O óleo de peixe é um elemento importante e útil na dieta de suínos e leitões adultos, capaz de repor a carência de vitaminas A e D, ômega-3 no organismo de animais de engorda e durante a criação de inverno. Com a ajuda de um aditivo apetitoso e aromático, os leitões se acostumam com a comida seca. Como dar óleo de peixe corretamente aos leitões, como calcular a dosagem dependendo da idade e peso do animal, eles se interessam antecipadamente.
Benefícios e malefícios
Em que casos e por que os veterinários recomendam adicionar óleo de peixe à dieta dos animais? Aqui estão os principais aspectos:
- Prevenção de raquitismo, tetania e anemia.
- Prevenção de doenças do trato gastrointestinal, em particular gastrite, gastroenterite e sistema cardiovascular.
- Reposição da deficiência de vitamina D e A.
- Melhorar a qualidade do material de sementes de touros machos.
- Reabilitação de animais após fraturas de membros.
- Criação de imunidade estável em leitões pequenos.
- Ajuda os animais jovens a se acostumarem com a comida seca.
A falta de vitamina D na dieta dos animais leva à perturbação do metabolismo fósforo-cálcio e ao equilíbrio hormonal.
Os animais jovens apresentam um atraso acentuado no desenvolvimento, os leitões parecem “famintos”, podem formar-se hérnias umbilicais e escrotais, há um atraso no aparecimento dos dentes, os ossos e os membros ficam deformados.
Aspectos negativos que podem surgir ao alimentar animais com óleo de peixe:
- Podem ocorrer alergias.
- Náuseas, distúrbios gastrointestinais.
A ocorrência de tais sintomas é possível em caso de intolerância individual ao animal adicionado ao aditivo.
Em uma nota. Para verificar a probabilidade de uma possível alergia, o aditivo é aplicado na pele do leitão; se não aparecer vermelhidão, o aditivo pode ser utilizado na alimentação de animais jovens.
Instruções de uso de óleo de peixe para porcos
Para obter o máximo efeito da adição do medicamento à dieta dos leitões, é importante manter a dosagem e seguir as instruções de uso do suplemento para animais jovens. Agricultores experientes introduzem preparações vitamínicas na dieta sistematicamente, em cursos. Por exemplo, uma semana com suplemento, uma semana sem suplemento. Eles costumam usar um esquema - dia sim, dia não. A duração total do curso com pausas não deve ultrapassar três meses.
O óleo de peixe mais popular entre os criadores de gado está na forma de concentrado.O aroma do aditivo atrai os animais para a comida, por isso o cheiro é frequentemente usado para acostumar os leitões a secar a comida. Além disso, o óleo de peixe está frequentemente contido em complexos multivitamínicos para suínos, aqui a sua concentração é significativamente menor, mas a dosagem e a compatibilidade com outros componentes do complexo estão claramente definidas. As vitaminas modernas não são inferiores em qualidade aos concentrados naturais e são utilizadas com sucesso na pecuária. Recomenda-se aplicar pré-misturas uma vez ao dia em dose completa durante a alimentação matinal, acrescentando o elemento à alimentação.
Dosagem de suplemento
A quantidade do medicamento por dia é determinada pela idade dos animais jovens. Assim, leitões de 2 a 4 meses de idade recebem cerca de 15 a 20 gramas de suplemento por indivíduo. Esta é a norma diária. Para leitões lactentes, 3 gramas por dia são suficientes.
Se um agricultor usa complexos multivitamínicos contendo óleo de peixe, não é aconselhável alimentar os leitões adicionalmente com concentrado.
A taxa de aditivos pode variar dependendo da raça dos porcos criados; para as variedades vietnamitas, a taxa de suplementação é reduzida à metade e depende do peso do animal.
O que os especialistas aconselham?
A suinocultura é hoje um ramo desenvolvido da pecuária. Para cada raça de porco, foram compiladas dietas recomendadas para engorda e criação de animais jovens. Dicas de agricultores experientes sobre como alimentar leitões com suplemento de óleo de peixe:
- Recomenda-se iniciar a alimentação dos leitões com pré-misturas a partir do 5º dia de vida, sendo o aditivo adicionado na primeira alimentação na forma de leite desnatado ou iogurte.
- Observe rigorosamente a dosagem dos suplementos e a duração do curso.
- É especialmente importante adicionar óleo de peixe à dieta de animais jovens no inverno.
- Adicione óleo de peixe à dieta da sua porca em lactação.
- O suplemento nutricional é adicionado aos alimentos durante a alimentação matinal.
- Antes de usar o suplemento, certifique-se de que os animais não possuem alergias e faça um teste cutâneo.
- Ao aplicar pela primeira vez, reduza a dosagem base pela metade.
- Use os cursos de forma intermitente.
A pecuária, e em particular a suinocultura, é um sector produtivo próspero da agricultura no nosso país. Criar uma dieta de alta qualidade para suínos é um objetivo e tarefa importante do agricultor; o crescimento diário dos animais jovens, a sua saúde e produtividade dependerão da qualidade da alimentação. O óleo de peixe é um elemento importante na prevenção do raquitismo e da anemia em animais jovens. Quando adicionado aos primeiros alimentos complementares, os animais jovens desenvolvem imunidade estável a diversas doenças e seu metabolismo passa a funcionar de maneira correta e eficiente.