O cultivo do solo com sulfato de cobre na primavera para o tomate é realizado por muitos produtores de vegetais antes do plantio das mudas. Isso é feito para que as mudas jovens sejam melhor aceitas e cresçam mais rápido. Às vezes, as plantas são plantadas em solo comprado na loja. Porém, nem sempre é de boa qualidade e cada vez mais as pessoas decidem preparar o solo com as próprias mãos.
Este método é mais confiável, pois uma pessoa introduz de forma independente no solo todos os elementos necessários.Portanto, antes de plantar tomate, você precisa se familiarizar com o preparo do solo para as mudas.
Requisitos do solo
Para que as mudas de tomate cultivadas em casa frutifiquem bem, é necessário utilizar solo especial para o plantio das mudas. Ao preparar o solo para a semeadura do tomate, é necessário adicionar todos os nutrientes necessários que as plantas necessitam para o crescimento normal e desenvolvimento posterior. Solo para mudas de tomate deve atender a uma série de requisitos especiais:
- o solo para o plantio de sementes e mudas deve conter a quantidade ideal de nutrientes, deve conter não apenas substâncias orgânicas, mas também outros macroelementos úteis;
- a estrutura do solo deve ser solta para que os arbustos jovens tenham fácil acesso ao ar;
- o nível de acidez não deve ser muito alto - o indicador ideal é 6-7 pH;
- o solo para mudas de tomate não deve conter esporos de fungos e micróbios dolorosos que podem matar pés de tomate;
- Solo de alta qualidade não deve conter resíduos industriais ou metais pesados.
Componentes do solo
Antes de cultivar a terra, você precisa descobrir em que componentes ela deve consistir. Existe um conjunto padrão de elementos que devem ser utilizados no preparo do solo para mudas de tomate. Vários elementos minerais e orgânicos são adicionados a ele.
Turfa
Este componente deve ser incluído no solo das mudas de tomate. Torna o solo mais solto, o que permite absorver e reter melhor a umidade. A turfa tem um ambiente bastante ácido, por isso são frequentemente adicionados farinha de dolomita, giz e agentes desoxidantes.Também precisa ser peneirado, pois pode conter fibras grandes.
A turfa tem excelente capacidade de absorção, por isso é frequentemente usada em estufas onde a umidade é mais alta. Absorve constantemente o excesso de umidade e a armazena nos poros.
O uso de turfa em estufa reduz a quantidade de elementos patogênicos. Esta propriedade é muito importante em condições de terreno fechado.
Preparar o solo para tomates com turfa tem uma série de vantagens:
- o solo tratado fica mais leve e passa a permitir melhor passagem de água e ar;
- esse fertilizante é o melhor componente nutriente para solos arenosos ou argilosos empobrecidos e pobres;
- a turfa é um anti-séptico natural com o qual você pode se livrar de fungos e bactérias prejudiciais ao solo;
- com sua ajuda você pode aumentar o nível de acidez da terra.
Solo foliar
Esse preparo do solo é feito no outono. As folhas são utilizadas para deixar o solo mais leve e solto antes do plantio. Não contêm grande quantidade de elementos nutricionais, mas ainda são muito utilizados.
As folhas que caíram no outono são usadas como base para esse solo. No entanto, não podem ser recolhidos de todas as árvores. Por exemplo, folhas de carvalho não podem ser usadas para preparar solo para mudas de tomate, pois contêm grande quantidade de taninos. Também é melhor evitar folhas de bordo e pinheiro.
A escolha mais adequada são folhas de bétula ou tília. Primeiro, são colocados em várias camadas e polvilhados com solo fértil.
Às vezes, a grama recém-cortada é colocada entre as camadas. O solo foliar leva muito tempo para ser preparado – vários anos. Durante todo esse tempo, as camadas de folhas precisam ser misturadas várias vezes. Se necessário, você pode adicionar terra de jardim, uréia e esterco fresco.
Areia
Na maioria das vezes é usado para soltar o solo para a semeadura. A melhor escolha para isso seria areia de rio limpa, sem impurezas de argila.
Preparar o solo para o tomate com areia permite:
- Melhorar a drenagem. Muitas vezes é adicionado a uma área com solo argiloso e argiloso, de baixa permeabilidade ao ar e estrutura densa. O uso de areia torna a estrutura do solo mais solta.
- Continue quente. A terra misturada com areia aquece muito melhor durante o dia e esfria mais lentamente à noite. Isso permite que os pés de tomate se desenvolvam mais rapidamente.
- Retenha a umidade. O líquido permanece no solo mesmo nos dias quentes de verão. Isso permite que os tomates se desenvolvam mesmo sem rega regular.
