A variedade Morning Plum é uma espécie de maturação rápida que produz frutos doces e aromáticos de cor amarelo ensolarado. Se um jardineiro cuidar bem das árvores dessa variedade, depois de quatro anos ele colherá uma rica colheita de saborosas ameixas. Então, como cuidar das ameixeiras?
- Informações gerais sobre a variedade
- Resistência a doenças e pragas
- Produtividade
- Resistência ao gelo
- Resistência à seca
- Polinização
- Lados positivos e negativos da ameixa Manhã
- Sutilezas de cultivar uma árvore
- Tempo e escolha do local de pouso
- O processo e esquema de plantio de mudas
- Nuances do cuidado da colheita
- Regularidade de rega
- Aplicação de fertilizante
- Regras de poda
- Ameixa de inverno
- Como proteger uma planta de doenças e pragas
- Regras de colheita e armazenamento
Informações gerais sobre a variedade
Esta variedade foi cultivada por três jardineiros, os cientistas Kh. K. Enikeev, V. S. Simonov e S. N. Satarova. Cruzaram a variedade Renclad Ullens com a variedade Red de maturação precoce. A ameixeira da manhã vive cerca de 21 anos. Produz a primeira colheita quatro anos após o plantio.
A altura da árvore atinge em média 3,5 metros. Os frutos são de cor amarelo esverdeado e, no lado exposto ao sol, o fruto apresenta tonalidade levemente rosada.
Esta variedade floresce de meados ao final de maio. Os frutos estão prontos para colheita no dia dez de agosto. A ameixa da manhã pode ser descrita como uma fruta suculenta e moderadamente doce. Recomenda-se cultivar esta variedade na parte central da Rússia.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Morning é, em princípio, considerada bastante resistente a diversas doenças e pragas, mas também apresenta pontos fracos:
- A sarna é uma doença fúngica que causa deformação das folhas e deterioração dos frutos da ameixa. Para prevenir tal doença, basta pulverizar as árvores com calda bordalesa a 1%. Se a doença já estiver presente, o tratamento deverá ser feito após a colheita.
- Outro tipo de fungo é a moniliose ou podridão dos frutos. Basta retirar o lixo a tempo, colher os frutos estragados da árvore e ao redor dela e alimentar o solo a tempo com fertilizantes contendo potássio e fósforo, e essa doença nunca vai te incomodar. Se este fungo estiver presente, a planta deve ser tratada durante a floração.
- Existem manchas laranja nas folhas que estão começando a crescer e ficar mais vermelhas? Este é outro tipo de infecção fúngica - mancha vermelha. Para prevenção, borrife com solução de sulfato de cobre (1%). Várias soluções são usadas para tratar a planta após o florescimento da ameixa.
- O ácaro da ameixa é capaz de destruir mais da metade da colheita.A árvore começa a murchar e eventualmente morre. A única medida para proteger a ameixa é plantá-la longe de amêndoas, pêssegos e outras frutas, que também são afetadas por esse ácaro.
- Mosca-serra de ameixa. Para evitar o aparecimento dessa praga, deve-se cavar o solo sob o tronco no outono e, na primavera, antes da floração, tratar com preparações especiais.
Produtividade
O rendimento desta variedade varia de quinze a trinta quilos por árvore. A diminuição dos volumes ocorre apenas uma vez a cada quatro anos, pois nesse intervalo a ameixa descansa. A primeira colheita após o plantio costuma ser obtida do quarto ao sexto ano de vida. No 21º ano do plantio, a ameixeira deixa de produzir frutos.
Resistência ao gelo
A principal desvantagem é a alta sensibilidade às geadas de inverno, a ameixa sofre muito com isso, por isso não é cultivada em locais onde o inverno é rigoroso.
Mas é importante notar que a variedade Morning Plum se recupera rapidamente. Quando chega o frio na primavera, a ameixeira não sofre com isso.
Resistência à seca
A rega deve ser feita regularmente, caso contrário os frutos cairão antes do previsto por falta de umidade e, portanto, o rendimento diminuirá.
Polinização
A manhã é uma variedade totalmente autofértil. Não são necessários polinizadores adicionais. Curiosamente, essa ameixa aumenta perfeitamente o rendimento das árvores vizinhas, sendo ela própria um polinizador.
Lados positivos e negativos da ameixa Manhã
Vantagens:
- Nível de rendimento alto e estável.
- O aparecimento de ameixas promove vendas rápidas.
- Resistência bastante elevada a parasitas e doenças.
- Frutas doces.
- Não requer polinização.
Imperfeições:
- A única desvantagem importante é que não tolera bem o frio do inverno.
Sutilezas de cultivar uma árvore
É importante seguir todas as recomendações para o plantio.
Tempo e escolha do local de pouso
Em termos de horários de desembarque, tudo é simples:
- Recomenda-se plantar uma muda com sistema radicular fechado na primavera ou nos primeiros dois meses do outono.
- No caso de as raízes estarem abertas, o plantio deve ser feito na primavera, antes da abertura dos botões.
Ao escolher um local, preste atenção ao solo. Deve ser bem solto e não duro como uma pedra.
A localização deverá ser:
- não sombreado, mas bem acessível à luz solar;
- sem vento;
- sobre uma superfície plana para que a umidade não se acumule em grandes quantidades.
