TOP 10 receitas deliciosas para preparar aipo para o inverno em casa

A cultura da família guarda-chuva é conhecida há muito tempo. Segundo os mitos gregos, o aipo era usado por Afrodite, que impressionava por sua beleza. A planta deu força ao corajoso Hipócrates; Cleópatra conhecia as incríveis propriedades das folhas e raízes. Agora o vegetal faz parte da cosmética e é usado na prevenção de doenças. As donas de casa procuram diferentes formas de conservar o aipo para o inverno, sem as quais a sopa não ficará saborosa e a salada perderá o picante. Existem cerca de 20 variedades desta cultura e ela é encontrada em todos os lugares.


Benefícios do aipo

Até o século XVII, a planta, cujos parentes incluem a cenoura, o coentro e a salsa, era utilizada como medicamento e só séculos depois passou a ser utilizada como produto alimentar.

As raízes e partes aéreas do aipo contêm:

  • aminoácidos;
  • óleos essenciais;
  • várias vitaminas.

Os microelementos são representados por fósforo, magnésio, cálcio, sódio, ferro. Existem apenas 13 calorias em 100 gramas de verduras, no rizoma 42. A cultura é rica em purinas e ácidos - nicotínico, fólico, ascórbico, clorogênico. Ele contém fibra alimentar, proteínas e luteína.

aparência de aipo

Ao comer aipo:

  1. A pressão diminui.
  2. A imunidade é fortalecida.
  3. Escórias e toxinas são removidas.
  4. Os nervos se acalmam.
  5. O metabolismo acelera.

A planta evita a formação de gases no intestino, melhora a produção de suco gástrico e normaliza o equilíbrio água-sal. Nos homens, ao consumir vegetais, a potência aumenta. O aipo funciona como antioxidante e retarda o envelhecimento celular em pessoas idosas.

Graças à presença de óleos essenciais, a planta:

  1. Tem um efeito positivo na pele.
  2. Retorna o apetite.
  3. Ajuda a restaurar a visão.

Os medicamentos produzidos a partir da cultura eliminam a dor, curam feridas, tratam urticária e melhoram o sono. O vegetal picante ajuda a eliminar quilos extras e aumenta o desejo sexual nas mulheres.

aipo e ervas

Pecíolo e folha de aipo, diferenças

A planta guarda-chuva, de sabor incomum e cheiro específico, é consumida crua e adicionada em saladas e pratos.Nas receitas culinárias são utilizadas todas as partes do aipo, que se divide em 3 tipos: o pecíolo do vegetal cresce por 2 anos. Primeiro, as verduras são colhidas e as sementes amadurecem na estação seguinte.

O caule grosso produz folhas verdes claras com um aroma especial. Os pecíolos crescem a partir de uma raiz poderosa, semelhante a uma haste. Para evitar que fiquem amargos, é preciso subir nos arbustos. Pequenas flores brancas que aparecem no final do verão são coletadas em guarda-chuvas. Quando amadurecem, formam-se caixas onde ficam as sementes.

Os talos deste tipo de aipo contêm muitas vitaminas e óleos essenciais. A planta é usada para preservação e remove o excesso de líquidos do corpo. Loções das folhas curam feridas. Nas saladas, o talo de aipo é combinado com cenoura e endro. O seu aroma melhora o sabor das sopas e pratos principais. A desvantagem desta cultura guarda-chuva é que ela não tolera geadas, tem um período de crescimento curto e sofre de oídio.

O aipo foliar é plantado em casas de campo e jardins pela sua vegetação, que é cortada durante todo o verão. Faltam raízes e pecíolos, mas a cultura cria raízes nas duras condições da Sibéria e não tem medo de geadas. As folhas contêm muito mais componentes benéficos do que outras variedades de aipo. São utilizados como tempero e adicionados em saladas e assados.

O tipo de raiz da cultura guarda-chuva distingue-se por uma longa estação de crescimento; este aipo não é cultivado a partir de sementes, mas através de mudas; as folhas não são cortadas.

De particular valor é a raiz vegetal, cujo peso ultrapassa 600 gramas.

aparência de aipo

Preparando os ingredientes principais

O aipo pecíolo é colhido em outubro. Nesse momento, há muito suco nos caules e nele se acumulam substâncias úteis.O tipo raiz não tem medo de geadas, desenterre-o com um forcado para não danificar o fruto, que fica bem guardado na adega se for deixado na turfa ou na areia molhada.

Os pecíolos são lavados, os danificados são removidos e secos. Eles hibernam normalmente se você colocar os caules em um saco e encontrar um lugar na geladeira. Esta parte da planta é adequada para preparar diversos pratos.

A forma folhosa do aipo é colocada em cachos sobre uma superfície onde o sol não atinge. Seca em pergaminho por 30 dias, após os quais é amassado, colocado em um recipiente de vidro e usado como tempero.

Receitas caseiras de aipo

Durante os meses de inverno, a cultura guarda-chuva, de composição única, nem sempre é vendida nas lojas. Muitas donas de casa aprenderam a preparar sozinhas folhas, pecíolos e raízes, o que lhes permite conservar óleos essenciais, aminoácidos, vitaminas e outros componentes até o início do verão.

