Os residentes de verão costumam se interessar pela descrição da variedade de ameixa damasco, seu plantio e cuidados. Esta planta é um híbrido de ameixa e damasco de rápido crescimento. Esta variedade tem uma história rica e é popular entre muitos residentes de verão. A planta caracteriza-se pela baixa necessidade de manutenção e produz frutos muito saborosos. Além disso, uma vantagem indiscutível da cultura é sua alta resistência às geadas.
Como surgiu a variedade
A ameixa damasco foi criada pelo cruzamento de duas plantas diferentes por polinização cruzada.O autor desta cultura é considerado um pesquisador da Universidade da Califórnia, Floyd Zeiger. Ela foi libertada em 1989. Os frutos da colheita caracterizam-se pela combinação da delicada textura do damasco e do agradável aroma da ameixa. Têm sabor fresco com ligeiro azedume.
Sua descrição
Hoje, são conhecidas várias subespécies dessas ameixas - Pluot, Aprium, Plumkot. Cada um deles é capaz de suportar facilmente fortes mudanças de temperatura. A cultura é cultivada com igual sucesso no norte e no sul.
As árvores são pequenas. A altura máxima é de 2,5 metros. A copa da planta lembra mais uma ameixeira. A árvore começa a florescer na primeira quinzena de abril. Neste caso, as flores brancas formam inflorescências.
As folhas são lisas e onduladas. Eles estão localizados em pequenos pecíolos. O amadurecimento dos frutos ocorre no final do verão - em julho e agosto. Este processo é síncrono. Em 10 dias, uma árvore pode produzir 50 quilos de frutos. Todos os tipos de plantas compartilham características comuns de frutas:
- tamanhos grandes - o peso das ameixas varia de 30 a 70 gramas;
- forma oval;
- casca amarela, verde-rosa ou roxa com revestimento ceroso;
- polpa suculenta e densa.
Características
A ameixa de damasco tem certas características. Ao plantar uma planta, você precisa se concentrar nos seguintes critérios:
- Resistente à seca e geadas. A variedade é caracterizada por um alto grau de resistência ao gelo. O híbrido é capaz de suportar grandes quedas de temperatura. Ele também tolera bem o calor e climas quentes. É importante levar em consideração que a cultura não tolera bem o degelo do inverno.
- Requisito para polinizadores. A cultura é autofértil. Porém, para aumentar a produtividade nas proximidades, vale a pena plantar árvores de variedades semelhantes.Estes incluem Michurinskaya, Renklod Kolkhozny, Altanta.
- Produtividade e frutificação. A cultura é um híbrido precoce. Sua frutificação inicia-se 2 a 3 anos após o plantio. A produtividade aumenta à medida que a árvore se desenvolve. A floração ocorre em abril. Nesse caso, os frutos maduros podem ser colhidos no final do verão. 1 árvore pode produzir 50 quilos de ameixas. É importante considerar que o amadurecimento dos frutos ocorre em 7 a 10 dias. No entanto, as condições climáticas podem afetar este período. É necessário monitorar o híbrido para não perder o momento de maturação.
- Âmbito de aplicação das frutas. As ameixas desta variedade têm um sabor adocicado, o que as torna uma excelente sobremesa. As frutas podem ser utilizadas para fazer geléias, sucos, compotas e conservas.
- Resistência a doenças e pragas. Este híbrido praticamente não é suscetível ao desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. Para proteger completamente as árvores dos efeitos nocivos dos fatores externos, é importante praticar a prevenção.
Vantagens e desvantagens
A ameixa de damasco tem muitos benefícios, o que a torna popular entre os jardineiros. As principais vantagens da cultura incluem o seguinte:
- Alta resistência ao gelo. Isso possibilita o plantio da planta no norte.
- Variedade de frutificação precoce. A ameixa produz uma colheita 2 anos após o plantio. O amadurecimento dos frutos ocorre no final do verão.
- Tamanhos de frutas grandes. As ameixas podem chegar a 70 gramas. Além disso, apresentam um agradável sabor de sobremesa. Isso torna a variedade atraente para cultivo para fins pessoais e comerciais.
- Propriedades úteis de frutas.
Ao mesmo tempo, é importante levar em conta algumas desvantagens da cultura:
- O conteúdo de uma enzima especial na polpa. Esta substância provoca o desenvolvimento de úlceras pépticas. Para evitar isso, você não deve comer muitas ameixas com o estômago vazio.
