A groselha Vênus é uma variedade de frutas silvestres resistente à geada e à seca, despretensiosa no cuidado e que se enraíza bem em qualquer solo. Pouco exigente para regar e fertilizar. Tem alto rendimento e produz frutos pretos grandes, suculentos, doces.
- Histórico de seleção e região de crescimento
- Vantagens e desvantagens de Vênus
- Descrição e características de Vênus
- Variedade resistente à geada
- Resistência a doenças e geadas
- Tudo sobre floração e frutificação
- Aplicação e propriedades benéficas de frutas vermelhas
- Como plantar groselha no local
- Momento do trabalho de plantio
- Selecionando um local e preparando uma muda
- Processo tecnológico de plantio de planta
- Nuances de cuidar da variedade
- Regularidade de rega
- O que e como alimentar arbustos
- Afrouxamento e cobertura morta de canteiros
- Poda formativa
- Tratamentos preventivos
- Abrigo para o inverno
- Como propagar arbustos de groselha
- Por estacas
- Em camadas
- Dividindo o mato
- Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade
Histórico de seleção e região de crescimento
A variedade Vênus foi incluída no Registro Estadual do Território dos Urais em 2004. Ele foi criado pelo criador VS Ilyin. O trabalho com groselha preta foi realizado no Instituto de Pesquisa do Território de Fruticultura e Batata dos Urais do Sul. Venus foi criada após cruzar as variedades Bradport e Seyanets Golubki.
Vantagens e desvantagens de Vênus
A variedade Vênus tem seus lados positivos e negativos. Os recursos positivos incluem:
- transportabilidade de frutas;
- sabor agradável a frutos silvestres;
- robustez do inverno;
- resistência à seca;
- imunidade forte;
- facilidade de atendimento;
- alta produtividade;
- precocidade;
- bagas grandes.
As desvantagens incluem:
- falta de resistência à septoria;
- Possibilidade de infecção por ácaros renais.
Descrição e características de Vênus
Variedade de meia estação, planta de altura média, ramos extensos, densidade média de crescimento. Os ramos são de espessura média, de cor verde claro com flor branca, curvos, crescem para cima, não se dobram. As folhas são cinco pinadas, de tamanho médio, verdes, com uma cobertura cerosa brilhante. Os dentes das folhas são pontiagudos, ondulados, fixados por estacas densas.
A floração ocorre no início da primavera. Pequenas flores rosa pálido e foscas são formadas nos galhos. Uma flor é composta por 5 a 6 pétalas, a inflorescência inclui 7 a 11 flores, que são fixadas por um pedúnculo de 4 a 7 cm de comprimento.Após o término da floração, os frutos frutificam.
Os bagos são grandes, o tamanho de um chega a 6 gramas. A polpa é doce, suculenta, a casca é fina, doce e preta. O formato da fruta é redondo.
Variedade resistente à geada
A groselha Vênus é adequada para cultivo em regiões com geadas frequentes. Tolera bem baixas temperaturas. Tolera temperaturas abaixo de -35 °C. Porém, é recomendável isolar as mudas jovens para o inverno.
Importante! A planta tolera bem a seca e a baixa umidade.
Resistência a doenças e geadas
A variedade é resistente ao oídio e à antracnose. Suscetível ao ataque de ácaros renais e septórios. As groselhas resistentes ao inverno criam raízes bem nas regiões frias do país. Tolera baixas temperaturas abaixo de –35 °C. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário pulverizar antes que os botões comecem a se formar, no início da primavera.
Tudo sobre floração e frutificação
A floração da groselha começa no início da primavera. Os botões são colocados em 7 a 11 pedaços em um ovário. Floresce com flores rosa pálido, mate, com ligeira pubescência. A floração dura cerca de 2 semanas. Então os ovários se formam e grandes frutos pretos crescem. Os tamanhos das frutas variam de 2,5 a 6 gramas. São redondos, pretos, de sabor doce e com leve acidez. A pele é fina e solta. Os frutos ficam bem presos aos brotos e não caem.
Aplicação e propriedades benéficas de frutas vermelhas
Os frutos são utilizados para consumo in natura e também para processamento. São utilizados para fazer compotas, compotas, compotas e vinho caseiro. Utilizado para fazer assados caseiros. A variedade é cultivada para venda em feiras, pois os frutos ficam armazenados por muito tempo e podem ser facilmente transportados.
