito saborosas e lindas são cortadas de tomate bovino: as rodelas de carne não ficam empapadas e mantêm sua forma perfeita. Os preparos ideais são pedaços conservados em gelatina. O suco e a pasta de tomate são excelentes e grossos.
Também é possível enlatar frutas inteiras - em barris. A fermentação tradicional em barris sem adição de vinagre é especialmente bem-sucedida. Faz sentido preparar uma preparação tão original como o tomate seco.
Imunidade
As condições de estufa, além de suas vantagens inegáveis, criam um problema sério: os tomates em estufas muitas vezes sofrem de doenças. A vantagem do híbrido Krasnobay F1 é sua alta resistência a infecções prejudiciais:
- Resiste com sucesso ao mofo do caule e a manchas destrutivas - como a cladosporiose, que leva à escassez de metade da colheita.
- A murcha de Fusarium também não representa uma ameaça para Krasnobay.
- O híbrido praticamente não é afetado pelo vírus do mosaico do tabaco.
- Não há infecção das raízes por vermes nematóides.
- A famosa apresentadora de TV, agrônoma e autora de livros Oktyabrina Ganichkina, que cultivou muitas variedades diferentes em seu terreno, observa que Krasnobay é até resistente ao ataque da requeima.
Sendo colhidos verdes, os tomates amadurecem perfeitamente e não escurecem nem apodrecem.
É muito importante que seja possível minimizar ou eliminar completamente os tratamentos químicos do solo, arbustos e frutos, e obter produtos ecologicamente corretos.
Temperatura
As mudanças de temperatura não afetam a quantidade e qualidade dos frutos. A produtividade não cai mesmo em verões frios e nublados, quando os pés de tomate não ficam muito confortáveis em terreno fechado.
Krasnobay fica especialmente satisfeito no outono em uma estufa sem aquecimento, demonstrando os retornos mais duradouros.
Tecnologia agrícola
Avaliações entusiasmadas sobre a produtividade do tomate Krasnobay vêm dos horticultores que seguem as regras básicas de cultivo.
Prazos
A variedade costuma ser chamada de meio-tarde, embora o tomate se enquadre bem na categoria de meia temporada. Começa a amadurecer 120 dias após a germinação, alguns meses após o plantio das mudas com 60 dias. É bastante natural que tomate de frutos grandes não pode ser precoce. A frutificação é longa e extensa.
Você precisa semear as mudas bem cedo - em fevereiro. As condições ideais de temperatura e a colheita oportuna são de particular importância. As mudas tendem a esticar, portanto pode ser necessária iluminação adicional e o uso de Atlet.
Após o plantio na estufa, as plantas jovens crescem rapidamente e requerem estaqueamento oportuno.
Normalização
Krasnobay é um híbrido indeterminado, com tendência genética ao crescimento contínuo. Ele realiza todo o seu potencial apenas em estufas com altura de teto suficiente. As primeiras flores aparecem na axila da 11ª folha. Durante a temporada, a planta consegue formar com sucesso aproximadamente 8 pincéis, após os quais o ponto de crescimento apical é removido.
Geralmente há 5 ovários em uma inflorescência (se houver mais flores, recomenda-se arrancar as extras). As escovas são pesadas na hora de despejar; não devem quebrar; cada uma deve ser amarrada. É muito importante retirar prontamente todos os ramos laterais (enteados), conduzindo a planta exclusivamente para um caule - Esta é a única maneira de alcançar a produtividade máxima.
Quem plantou Krasnobay coletou um balde e um balde e meio de uma planta. Na verdade, você pode obter de 30 a 40 kg de frutas padrão por metro quadrado. Essa colheita é produzida por 3–4 arbustos, o espessamento é inaceitável.
Nutrição
Para variedades de frutos grandes, a nutrição é fundamental. O solo não deve ser ácido, caso contrário, as substâncias benéficas são mal absorvidas e surge a podridão das pontas das flores. As covas de plantio são preenchidas com uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais. Durante a temporada, são realizadas diversas alimentações líquidas de raízes e foliares. Eles são complexos, com microelementos.
A alternância de seca e rega abundante pode causar rachaduras nos frutos. É muito importante manter a umidade constante e moderada do solo. Uma técnica como cobertura morta funciona bem.