Antes de preparar o solo para as mudas, a areia é desinfetada. Deve ser enxaguado com água e aquecido em fogão a gás ou forno.
Perlita
O preparo primaveril do solo para o plantio do tomate com perlita é feito para que o solo absorva mais umidade. Possui propriedade reflexiva que promove o desenvolvimento de arbustos jovens. A perlita é adicionada à camada superior do solo sob as mudas para refletir os raios ultravioleta e evitar o superaquecimento do solo sob o sol. As principais vantagens da perlite incluem:
- este material não contém microorganismos e é totalmente limpo;
- seu uso ajuda a fortalecer o fraco sistema radicular do tomate;
- a perlita não endurece e proporciona boa respirabilidade;
- tem excelentes propriedades de isolamento térmico que evitam o superaquecimento ou resfriamento das raízes das plantas.
Húmus
O húmus é aplicado no outono sob os tomates.Recomenda-se adicionar apenas húmus maduro ao solo para mudas de tomate. Se você usar produtos frescos constantemente, isso pode levar à morte das sementes de tomate e de suas mudas.
Muitas vezes, o chorume é usado para criar solo de plantio. Para prepará-lo, o esterco é misturado a vários litros de água e despejado nas mudas e no solo após a rega.
Componentes inválidos
Nem todos os componentes podem ser adicionados ao solo para mudas ao preparar a mistura de solo em casa. Existem restrições que você deve ler:
- Os fertilizantes orgânicos que estão em processo de decomposição podem prejudicar o crescimento das mudas. Eles emitem muito calor, que vai destruindo gradativamente as sementes e mudas do tomate.
- Não é recomendado adicionar terra ou areia e argila ao solo para mudas de tomate. Torna o solo mais denso e pesado, o que complica muito o fluxo de ar e umidade.
- Não adicione solo coletado perto de estradas movimentadas à mistura de solo. Contém metais pesados que afetam negativamente a saúde das plantas.
Desinfecção
O preparo do solo para as mudas começa com sua desinfecção, durante a qual todas as larvas e bactérias são retiradas do solo. Este procedimento é realizado para evitar a morte dos arbustos e obter uma boa colheita.
Você pode desinfetar o solo com uma solução de permanganato de potássio. É preparado a partir de vários gramas da substância misturados em um balde com água. Depois disso, o solo deve ser pulverizado com a mistura resultante. Além do permanganato de potássio, você pode usar o método de cozimento a vapor.
Para fazer isso, coloque 2-3 litros de água quente na panela.Em seguida, um pano limpo é colocado no topo do recipiente, no qual a terra deve ser despejada. Coloque a panela com água e terra em fogo baixo e deixe ferver por 40 minutos. Sob a influência da alta temperatura, todos os microrganismos patogênicos morrerão.
Também é recomendável verificar previamente o nível de acidez do solo. Você pode fazer isso de várias maneiras:
- utilize os serviços de um laboratório especial e faça exames lá;
- use papel tornassol para verificar;
- No local são plantadas ervas silvestres, que não crescem em solos com alta acidez.
Se a acidez for muito alta, trato o solo com farinha de cal ou dolomita. Cerca de 20 gramas da substância são consumidos por quilograma de massa de solo.
Criando uma mistura de plantio
Depois de preparar todos os componentes necessários, você pode começar a misturar o solo da semente. Não é recomendado fazer isso imediatamente antes de semear. O preparo do solo é feito vários dias antes do plantio para que o solo assente bem e não forme vazios após a rega. Existem várias maneiras de preparar o solo para as mudas.
Primeira maneira
Ao criar uma mistura de plantio, esta receita é usada com mais frequência. A mesma quantidade de húmus, areia, solo foliar e sulfato de cobre é adicionada a parte do solo gramado. Todos os componentes são bem misturados e adicionados a uma mistura composta por 15 litros de água, 30 gramas de sulfato, 40 gramas de superfosfato e 15 gramas de uréia. A solução resultante é despejada no solo onde as sementes serão semeadas.
Segunda via
O solo gramado é misturado com a mesma quantidade de areia e turfa. Se não houver turfa, você poderá adicionar solo preparado comprado.Se necessário, você pode adicionar um pote de litro de cinza de madeira e três colheres de sopa de superfosfato à mistura.
Terceira via
Preparamos uma solução a partir de duas partes de solo gramado, parte de areia de fundo e húmus. Em seguida, meio litro de cinza de madeira é adicionado à mistura resultante. A mistura preparada é aplicada sob os tomates na primavera.
Conclusão
Nem todas as pessoas sabem preparar adequadamente o terreno para o plantio de mudas de tomate. Para entender isso, você precisa se familiarizar com os componentes da mistura de solo e de que forma ela pode ser preparada.