Como escolher uma variedade de tomate e não se enganar? O tomate Skif F1 é adequado para cultivo nas regiões norte e sul do país. Esta é uma excelente variedade com rendimentos estáveis.
Descrição da variedade Skif
Em primeiro lugar, deve-se destacar que a variedade de tomate Skif pertence aos híbridos de primeira geração. Foi criado por criadores holandeses como um híbrido destinado ao cultivo em campo aberto e em casa de vegetação. Além disso, a variedade de tomate Skif F1 é um híbrido destinado ao cultivo nas regiões sul em campo aberto. Os tomates são altos, interdeterminados. A altura máxima do tronco pode ser de 1,7 metros.
A primeira inflorescência da planta forma-se acima da 5ª folha cheia. Os subsequentes - em intervalos de 1-2 folhas. Para obter o máximo rendimento, recomenda-se formar o tronco em 1 ou 2 hastes. Os arbustos adultos requerem ligas com treliças, bem como a retirada dos brotos laterais. Sem estas ações, os rendimentos podem ser fracos.
O híbrido de tomate Skif F1 é uma variedade com maturação precoce dos frutos. A primeira colheita dos canteiros pode ser feita 90-103 dias após o aparecimento dos brotos. Uma das principais vantagens escolhidas pelos jardineiros que plantaram um híbrido em seu terreno é sua alta imunidade a doenças do tomate, como murcha de fusarium, nematóides das galhas e verticillium. Além disso, os arbustos raramente sofrem do vírus do mosaico do tabaco.
Os tomates da variedade Skif F1 caracterizam-se pelo bom rendimento. De um arbusto você pode colher cerca de 6 kg de vegetais. Ao cultivar 9 arbustos por metro quadrado, o rendimento será de 40 kg de vegetais maduros.
Características dos frutos de tomate Skif F1
A coisa mais importante que você deve estudar antes de comprar sementes de qualquer variedade de erva-moura é a descrição da fruta.
Características do tomate:
- Os frutos têm formato oval (os vegetais dos últimos cachos podem ter um “nariz” pequeno e pontudo);
- Os próprios tomates são densos, a casca e a polpa são vermelhas. Os frutos verdes são verdes claros;
- O peso de um vegetal maduro pode ser de 155 a 250 g;
- Os tomates têm sabor doce, suculento, a polpa é carnuda;
- Destinado ao consumo in natura. Também é ótimo para decapagem. Devido à casca densa, os frutos não racham e mantêm a aparência.
- Os vegetais toleram bem o transporte e são adequados para venda.
Descrição das vantagens e desvantagens
O feedback dos agricultores que cultivaram o híbrido em suas casas de verão é em sua maioria positivo.
Vantagens:
- As plantas toleram bem o clima quente e seco;
- Rendimento estável de tomate durante todo o período de frutificação:
- Alto sabor das frutas;
- Uso universal (especialmente adequado para conservas inteiras);
- Não suscetível ao desenvolvimento da maioria das doenças das culturas de erva-moura;
- Os vegetais têm uma apresentação atraente e são adequados para fins comerciais.
O tomate não tem desvantagens significativas. A única desvantagem do cultivo desta variedade é a necessidade de amarrar os troncos e retirar os brotos laterais.
Como cultivar mudas corretamente
O cultivo e o plantio adequados de mudas são a coisa mais importante a lembrar ao cultivar não apenas as culturas de erva-moura, mas também quaisquer outros vegetais e frutas.
Plantei mudas em casa da seguinte forma:
- Após a compra, a qualidade das sementes pode ser verificada. Para isso, é necessário preparar uma solução salina e colocar nela o material de plantio. Você só pode plantar sementes que caíram no fundo.
- O solo para o plantio pode ser preparado com antecedência, ou você pode comprar uma mistura pronta para verduras na loja.
- Você pode semear em meados de março.
- Coloque pequenas pedras ou pedrinhas no fundo da caixa e adicione terra e água.
- Faça sulcos com 2 cm de profundidade e plante as sementes. Cubra-os com filme plástico e coloque-os em local escuro.
- Após o aparecimento dos brotos, a película é retirada e os recipientes colocados nas janelas sul ou leste.
- Após o aparecimento das folhas maduras, as mudas são plantadas em vasos separados. Para isso, você pode usar copos comuns de plástico ou turfa.Em taças de turfa, as mudas podem ser plantadas em terreno aberto.
Dependendo do tipo de primavera, escolha a época de plantar as mudas em local permanente. Normalmente é final de maio - início de junho.
Você pode preparar o solo para o plantio do tomate no outono, imediatamente após a colheita de toda a colheita. Muitos insetos se escondem no solo durante o inverno, então é preciso desenterrá-los e regá-los com uma solução de permanganato de potássio. Na primavera, o solo é desenterrado novamente e os fertilizantes são aplicados. Onde os tomates crescerão no futuro, você pode plantar verduras ou cebolas.
Plantei as mudas em local permanente da seguinte forma:
- Limpe as ervas daninhas do solo, desenterre e regue com uma solução de permanganato de potássio.
- Em seguida, misture com esterco ou húmus. Faça furos com diâmetro de 30. A distância entre os furos deve ser de no mínimo 50 cm.
- Plante mudas (os caules do tomate só podem ser enterrados profundamente se estiverem “parados” em casa há muito tempo e “esticados” demais).
- Compacte o solo ao redor do caule e regue generosamente com água morna.
- À noite, as camas podem ser cobertas com material quente.
Quando não houver geada à noite e os arbustos ficarem mais fortes no novo local, você pode parar de cobri-los.