- Deterioração na apresentação das frutas durante o transporte.
- Incapacidade de armazenar por muito tempo. As frutas colhidas devem ser consumidas imediatamente.
Nuances de pouso
Plantar ameixa de damasco não é difícil. Para fazer isso, você precisa escolher o local certo e seguir uma série de regras. Recomenda-se plantar no início da primavera. Isso permite que a cultura crie raízes rapidamente. Antes do início do frio, a árvore terá tempo para ficar mais forte e se adaptar às condições climáticas locais. Em áreas com clima ameno e quente, o trabalho de plantio pode ser realizado no outono.
Na hora de plantar uma planta é importante escolher o local certo. Deve atender aos seguintes critérios:
- iluminação suficiente;
- ausência de rascunhos;
- solo nutritivo e respirável.
É importante considerar que o solo não deve ser muito ácido. Uma solução de cal ajudará a neutralizar a acidez elevada. Deve ser adicionado ao solo antes do plantio.
Vale lembrar que árvores altas e com copa extensa não podem ser plantadas próximas à ameixeira Damasco. Eles levarão à criação de sombras, o que afetará negativamente a qualidade da fruta. Variedades semelhantes de ameixas, macieiras e arbustos perenes podem ser plantadas nas proximidades.
Para plantar ameixa de damasco, você precisa fazer o seguinte:
- Prepare furos medindo 80x80 centímetros.
- Coloque uma camada de drenagem de pedra ou tijolo no fundo da reentrância.
- Aplicar fertilizantes - matéria orgânica, potássio, superfosfato.
- Instale a muda. Seu sistema radicular precisa ser espalhado livremente na reentrância, após o que as estacas devem ser borrifadas com terra, regadas e compactadas.
- Amarre o tronco a uma estaca de madeira.
- Forme um rolo de terra ao redor do tronco.Impedirá o acúmulo de líquido na área radicular.
Como cuidar adequadamente das ameixas
As ameixas de damasco dificilmente suportam a umidade estagnada. Portanto, precisa ser plantada em solo bem drenado. Após a rega é necessário soltar o solo. Ao mesmo tempo, é necessário regar a árvore em abundância. Entre umedecimento, o solo deve secar completamente.
Você precisa alimentar a árvore em etapas:
- Na primavera, a ameixa damasco precisa de fertilização com nitrogênio. Eles precisam ser adicionados ao solo no início da primavera, durante o período de floração e após seu término. No final de maio, a árvore precisa ser alimentada com fertilizantes orgânicos. Para tanto, utiliza-se uréia, salitre e excrementos de frango.
- No verão, os fertilizantes nitrogenados precisam ser aplicados por pulverização. Perto do outono, você pode adicionar matéria orgânica ao solo.
- A alimentação no outono requer o uso de preparações minerais. Para isso você deve usar potássio e fósforo.
Doenças e pragas
Apesar de sua forte imunidade, a planta pode sofrer com o desenvolvimento de doenças ou ataques de parasitas. Isso geralmente acontece quando as regras da tecnologia agrícola são violadas. Das doenças, a ameixa damasco sofre mais com os seguintes distúrbios:
- Mancha furada - neste caso, formam-se manchas na folhagem e nos rebentos. Com o tempo, buracos se formam nessas áreas. Também são observadas queda de folhas e frutos e ressecamento de galhos. Antes da floração e 2 semanas depois, a cultura deve ser tratada com calda bordalesa.Neste caso, os fragmentos afetados devem ser completamente destruídos.
- Coccomicose - com o desenvolvimento da patologia aparecem manchas avermelhadas nos fragmentos superiores das folhas. Por dentro são cobertos por uma camada branca. As folhas caem e os frutos secam. Para lidar com a patologia, é necessário destruir folhas, frutos e brotos caídos. Para a pulverização recomenda-se a utilização de “Hom” e calda bordalesa.
Entre as pragas, os ácaros das frutas são os mais perigosos. Quando atacadas por pragas, as folhas ficam marrons e caem. Também falta floração. Para evitar problemas, a planta é tratada com inseticidas químicos.
A ameixa de damasco é um híbrido único de culturas hortícolas populares. Esta planta assumiu todos os benefícios de suas plantas-mãe. Para obter uma colheita abundante, a colheita deve ser bem cuidada.