Muitos residentes de verão cultivam variedades precoces de tomate. Isso se deve ao fato de que na maioria das regiões do país é simplesmente impossível cultivar tomate por muito tempo, pois ele pode não suportar o frio. Uma dessas variedades é o tomate Beijo da Vovó. Antes de começar a cultivar esta variedade, é necessário estudar suas características e descrição.
Pequena descrição
O Beijo da Vovó é um tomate de maturação precoce. Os primeiros frutos começam a amadurecer nos arbustos 100 dias após o plantio das mudas no solo. Os arbustos desta variedade são bastante altos e chegam a atingir um metro.Portanto, é preciso amarrá-los para que a planta não quebre com o tempo.
A principal diferença entre esta variedade e os demais tomates são os frutos, que se distinguem pela cor amarelada. Eles têm uma forma plana e redonda e uma superfície ligeiramente granulada. Cada fruta é bastante grande, já que o peso médio do tomate é de 450 gramas. Os tomates são muito suculentos e por isso são muito utilizados no preparo de pratos de vegetais e saladas. Eles não são usados com tanta frequência para preservação devido ao grande tamanho dos tomates.
Plantando sementes
Recomenda-se iniciar o cultivo das mudas na primeira metade da primavera, para que no início do verão os arbustos possam ser transplantados para o solo. O processo de plantio do tomate consiste em várias etapas.
Preparação de sementes
Antes de iniciar o plantio, é necessário preparar o material de plantio. Para acelerar o aparecimento dos primeiros rebentos é necessário embeber as sementes. Para isso, todo o material de plantio é distribuído em saquinhos de tecido, que devem ser colocados em água morna. Os tomates devem ficar de molho por 12 horas. Neste caso, é necessário trocar o fluido a cada 3-4 horas.
Preparação do solo
Alguns novos jardineiros acreditam que é necessário usar solo rico para cultivar mudas, mas isso não é verdade. Recomenda-se usar solo com pequena quantidade de nutrientes. Os rebentos jovens precisam de uma nutrição completamente diferente. Recomenda-se plantar sementes de tomate em mistura de solo preparada com areia e serragem. Terá todas as propriedades físicas necessárias que os tomates jovens tanto necessitam.
Plantando
Depois de terminar de preparar o solo e o material de plantio, você pode começar a plantar sementes.Recomenda-se plantá-las em pequenos vasos de turfa, pois isso simplificará o processo de transplante de mudas para o jardim no futuro.
Os tomates são plantados em pequenas covas de não mais de 2 cm de profundidade, depois borrifados com terra e regados. As plantas plantadas devem crescer em uma sala quente e bem iluminada. Se as mudas não tiverem luz suficiente, isso afetará negativamente os caules. Portanto, a duração da luz do dia para as mudas deve ser de pelo menos 13 a 15 horas.
Aterrissando no chão
É necessário transplantar as mudas para o jardim depois que as geadas noturnas terminarem completamente. Em baixas temperaturas, as mudas de interior podem morrer imediatamente.
Seleção do local
É muito importante escolher o local mais adequado para o plantio do tomate, pois disso dependerá o rendimento. Os tomates são plantas que gostam de calor e, portanto, devem ser plantados apenas em áreas que recebem sol durante a maior parte do dia. As encostas do sul são perfeitas para isso.
Essa área aquece muito rapidamente e graças a isso as plantas crescem melhor. Também é aconselhável escolher um local com boa proteção contra rajadas de vento.
Preparação do solo
Recomenda-se preparar o local para o plantio das mudas no outono. O solo é alimentado com fertilizantes orgânicos e desenterrado. Além disso, antes do plantio, fertilizantes minerais como potássio e superfosfato são adicionados ao solo.
Pousar
O plantio de mudas começa com a criação de covas com cerca de 10-15 cm de profundidade. Para evitar que as plantas interfiram umas nas outras, a distância entre elas não deve ser inferior a 50 cm. Depois de feitos todos os furos, as mudas devem ser colocadas neles em posição vertical e polvilhadas com terra. Em seguida, um pequeno suporte é colocado próximo a cada arbusto para posterior liga.
Conclusão
Mesmo jardineiros inexperientes podem cultivar esta variedade. Avaliações com fotos de pessoas que cultivam hortaliças há vários anos vão ajudar no plantio do tomate Beijo da Vovó.