Os frutos silvestres têm um sabor excelente. As frutas são ricas em vitamina C; 100 gramas de frutas vermelhas contêm 95 mg da vitamina. As groselhas têm um sabor doce e doce individual.
Como plantar groselha no local
Para plantar groselha Vênus em seu próprio terreno, é necessário levar em consideração o momento do plantio, escolher o local certo e preparar a muda.
Momento do trabalho de plantio
As mudas são transferidas para o solo na primavera ou no outono. O solo começa a ser preparado em agosto. Na área selecionada, eles cavam o solo, removem ervas daninhas e pedras. Em seguida, são adicionados esterco, superfosfato e sulfato de potássio. Eles ficam interagindo por vários dias, depois são cavados buracos para o plantio.
Importante! Quando plantado no outono, a taxa de sobrevivência do arbusto é maior.
Selecionando um local e preparando uma muda
Vênus não é muito exigente na escolha de um local. No entanto, solos alagados e solos com água estagnada não são adequados para isso. Como a planta é resistente à seca, o arbusto prefere solos secos e arejados. As groselhas podem ser plantadas em áreas semi-sombreadas. Adequado para cultivo próximo a outras árvores e arbustos. O horário de verão de um arbusto deve durar de 5 a 6 horas por dia para um bom crescimento e desenvolvimento.
Processo tecnológico de plantio de planta
Os arbustos são plantados a uma distância de 1,5 metros um do outro. Após a preparação preliminar do local para os arbustos, o plantio é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Cave um buraco com 50 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.
- O solo escavado é misturado com turfa (2 baldes), húmus (1 balde), superfosfato (15 gramas), sulfato de potássio (30 gramas).
- Parte da mistura é colocada em um buraco e enchida com 2 baldes de água morna.
- Deixe por 2-3 dias.
- As raízes da muda são cuidadosamente esticadas, cada broto é cortado de 5 a 6 cm e os danificados são removidos.
- Colocado em um buraco.
- O solo é polvilhado em camadas. Cada camada é umedecida e compactada manualmente para evitar a formação de cavidades com ar próximo às raízes.
- O topo é coberto com uma camada de turfa, palha e composto ao redor do arbusto.
Nuances de cuidar da variedade
Para um cultivo bem sucedido e obtenção de uma rica colheita, é necessário realizar regas, fertilizações, afrouxamentos e cobertura morta regularmente, além de formar a copa durante a poda. Realizar tratamentos preventivos contra doenças e pragas. Mudas jovens ficam cobertas para o inverno.
Regularidade de rega
As groselhas são resistentes à seca, mas adoram regar abundantemente. É realizado 3-4 vezes por temporada. Regue com 2 baldes de água por vez. Em tempo seco, a irrigação é aumentada de 5 a 6 vezes por temporada. Em média, é realizada 1 rega a cada 2-3 semanas.
O que e como alimentar arbustos
A primeira fertilização é feita na primavera, durante o período de floração, são aplicados fertilizantes orgânicos. Segundo - após a colheita, são adicionados fertilizantes minerais fosfatados e sulfatados junto com a matéria orgânica. Os compostos químicos são vendidos nas lojas. Eles são usados de acordo com as instruções da embalagem.
Afrouxamento e cobertura morta de canteiros
O afrouxamento do solo ao redor da área radicular é realizado após cada chuva e rega. Isso fornece aeração adicional às raízes e as alimenta com oxigênio.
A cobertura morta ajuda a reter a umidade nas raízes das groselhas, evita o desenvolvimento de podridão e infecção das groselhas. A cobertura morta é realizada com turfa, palha, composto e seixos. O material selecionado é distribuído uniformemente ao redor da bucha. O material é compactado firmemente à mão para evitar erosão durante chuvas e regas.
Poda formativa
Após o plantio no solo, o broto central é retirado. No final da safra é feito o desbaste, retirados os galhos danificados e secos. Se os galhos crescerem densamente, corte-os a cada três. Para prevenir infecções, as áreas cortadas são cobertas com grama.
