A inclusão de aditivos alimentares para suínos estimula o crescimento. Com alimentação balanceada e boas condições de alojamento, aumenta o crescimento diário em até 4%, aumenta o consumo de ração em 0,2-1,4%, melhora a conversão (relação entre o peso da ração consumida e o peso do produto acabado) para o estabelecido norma de 2,5-3,9% .
O que são aditivos alimentares?
Na suinocultura, estimulantes de crescimento são incluídos na dieta dos animais para ganhar peso vivo rapidamente.Sua finalidade: ativação da síntese protéica, melhoria da absorção de nutrientes, decomposição de substâncias complexas em uma forma de fácil digestão.
Categorias de aditivos alimentares que promovem o crescimento para suínos:
- enzimático;
- hormonal;
- suplementos dietéticos e suplementos vitamínicos;
- fosfatídeos;
- antibióticos (ração);
- probióticos.
Hormonal
Os estimulantes hormonais ativam o sistema endócrino dos porcos. Os medicamentos (esteróides anabolizantes) contêm hormônios sexuais e são liberados na forma de injeções:
- Nandrolona, Laurabolin, Retabolil são administrados por via intramuscular;
- DES, as ampolas de Sinestrol são implantadas sob a pele na área atrás da orelha e se dissolvem em 6 a 9 meses.
As injeções hormonais são administradas uma vez a cada 2-3 semanas.
Enzimático
O objetivo dos aditivos enzimáticos para rações para suínos é melhorar a digestão, ativar os processos de digestão dos alimentos, a fim de maximizar a absorção dos componentes nutricionais. Extratos enzimáticos são produzidos a partir de entranhas de porcos adultos. Use o fígado, baço, rins. O estimulador é injetado sob a pele na forma de solução uma vez a cada 10 dias. O aditivo Nucleopeptídeo é popular entre os suinocultores.
O medicamento começa a ser administrado por via subcutânea a partir de um mês de idade e termina 10 dias antes do abate.
Alimente antibióticos
Os antibióticos suprimem o crescimento da microflora intestinal patogênica e fortalecem o sistema imunológico. O corpo dos porcos não desperdiça energia no combate a infecções, por isso eles ganham massa muscular ativamente. Segundo as estatísticas, tomar os medicamentos Cormarin, Tetraciclina, Vitamicina, Biovit-40, Cormogrisina proporciona ganho de peso de até 15-20%.
Fosfatídeos
Os fosfatídeos contêm ácidos graxos, álcoois poli-hídricos, ácido fosfórico, substâncias que melhoram o metabolismo das proteínas e a digestibilidade dos nutrientes. Os fosfatídeos são obtidos a partir de óleos vegetais por extração e são produzidos na forma de uma emulsão viscosa e marrom.Na hora de servir, é diluído em água e colocado nos bebedouros dos animais jovens.
Suplementos vitamínicos e suplementos dietéticos
Esses grupos de estimulantes de crescimento são usados por agricultores, empresas industriais e proprietários de propriedades rurais. Os componentes contidos nos suplementos promovem a rápida formação de tecidos. Os aditivos dietéticos aumentam o valor nutricional dos alimentos básicos e melhoram a sua digestibilidade. Este tipo de aditivo é apresentado no mercado:
- pré-misturas;
- BMWD - suplementos vitamínicos proteico-minerais;
- ácidos naturais.
BMVD e pré-misturas não são alimentos completos. Eles são misturados à ração. A porcentagem de pré-misturas na dieta é de 1 a 5%, BMVD - 10 a 30%. Os ácidos naturais - succínico, glutâmico, cítrico, também estimulam o crescimento. Eles são administrados na forma de solução aquosa com alimentos. A dose é calculada com base no peso do animal.
Os complexos vitamínicos são apresentados em comprimidos, pós, soluções injetáveis (intramusculares, subcutâneas). Eles são prescritos para animais se não houver BMVD na dieta. Elementos úteis são encontrados em substâncias de origem orgânica e mineral.
Elemento | Aditivo |
Fósforo | Cinzas, farinha de carne e ossos, farinha de ossos |
Vitaminas | Fermento alimentar, Azobacterina |
Cálcio | Alimente giz, cinza, farinha de carne e ossos |
Sódio | Sal de mesa |
Probióticos
As preparações contêm: microrganismos que têm um bom efeito na microflora intestinal, bacteriocinas que promovem a rápida adaptação de bactérias benéficas, metabólitos - resíduos de microrganismos benéficos (microelementos, vitaminas, aminoácidos).
Vantagens e desvantagens de uso
A introdução de estimulantes de crescimento na dieta tem prós e contras. As vantagens dos aditivos alimentares incluem:
- ganho de peso acelerado;
- reduzindo a proporção de gordura;
- melhorando o sabor da carne;
- redução dos custos de manutenção através do aumento do valor nutricional da ração;
- redução da morbidade devido ao aumento da imunidade;
- redução da mortalidade de animais jovens.
Para que o uso de estimulantes tenha o efeito declarado, é necessário um controle constante da dosagem. As taxas e o período de utilização dos aditivos alimentares dependem da idade e do peso dos porcos. O não cumprimento das mesmas pode prejudicar a saúde dos animais. As peculiaridades do uso de estimulantes de crescimento dificultam o cuidado e demoram mais.
Regras de seleção
Há uma série de características que são avaliadas na escolha de estimulantes de crescimento. Em primeiro lugar, os aditivos devem ser economicamente benéficos e não tóxicos. Em segundo lugar, quando incluídos na dieta alimentar, não devem:
- causar efeitos colaterais;
- influenciar negativamente a microflora intestinal;
- promover o desenvolvimento da microflora patogênica;
- acumulam-se nos músculos e tecidos intestinais;
- poluir o meio ambiente;
- reduzir o efeito terapêutico das drogas.
Informações detalhadas sobre o produto (todos os componentes, data de fabricação, prazo de validade, requisitos de condições de armazenamento) devem estar na embalagem. O produto deve atender aos requisitos do GOST e possuir certificado de conformidade.
Características do uso de estimulantes de crescimento
As pré-misturas são adicionadas à ração dos leitões se forem detectadas patologias de desenvolvimento, crescimento, raquitismo, dermatite, anomalias no funcionamento dos músculos ou do sistema nervoso. A mistura fornece aos animais vitaminas importantes:
- C melhora o funcionamento do sistema reprodutivo.
- B6, B12 aliviam cólicas, dermatites, deficiências de vitaminas e normalizam o metabolismo.
- A, E, D3 afetam o desenvolvimento do tecido ósseo e muscular, o crescimento e eliminam os sintomas do raquitismo.
Quando são usados estimulantes de crescimento, os porcos em engorda ganham peso rapidamente. As vitaminas são necessárias na alimentação.Eles fortalecem o esqueleto, cuja carga aumenta junto com o crescimento da massa muscular.
Ao introduzir vários tipos de aditivos na dieta, sua compatibilidade é levada em consideração. Combinações de estimulantes selecionadas incorretamente (antibióticos para rações, pré-misturas, vitaminas) podem provocar alergias e diarréia. A dosagem de todos os medicamentos é calculada dependendo da idade, peso e raça.