O que fazer se as orelhas de um leitão ficarem azuis e causar prevenção de doenças

O exame regular dos recém-nascidos, o diagnóstico correto e o tratamento oportuno são os principais fatores que contribuem para o cultivo de uma população suína saudável. Se as orelhas de um leitão ficarem azuis, você poderá decidir o que fazer após testar e fazer um diagnóstico. Deve-se ter em mente que esse sintoma é característico de diversas doenças.


Por que as orelhas dos porcos ficam azuis e o que deve ser feito?

Existem várias doenças dos porcos que fazem com que a pele das orelhas fique azulada.

Síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS)

Manchas azuis que aparecem na pele são um dos primeiros sinais de infecção pela doença. Além disso, na maioria das vezes a síndrome afeta porcas. O enterovírus, que se espalha no tecido pulmonar, é o agente causador da doença. O perigo da doença também se manifesta no fato de a prole sofrer.

Os leitões apresentam nervosismo, leves tremores em todo o corpo e, às vezes, convulsões. A prole nasce a termo, com peso normal, mas um reflexo de sucção pouco desenvolvido afeta negativamente o desenvolvimento dos bebês. Se os exames laboratoriais confirmarem o diagnóstico, os animais são vacinados.

Clamídia

As bactérias patogênicas da clamídia afetam os intestinos e o trato respiratório dos animais. Os leitões recém-nascidos são mais frequentemente infectados por porcas. Sintomas da doença: febre, temperatura corporal elevada, convulsões, fezes moles. Se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, os leitões morrem após 2 a 4 dias. Como o tratamento da clamídia é caro, os recém-nascidos doentes são frequentemente abatidos.

As orelhas do leitão ficaram azuis, o que devo fazer?

Disenteria

A doença infecciosa é caracterizada por intoxicação e danos ao cólon. Manifestações da doença:

  • orelhas azuis;
  • diarreia frequente;
  • perda repentina de peso;
  • falta de apetite;
  • temperatura corporal elevada (até 40-41 °C).

Aos primeiros sinais de doença (distúrbios nas fezes, perda de apetite), os animais ainda podem ser curados com injeções de antibióticos e soro antidisentérico.

As orelhas do leitão ficaram azuis, o que devo fazer?

Doença de Aujeszky

Além das orelhas azuis, os sintomas da doença se manifestam em aumento da temperatura corporal, vômitos e convulsões, diminuição do apetite num contexto de aumento da excitabilidade e sede intensa. O sistema nervoso central dos suínos é o mais afetado pela doença. A taxa de mortalidade é de 30-35%.Os animais doentes são frequentemente abatidos, uma vez que o tratamento dos animais é dispendioso. Os produtos à base de carne só podem ser utilizados na alimentação após tratamento térmico completo.

Salmonelose

Se os animais não forem devidamente cuidados (as gaiolas não são limpas, os pratos de comida são lavados de forma descuidada ou raramente), a probabilidade de os leitões serem infectados com salmonelose aumenta. É preciso ter em mente que os recém-nascidos sofrem mais com a doença do que os adultos. Além das orelhas azuis, os leitões apresentam conjuntivite, comprometimento da função respiratória e aumento da temperatura corporal. O tratamento se resume a tomar os antibióticos Levomicetina e Sintomicina.

As orelhas do leitão ficaram azuis, o que devo fazer?

Outras razões

Às vezes, a causa das orelhas azuis pode ser insuficiência cardíaca. Como os vasos sanguíneos das orelhas estão pouco cheios de sangue, a pele adquire uma tonalidade azulada ou esbranquiçada. A doença não é apenas congênita.

Especialista:
A insuficiência cardíaca pode ser desencadeada pela ingestão de alimentos contaminados com pesticidas, cogumelos venenosos ou certas toxinas metálicas.

Sinais de doenças

Normalmente, a pele azulada das orelhas não é o único sintoma de uma infecção animal. Ao examinar um animal de estimação, preste atenção aos seguintes desvios no comportamento e na saúde dos porcos:

  • apetite e temperatura corporal do animal de estimação;
  • mudanças de comportamento (excitabilidade ou inibição);
  • regularidade e qualidade das fezes;
  • sede forte;
  • convulsões.

As orelhas do leitão ficaram azuis, o que devo fazer?

Para não errar no diagnóstico, recomenda-se, além do exame externo, a realização de exames laboratoriais.

Prevenção do problema

Existem regras para cuidar dos animais, seguindo as quais é fácil criar animais saudáveis:

  • limpeza e desinfecção completas das instalações;
  • a dieta é baseada em alimentação balanceada;
  • exame veterinário regular de leitões;
  • isolamento de animais infectados.

Uma excelente medida preventiva é a vacinação de porcos adultos e leitões recém-nascidos.

Não é recomendado tomar levemente as orelhas azuis dos leitões ou a formação de manchas azuladas na pele. Quando seus animais de estimação apresentarem os primeiros sinais de doença, entre em contato com um veterinário. Somente o diagnóstico correto e a orientação do tratamento permitirão que os animais “se recuperem”.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim