À primeira vista, todos sabem exatamente onde cresce o cedro. Muitas pessoas adoram saborear pinhões. No entanto, a árvore comumente chamada de cedro na Rússia é, na verdade, um pinheiro cedro. Ao mesmo tempo, as sementes de um verdadeiro representante deste gênero de coníferas não são comestíveis. No entanto, existem várias culturas que se caracterizam por características comuns. Esta é a razão da confusão em seus nomes.
Características desta árvore
O cedro verdadeiro parece muito impressionante. Esta cultura atinge uma altura de 40-50 metros e distingue-se por uma copa extensa.Além disso, seu tronco atinge 3 metros de circunferência. A planta é caracterizada por casca cinza escura. Nas árvores jovens tem uma estrutura lisa, mas com a idade fica coberto de fissuras e escamas. As filmagens podem ser curtas ou mais longas. Os ramos longos são complementados por agulhas dispostas em espiral.
As folhas do cedro são afiadas e parecidas com agulhas. Além disso, cada agulha normalmente tem 3-4 arestas. As agulhas vêm em diferentes tons - verde escuro, cinza prateado ou verde azulado. Além disso, existem estômatos em todos os lados das folhas. As agulhas são dispostas em almofadas de folhas em cachos - 30-40 peças cada.
Ramos curtos complementam as espiguetas, que são rodeadas por agulhas. Seu comprimento é de aproximadamente 5 centímetros. Os estames da planta estão dispostos em espiral. Cada um deles possui 2 anteras.
Os cones de cedro são dispostos verticalmente. Eles se assemelham ao formato de um ovo ou de um barril. As escamas parecem ladrilhos e têm uma disposição em espiral. Na base de cada um deles existem 2 cavidades de sementes. As sementes têm formato triangular e são cobertas por uma película fina. Um décimo do seu peso vem de asas grandes.
Recursos benéficos
A madeira de cedro tem muitas propriedades benéficas. Os grãos das sementes contêm muitas gorduras e vitaminas. Portanto, eles são frequentemente usados na indústria alimentícia e na medicina. Os microelementos presentes nos pinhões melhoram a memória e saturam o corpo com gorduras e proteínas vegetais.
A madeira de cedro lida com sucesso com micróbios.O leite feito com as sementes trituradas da planta é usado no tratamento da tuberculose. A resina de cedro tem propriedades curativas. É usado no tratamento de resfriados e doenças pulmonares. Ao mesmo tempo, as agulhas de cedro ajudam a lidar com a asma.
Onde a madeira de cedro é usada?
A madeira de cedro encontrou ampla aplicação em diversos setores. Isto é devido às suas propriedades únicas:
- O material se distingue por uma tonalidade branca, que se transforma em ocre rosado. Se você usar vernizes, poderá obter uma cor dourada incomumente atraente.
- A madeira tem alta densidade. Pode ser usado para fazer barcos duráveis. O material também é utilizado na produção de patins para trenós.
- O material é considerado bastante macio. Além disso, não contém nós. Isso possibilita o uso ativo da madeira para a produção de lápis.
- A madeira de cedro contém muitos óleos essenciais. Portanto, muitas vezes são feitos móveis com ele, o que tem um efeito protetor contra pragas.
- O material contém fitoncidas. Graças a isso, não é suscetível a bactérias putrefativas e não floresce. O cedro é adequado para fazer pratos para armazenar laticínios ou outros alimentos perecíveis.
- O cedro pode ser usado para fazer pisos. Eles retêm bem o calor e são resistentes à umidade.
Onde cresce o cedro verdadeiro?
Hoje, vários tipos de cedros verdadeiros são conhecidos na botânica, que diferem em sua área de distribuição:
- Libanês - representa o símbolo do país de mesmo nome. Sua madeira é altamente valiosa. Esse material foi utilizado para a construção de templos e produção de ícones.
- Atlas - amplamente utilizado no Norte da África. Esta cultura é considerada pouco exigente para as condições de crescimento. É encontrada no alto das montanhas e pode resistir a fortes geadas e tempo seco.
- Cipriota - encontrado apenas nas regiões montanhosas de Chipre. Esta árvore é considerada bastante rara. Sua característica distintiva são as pequenas agulhas.
- Himalaia - esta planta não é encontrada apenas no Himalaia. Pode ser visto nas regiões montanhosas da Índia, Paquistão e Afeganistão. A árvore possui excelentes propriedades decorativas e é considerada muito despretensiosa. É por isso que é frequentemente usado em projetos paisagísticos.
Como as árvores também são chamadas de cedro
Na Rússia, as árvores que crescem na Sibéria são comumente chamadas de cedro. Mas na botânica eles são chamados de pinheiros cedros. No entanto, outro nome é frequentemente encontrado na literatura - “cedro siberiano”. Este é o nome dado ao pinheiro, cuja madeira apresentava um aroma intenso. Assim como o cedro verdadeiro, a planta é caracterizada por uma copa extensa e fofa, altura impressionante e cones grandes. Porém, a principal diferença do pinheiro cedro são as sementes comestíveis, que trazem grandes benefícios à saúde.
O pinheiro coreano é encontrado na parte sul do Extremo Oriente, China e Japão. É caracterizado por sementes grandes. Nessas áreas também cresce o cedro anão. É um arbusto com tamanho não superior a 5 metros. Suas sementes também podem ser consumidas. O cedro europeu é encontrado nas montanhas da Europa. É considerada uma espécie muito antiga e rara.
Existe uma árvore na Rússia
Na Rússia, não se encontra o cedro verdadeiro, mas o pinheiro cedro. Esta planta cresce frequentemente em Altai, na Sibéria e nos Urais. Também é encontrado além do Círculo Polar Ártico.
O cedro é uma planta bastante comum que possui vários recursos. Além disso, hoje são conhecidos muitos tipos dessa cultura, que diferem nas zonas de distribuição.