Os tomates são uma das culturas de jardim favoritas que crescem em chalés de verão. Graças ao seu sabor inigualável, o tomate é muito apreciado pelos jardineiros e simplesmente pelos amantes deste vegetal. Entre a grande quantidade de variedades de tomate, o tomate Beefsteak conquistou a preferência dos jardineiros por seu cuidado pouco exigente e alto rendimento. Além disso, seu sabor permite fazer maravilhosos molhos, sucos e purê de tomate. Quanto à conservação, é enrolado apenas em rodelas, pois é bastante grande.
Descrição da variedade
O berço desta variedade de tomate são os EUA.Embora isso não impeça em nada que seja cultivado em outras regiões. Destina-se principalmente ao cultivo em estufas, mas também se sente bem ao ar livre nas regiões do sul.
Suas principais características são que:
- Tem uma fruta bastante grande, em média o tamanho de um tomate pode ser de 300 a 500 gramas.
- Além disso, é uma variedade de meia estação, portanto a colheita pode começar 80-90 dias após o plantio.
- Como este tomate possui estrutura de caule ramificado, é necessário instalar suportes para formar um arbusto.
- Bastante resistente a vários tipos de doenças.
- Para obter uma colheita maior, os arbustos precisam ser amarrados, deixando 1 a 2 hastes.
- Quanto ao rendimento, esta variedade pode produzir cerca de 8 a 10 quilos por metro quadrado.
- O sabor é excelente, a polpa é carnuda, o que contribuiu para o seu nome.
- Quando devidamente coletados podem ser armazenados por muito tempo.
Outra característica desta variedade é que existe um grande tomate White Beefsteak. Ela atinge um tamanho bastante grande, mas tem uma pele verde-esbranquiçada clara. Junto com o tomate deste tipo, é fácil de cuidar e possui as mesmas qualidades.
Plantio e cuidado
Para plantar esse tomate em seu terreno, você precisa conhecer as características de seu cultivo. Como os tomates Beefsteak gostam bastante do calor, é recomendável plantá-los em estufa. E nas avaliações dos jardineiros você pode ouvir recomendações sobre o plantio dessa planta ao ar livre. Dizem que se for plantado em campo aberto, o melhor é fazê-lo no final de maio ou início de junho, quando já passou a ameaça de geadas noturnas.
Vale a pena semear no final de março, de preferência em filme ou vidro. Além disso, você precisa levar em consideração os seguintes recursos:
- A profundidade de plantio não deve ultrapassar 1,5 centímetros.
- É necessário regar o recipiente com as sementes plantadas com borrifador.
- Quando as mudas apresentam 2 a 3 folhas verdadeiras, é necessária a colheita obrigatória.
- Para que as futuras mudas ganhem força, é necessário fertilizá-las durante o período de seu crescimento. Aproximadamente 2-3 vezes, antes de plantar na área principal de cultivo.
- Basicamente, o plantio em local permanente é realizado após 50-60 dias da data da semeadura.
Apesar de esse tipo de tomate não necessitar de cuidados especiais, além da alimentação das mudas, recomenda-se adicionar húmus, cinza de madeira e um pouco de areia ao solo antes do plantio.
Para evitar a ocorrência de doenças fúngicas que podem surgir em decorrência do alagamento, o solo ainda precisa ser desinfetado. Para fazer isso, você pode usar preparações contendo cobre ou despejar água fervente sobre o solo. Você também pode usar uma solução leve de permanganato de potássio.
É muito importante que o solo ao redor do arbusto seja solto após a rega. Isso facilitará a penetração do oxigênio nas raízes da planta, evitando a estagnação da água.
As regras básicas para cuidar desta cultura de jardim incluem o seguinte:
- Após o plantio no local de crescimento principal, os arbustos devem ser pinçados, retirando o excesso de brotos.
- Você precisa formar um arbusto com 1-2 hastes, isso aumentará o rendimento. Além disso, essa planta será mais fácil de cuidar.
- É muito importante que a distância entre os arbustos seja de no mínimo 50 centímetros.
Dependendo da região e dos cuidados adequados, cresce no mato uma grande quantidade de frutos e, se forem vários, serão bem grandes.
Quanto à rega, no período em que os frutos começam a se formar no arbusto, recomenda-se aumentar a quantidade de rega, mas ao mesmo tempo tentar não umedecer demais o solo. Graças às regas frequentes, os frutos terão polpa suculenta e isso terá um efeito muito positivo no tamanho do próprio fruto.
Pelas suas qualidades úteis e pelo cultivo pouco exigente, podemos concluir pelas avaliações que este tomate é superior em qualidade a outras variedades desta cultura. Isto também se aplica à variedade branca.
Use na culinária
Devido ao seu tamanho, os frutos da variedade Beefsteak são utilizados principalmente no preparo de produtos a partir dela.. Ficam muito bonitos cortados em rodelas, e servi-los com tomates brancos vai se tornar uma decoração original para qualquer mesa festiva. Quanto à conservação, pode ser feita cortando-os em rodelas, pois tomates tão grandes simplesmente não cabem num pote.
E para concluir, podemos dizer que, além de muitas vantagens principais, esta variedade de tomate possui uma grande quantidade de nutrientes, além de vitaminas, principalmente dos grupos A e C.