A cada 2-4 anos, corte todos os brotos, deixando 2 principais para a formação dos ramos jovens. Quanto mais jovem for o rebento, maiores serão os frutos que produz.
Tratamentos preventivos
O tratamento é realizado na primavera, em clima quente e seco, quando a temperatura externa não é inferior a 18 °C. O medicamento “Fitoverm”, água com cinza de tabaco e tratamento com solução de sabão auxiliam no combate a insetos nocivos que se alimentam de folhas de groselha. Para evitar que lagartas de borboletas apareçam nas folhas, galhos de sabugueiro são cavados próximos ao arbusto. O sabugueiro repele as borboletas com seu perfume.
Abrigo para o inverno
A robustez invernal das groselhas aparece no 3-4º ano da estação de crescimento. Recomenda-se cobrir completamente as mudas jovens com um pano especial. Para o inverno, os arbustos maduros são isolados com musgo ou palha e cobertos com cobertura morta.
Importante! O tecido para isolamento não deve ser de composição sintética.
Como propagar arbustos de groselha
A propagação da groselha é realizada por três métodos: estacas, estratificação e divisão do arbusto.
Por estacas
Para propagação por estacas, são utilizados brotos anuais lignificados. A preparação do material é realizada no início da primavera ou no outono. É importante que os brotos sejam colhidos em arbustos saudáveis. As estacas devem ter pelo menos 6 mm de diâmetro e cerca de 15 cm de comprimento.
Antes do plantio, os canteiros são preparados, bem umedecidos e adicionados fertilizantes. Quando plantados na primavera, os botões começam a se formar no início do verão. No 7º ao 10º dia, as estacas são cobertas com filme para acelerar o enraizamento. Quando plantadas no outono, na primavera os botões despertam e as folhas se formam. Ao plantar para o inverno, os arbustos frescos ficam cobertos até a primavera.
Em camadas
As camadas são feitas a partir da planta-mãe por meio de brotos com 1 a 3 anos de idade. Um galho preso a um arbusto está enterrado nas proximidades.Junto com ela, uma estaca de madeira é cavada junto com os cortes. A reprodução por este método é realizada na primavera e no outono. Após o enraizamento, o arbusto filho é transplantado do arbusto mãe.
Dividindo o mato
Após a colheita, é cavado um buraco próximo à groselha até que as raízes apareçam. Parte das raízes com 4 a 5 brotos lenhosos é separada da mata-mãe e transplantada para outro local, observando todas as normas.
Avaliações de jardineiros experientes sobre a variedade
Igor, 35 anos, Chekhov: “Comprei groselhas Vênus no mercado de jardinagem há 3 anos. Gostaria de destacar a despretensão do mato. Enraizou-se bem e agradou-me com os seus frutos silvestres no primeiro ano. O plantio foi feito na primavera. No final da safra, propaguei por estacas, quase todas as mudas criaram raízes. Os frutos são muito grandes e doces, a polpa é macia e doce, assim como a casca. Os frutos ficam bem armazenados. Todos os anos fazemos compotas e compotas com eles.”
Tatiana, 43 anos, Ufa: “Os vizinhos da região compartilharam comigo uma muda de groselha de Vênus. A reprodução foi feita por divisão do mato. Plantei groselhas no outono. Na primavera apareceram os primeiros brotos. No verão eles colheram. Antes da formação dos botões, foram realizados todos os tratamentos necessários, não foram detectadas doenças ou insetos nocivos. Frutas pretas muito saborosas. O que mais me impressionou foi o tamanho deles. As crianças adoram groselha com açúcar, ouvi dizer que essa variedade é rica em vitamina C.”
Angelina, 54 anos, Moscou: “Há muito tempo queria plantar groselhas no meu terreno. Por muito tempo não consegui decidir sobre a variedade. Eu escolhi a variedade Vênus. Comprei 3 mudas no mercado. Todos se adaptaram bem. Escolhi o local de pouso próximo à cerca. O solo do local é bastante seco, mas isso não afetou a qualidade e a quantidade dos frutos.Todos os bagos são grandes e armazenam-se bem, pois não foi possível processá-los de imediato. Eles crescem em cachos nos galhos e não caem. Toda a nossa família gosta desta fruta.”