O Tomato Mahitos F1 é uma variedade híbrida que permite obter uma rica colheita de saborosos tomates mesmo em regiões caracterizadas por significativas oscilações de temperatura. A variedade se diferencia pela facilidade de cuidado e alta taxa de sobrevivência nas diversas condições ambientais. Mas para obter as colheitas mais ricas e de excelente sabor, é necessário conhecer as características da casta e as regras de cultivo e cuidado dela.
Características distintas
As características e descrição da variedade Makhitos afirmam que esta planta apresenta maturação precoce. Além dessa característica, esses tomates apresentam as seguintes características:
- indeterminação;
- os frutos são grandes;
- a casca da fruta apresenta uma tonalidade vermelha brilhante;
- o amadurecimento da colheita ocorre simultaneamente;
- a planta possui boa imunidade a doenças como cladosporiose e nematóides;
- aparelho decíduo com estrutura pronunciada;
- os frutos são redondos;
- o peso dos tomates maduros pode chegar a 260 gramas e, em alguns casos (com mais cuidado) os arbustos dão frutos com tomates pesando 0,5 - 0,6 kg;
- a casca é densa e de textura lisa, o que permite transportar tomates maduros por longas distâncias;
- o rendimento máximo da variedade Mojito é alcançado somente quando cultivada na segunda rotação;
- A polpa da fruta é carnuda, suculenta, o sabor é caracterizado por notas adocicadas.
A descrição do tomate Makhitos F1 destaca as seguintes vantagens da variedade:
- a capacidade de plantar um híbrido em diferentes ambientes climáticos;
- formação de um sistema radicular forte;
- alta taxa de sobrevivência;
- excelente vigor de crescimento;
- o híbrido dá frutos ativamente mesmo quando imerso em condições ambientais estressantes.
Para cultivar uma planta sã e que produza uma colheita rica, o tomate deve ser plantado corretamente e ter os cuidados necessários.
Recomendações para plantio
As mudas devem ser cultivadas como outras variedades de tomate. Para fazer isso, você pode usar as instruções fornecidas:
- As sementes são embebidas em qualquer estimulante de crescimento por 12 horas.
- O solo está sendo preparado. O solo deve ser desinfetado e aquecido a uma temperatura de 22 graus.
- É necessário semear as sementes do tomate variedade Machitos até a profundidade de 1 centímetro.
- Durante a semeadura, mantenha uma distância entre as sementes de 2,5 a 3 centímetros.
- Em seguida, o plantio é borrifado uniformemente com terra e regado com uma solução preparada a partir de um medicamento que permite superar doenças localizadas em determinada região do país, dissolvido em água.
- O recipiente é coberto com filme ou vidro e colocado em local claro e quente.
- Após o surgimento dos primeiros brotos, o filme é retirado e, quando se formam 2 folhas, as mudas são plantadas.
Essa planta pode ser transplantada para o jardim imediatamente após a ocorrência de condições favoráveis.
Transplante para o solo e cuidados
Os residentes de verão estão interessados em saber quantos arbustos podem ser plantados por 1 metro quadrado. No plantio de mudas, uma característica deve ser observada: os arbustos devem estar localizados a uma distância de pelo menos 40 centímetros um do outro, e a distância entre as fileiras deve ser de no mínimo 1 metro. Ou seja, por 1 metro quadrado você pode plantar apenas 2 arbustos. A descrição da variedade afirma que ao plantar desta forma deve-se esforçar-se para formar um arbusto com duas hastes. Essas regras permitem obter o dobro do rendimento do plantio de arbustos a uma distância de 20 centímetros um do outro.
Para que o tomate Machitos produza uma colheita rica, a planta plantada deve ser bem cuidada:
- Os tomates só devem ser regados quando o solo começar a secar. A rega deve ser feita estritamente pela raiz, evitando a entrada de umidade na folhagem.
- Ao utilizar irrigação por gotejamento, é necessário ajustar sua intensidade. Se o aparelho possuir uma fita caracterizada por rega intensiva, ela deve ser reduzida, caso contrário a planta pode morrer devido à propagação da podridão.
- Se a temperatura ambiente cair significativamente, a rega deve ser minimizada e interrompida por um tempo.Isso protegerá Makhitos F1 da hipotermia, pois em uma situação tão estressante a planta não extrairá água.
- Os fertilizantes precisam ser aplicados em quantidades muito pequenas. A descrição da variedade recomenda fazer a primeira aplicação de fertilizantes somente após a formação de 3–4 pincéis no arbusto.
Se as regras listadas para regar e fertilizar não forem seguidas, a polpa dos tomates maduros ficará aquosa e insípida.
Influência de fatores negativos
Os tomates Mahitos estão incluídos no grupo do tipo vegetativo. O cultivo adequado permite que você obtenha um arbusto poderoso e forte. Existem vários fatores que interferem na formação de uma planta saudável. O cultivo desses tomates não deve ser acompanhado de rega intensiva e aplicação de fertilizantes minerais junto com a irrigação.
Se um residente de verão negligenciar essas dicas, as plantações começarão a aumentar ativamente o número de enteados e a mudar o tempo de amadurecimento dos frutos para um período posterior. Só existe uma maneira de determinar o nível ideal de irrigação para sua região: na prática. O aparecimento de uma colheita pequena e frutos de longa maturação indica violação das regras de fertilização e rega.
Alguns veranistas, ao plantar a variedade de tomate Makhitos, afirmam que os frutos maduros apresentam fraca intensidade de cor na casca. Este problema pode estar relacionado à composição individual do solo. Na maioria das vezes, a essência da anomalia está no desequilíbrio de potássio e manganês. Para obter frutos brilhantes, seu cultivo deve ser acompanhado da adição ao solo de fertilizantes de potássio e manganês, que afetam a coloração do tomate em sua cor natural e seu amadurecimento oportuno.
Outro fator negativo que precisa ser tratado é a grande quantidade de folhagem.Porém, não se deve lutar de forma drástica, pois as verduras são necessárias para resfriar a planta. Para não prejudicar o arbusto, é necessário colher apenas as folhas que atrapalham a formação e o amadurecimento do fruto.
Apesar de apresentar alguns problemas no cultivo da variedade Machitos, o tomate é uma planta despretensiosa. Isso se deve ao fato de que todos os problemas listados são facilmente identificados e prontamente eliminados sem perda das características qualitativas e quantitativas da cultura.