Qualquer proprietário que tenha vacas na sua exploração quer ver os seus animais saudáveis, altamente produtivos e bem alimentados. O uso de aditivos alimentares para bovinos permite aumentar a produção de leite, criar rapidamente animais jovens e obter ganho de peso significativo. Vale a pena discutir detalhadamente quais aditivos são melhores para usar e como usá-los corretamente para não prejudicar o gado.
Características e finalidade dos aditivos alimentares
Os aditivos alimentares são misturas especiais altamente nutritivas, cuja adição à ração principal aumenta a produtividade dos animais. O uso diário de 5 a 30% de aditivos na ração permite saturar a alimentação das vacas com microelementos, torná-la equilibrada em composição e aumentar a eficiência da alimentação. Além disso, seu uso aumenta a produção de leite, reduz o custo do leite e melhora a qualidade do produto.
Os aditivos alimentares são produzidos para diversas categorias de gado: vacas leiteiras, animais jovens, touros. Ajudam a reduzir as perdas sazonais, fornecem alimentos com as vitaminas e proteínas necessárias e aceleram o crescimento e desenvolvimento do gado. De acordo com a finalidade a que se destinam, são divididos em preventivos, terapêutico-profiláticos ou terapêuticos.
Composição e variedades
Eles aumentam o prazo de validade dos alimentos, protegem os animais de doenças, melhoram o apetite das vacas e a digestibilidade dos alimentos. Há:
- BVMK são concentrados minerais proteicos e vitamínicos. São uma mistura homogênea de componentes finamente moídos com alto teor de proteínas. Contêm proteínas, fibras, vitaminas A, D, E, cálcio, fósforo, sódio e outros componentes que aumentam a qualidade e o valor nutricional da ração. Ajude os animais a digerir melhor os alimentos. Aumentar o teor de gordura do leite em 0,2-0,3%. São utilizados de forma econômica: 600 gramas de concentrado são suficientes para uma vaca por dia.
- ABMC é um concentrado de vitaminas e minerais que contém adicionalmente uréia. A composição contém componentes que melhoram a digestão, vitaminas e microelementos.
- As pré-misturas são misturas divididas em simples e complexas: as simples contêm um complexo de vitaminas e minerais, enquanto as complexas também contêm pró e prebióticos, um complexo de aminoácidos e enchimentos aromáticos e aromatizantes. Existem pré-misturas para vacas leiteiras e secas, bezerros e touros de engorda.São adicionados à comida pela manhã e atuam durante todo o dia, não podendo ser consumidos separadamente ou misturados com alimentos quentes.
Importante: é perigoso exceder a dosagem de aditivos alimentares especificada pelo fabricante.
Existem diferentes complexos para bezerros, dependendo da idade do animal. Foi adotada outra gradação de aditivos alimentares para bovinos, dependendo das tarefas executadas:
- a utilização de concentrados tecnológicos permite manter a qualidade da ração, protege-a de mofo, evita o apodrecimento e a propagação de bactérias e evita a propagação de pragas (larvas de insetos, roedores);
- enchimentos sensoriais – afetam a aparência e o sabor do produto, tornando o alimento mais apetitoso aos animais;
- enchimentos alimentares - melhoram a digestão, garantem a saúde e a atividade dos animais;
- misturas zootécnicas - complexos de antibióticos, probióticos, prebióticos, proteínas e enzimas devem ser acordados com o veterinário, pois são enchimentos medicinais;
- misturas combinadas - permitem fornecer aos animais uma nutrição equilibrada.
Os mais populares entre os agricultores são os enchimentos alimentares que contêm vitaminas, proteínas e reguladores do metabolismo do sal-água.
Prós e contras de uso
As desvantagens de uso não aparecem se você usar misturas de vitaminas e minerais de acordo com as instruções do fabricante. O mercado oferece uma ampla gama pré-misturas e BVMK para vacas, você precisa comprá-los de fabricantes confiáveis.
Regras de seleção
É necessário selecionar aditivos levando em consideração a idade do gado e sua composição. As fórmulas para vacas gestantes e lactantes são diferentes e os bezerros necessitam de nutrientes com base na idade e no sexo.
Fabricantes populares
A composição das pré-misturas e do BVMK deve ser cuidadosamente verificada e é necessário um controle rigoroso na produção. O produto é fornecido com uma declaração de conformidade, sendo possível a certificação voluntária.
"Coroa do Sul"
A produção está localizada na região de Krasnodar.
Uma grande fábrica que produz rações compostas e aditivos para rações para gado, diversos animais e aves.
"Burenka"
Produzido na região de Moscou.
“Burenka” é frequentemente usado em terrenos privados e em fazendas.
"Vitasol"
A fábrica opera na região de Kaluga. Produz uma ampla gama de produtos para gado.
Os consumidores observam a eficácia dessas pré-misturas.
"Feluceno"
Grande produção na região de Moscou. O feluceno é um dos aditivos alimentares mais populares.
Os agricultores notam uma melhor digestão, uma recuperação mais rápida após o parto e uma passagem mais fácil da placenta.
"Trau-S"
A produção está localizada em Voronezh. Várias pré-misturas para vacas estão disponíveis.
A lista inclui os fabricantes mais populares que produzem produtos há mais de uma década. Suas misturas são de alta qualidade, eficazes e seguras para os animais. A utilização de aditivos alimentares de acordo com as instruções garante uma melhoria no estado do gado.
Instruções de uso
Complexos de vitaminas e minerais são administrados aos animais na alimentação matinal. Adicione ao milho ou grão cozido no vapor e resfriado.
Você não pode fornecer rações prontas e aditivos para rações ao mesmo tempo, pois a ração contém complexos minerais e vitaminas.
Não devem ser administrados aos animais na sua forma pura e não devem exceder a quantidade recomendada pelo fabricante.A ingestão diária de suplementos por animal está indicada na embalagem. Depende do sexo, idade e condição do animal.
O uso de aditivos para rações reduz os custos dos agricultores com rações e aumenta a produção. Comer uma dieta balanceada para os animais permite que eles permaneçam saudáveis e fortes.