Quando as condições forem adequadas, a colheita será rica e grande.
O processo e esquema de plantio de mudas
O plantio é recomendado na primavera. A cova e o solo para a muda devem ser preparados no outono. Caso não seja possível, deve-se esperar cerca de 20 dias entre o preparo da cova e o plantio da muda.
Se o solo estiver muito molhado, é necessário levantar o buraco em meio metro, talvez mais. O tamanho do furo deve ser de 60 por 60 cm.
Se o solo contiver grande quantidade de areia ou argila, deve ser fertilizado com nutrientes. Para solo ácido, adicione cal. Húmus, potássio e cinza de madeira são adicionados aos primeiros 20 cm de solo escavado, depois essa mistura é colocada de volta no buraco, preenchendo-o 2/3.
É melhor comprar uma muda com um a dois anos sem danos visíveis no tronco e no rizoma. É mais favorável plantar uma muda com raízes fechadas, para que ela receba menos estresse, e isso pode ser feito tanto no outono quanto na primavera. Se as raízes estiverem abertas, antes de plantar no solo elas ficam imersas em água por até um dia.
Ações futuras:
- Em seguida, um pedaço de madeira é cravado no buraco preparado pelo sul, que apoiará a árvore jovem e a protegerá de queimaduras.
- Então a muda é colocada. O sistema radicular deve estar uniformemente distribuído no solo.
- As raízes são cuidadosamente cobertas com terra, que deve ser compactada para que não haja vazios de ar.
- Pequenos lados são feitos ao redor do tronco para uma rega conveniente.
- A muda é amarrada a um pedaço de madeira apenas com pano macio.
- Regue generosamente. Quando a água for absorvida, adicione composto por cima.
Nuances do cuidado da colheita
Se o plantio for feito no outono, os cuidados são adiados até a primavera. Mudas de primavera precisam de cuidados extras.
Regularidade de rega
Regue a árvore semanalmente em quantidades suficientes. Se choveu muito, é melhor adiar a irrigação para evitar o apodrecimento das raízes. Não se pode regar com água fria, apenas com água aquecida ao sol.
Em uma árvore adulta, o número de umedecimentos diminui. Em qualquer caso, independentemente da idade da árvore, o solo não deve secar. Se o solo estiver muito úmido ou a água não tiver sido absorvida perto da árvore, você deve recusar a rega. Após a irrigação, adiciona-se serragem ou grama recém-cortada.
Aplicação de fertilizante
A alimentação é boa, mas com moderação. Ao usar vários fertilizantes durante o processo de plantio, não será necessário adicionar mais nada nos próximos dois anos.
Após dois anos, a fertilização deve ser regular:
- Na floração, adicionar fertilizantes com uréia e potássio cerca de 40 g.
- Quando aparecem os frutos, são adicionados 30 gramas de uréia e nitrophoska.
- Depois de colher os frutos, é melhor fertilizar a árvore com potássio e superfosfato.
Antes do inverno, é melhor fertilizar a árvore frutífera com fertilizantes orgânicos. O mais comum entre eles é o estrume. É bom adicionar cinza de madeira e superfosfato.
Regras de poda
Ao plantar na primavera, a parte superior de uma muda jovem é cortada.E as árvores jovens são podadas para formar uma copa na primavera e no inverno.
Você precisa remover os galhos com uma faca afiada ou serra. As áreas cortadas são tratadas com solução de jardim. Ao podar, deve-se formar uma coroa redonda. Ao mesmo tempo, são removidos os galhos danificados após o inverno, ou seja, congelados ou quebrados.
Não deve haver tocos após o corte. O crescimento próximo às raízes deve ser removido durante todo o verão para não retirar nutrientes da árvore. Os ramos que crescem para dentro e para cima são cortados.
Ameixa de inverno
A planta jovem é coberta com material quente e o tronco deve ser protegido com rede contra roedores. Considerando que a ameixa da manhã não tolera bem as geadas, as árvores de qualquer idade devem ser cuidadosamente embrulhadas em material quente. E o excesso de neve deve ser sacudido das árvores jovens para evitar quebrar galhos.
Como proteger uma planta de doenças e pragas
Apesar da variedade Morning ser resistente a parasitas e doenças, a planta ainda pode adoecer.
Medidas de prevenção:
- Cavando a terra ao redor do tronco.
- Limpeza de galhos e frutos afetados.
- Processamento oportuno de árvores
Mais informações sobre medicamentos para tratamento estão escritas acima.
Regras de colheita e armazenamento
As frutas localizadas no topo devem ser retiradas com uma escada. Os galhos não devem ser dobrados para evitar quebras e rachaduras nos brotos.
Não é recomendado coletar frutos sacudindo a árvore. Isso levará à formação de fissuras nos frutos maduros, o que fará com que percam a apresentação e estraguem mais rapidamente.
Se as ameixas se destinam ao uso direto para consumo ou processamento em geleias ou conservas, é necessário colher os frutos maduros. Se você planeja transportar ameixas, colete frutas verdes. Mas essas frutas ficam guardadas na geladeira por duas semanas, depois das quais a doçura se perde e a ameixa fica macia.