Usando uma receita simples e adequada para uso doméstico, não é difícil fazer temperos. Para fazer isso você precisa pegar um monte:

  • aneto;
  • salsão;
  • salsinha

As verduras são picadas com faca, moídas com um copo de sal e colocadas em potes de vidro.

aipo picado

Alguns jardineiros preparam vários vegetais no outono para colocá-los no borscht no inverno e comê-los frescos. Seguindo a receita, use:

  • cenoura, tomate e cebola – 1 quilo cada;
  • endro, salsa, aipo - um cacho cada;
  • pimenta – 300 gramas.

As verduras e os tomates precisam ser picados, os legumes restantes devem ser picados. A peça é misturada com uma colher de sal e colocada em potes na geladeira.

Como manter o aipo fresco

Os frutos da cultura guarda-chuva não perdem seus componentes principais por 7 dias se forem colocados em filme plástico na geladeira.Para armazenamento fresco de longo prazo, o vegetal é colocado na areia e levado para a adega ou colocado em sacos de celofane e enviado para o porão, onde há muita umidade e a temperatura do ar fica dentro de um grau.

As raízes não apodrecerão até a primavera se forem dispostas em fileiras no porão.

Para pecíolo e folhas de aipo, as opções de armazenamento também são selecionadas:

  1. As verduras são salgadas, deixadas em infusão por alguns dias e enroladas em potes.
  2. A planta herbácea fresca é congelada em formas com gelo. Não perde aroma, nem vitaminas, nem aminoácidos.
  3. As folhas que são colocadas na louça são deixadas no freezer, acondicionadas em um recipiente plástico que não permite a passagem de ar.

aipo picado

O aipo embrulhado em papel alumínio permanece fresco e fresco por mais de uma semana na geladeira. Em filme plástico murcha em 3 dias.

A planta, desenterrada pela raiz, junto com um pedaço de terra, é colocada na areia do porão. Vai durar até a primavera.

Secagem

As folhas da cultura guarda-chuva não perdem a maior parte dos óleos essenciais, ácidos e oligoelementos se você usar um dos métodos de colheita simples e acessíveis.

As folhas de aipo são separadas dos caules, delas são tricotados feixes e secos, pendurados na parede ou no teto da cozinha ou varanda, que é bem ventilada, mas os raios escaldantes do sol não chegam até lá.

As folhas podem ser dispostas na superfície e cobertas com papel, secarão mais, mas não perderão suas propriedades benéficas. As verduras secas são picadas e colocadas em um recipiente.

Congelando

Devido ao fato de o aipo conter um grande número de componentes únicos, não se pode prescindir dele mesmo no inverno. Para isso, recorrem a vários métodos de armazenamento. As folhas são colocadas em bandejas de gelo e água é despejada nelas.Você também pode congelar talos de pecíolo de aipo, que são colocados em um recipiente de plástico e, assim como as verduras, enviados ao freezer.

Quem prefere este método de armazenamento a longo prazo de uma planta deve saber que com esta opção ela perde muitos componentes úteis. No entanto, muitos jardineiros gostam de congelar as verduras.

salsão

Método de salga a seco

Para manter o vegetal fresco, facilitando a adição em vários pratos, você pode usar uma receita simples. Um quilograma de folhas limpas e secas é misturado com um copo de sal de cozinha e colocado firmemente em um recipiente de vidro. Quando o líquido se forma no frasco, ele é enrolado e levado para o porão ou adega.

O produto obtido pela salga a seco tem sabor muito salgado e é utilizado como tempero de saladas, pratos principais e sopas.

salada de aipo

Raiz e pecíolos em conserva

As folhas e caules da planta guarda-chuva não são apenas secos e congelados. Um saboroso aperitivo para pratos de carne, peixe e batata, onde se preservam todas as propriedades benéficas do vegetal, obtém-se pela decapagem da raiz. Para preparação você precisa dos seguintes ingredientes:

  • aipo – 1 quilograma;
  • coentro e sal - 2 colheres de chá;
  • açúcar – 20 gramas;
  • manteiga - meio copo;
  • vinagre e molho de soja - 4 colheres de sopa.
  • pimenta vermelha - um sussurro.

A raiz da colheita precisa ser descascada e cortada em pedaços ou picada no ralador, amassada com as mãos para liberar o suco.

Primeiro adicione sal e açúcar ao óleo de girassol quente e depois adicione coentro e pimenta. Quando aparecerem bolhas e a mistura ficar homogênea, acrescente o vinagre e o molho.A marinada quente é gradualmente adicionada ao aipo picado, a massa é deixada durante a noite para ficar saturada com especiarias e enrolada em recipientes de armazenamento.

O lanche aromático é obtido a partir do tipo folhoso da cultura guarda-chuva. Dentes de alho, algumas folhas de louro e folhas de aipo são colocados no fundo de potes de litro esterilizados.

aipo em uma jarra

A marinada é feita com os seguintes ingredientes:

  • 0,1 quilo de açúcar;
  • 70 gramas de sal;
  • litros de água;
  • um copo de vinagre.

A solução fervida é colocada em frascos, esterilizados por 20 minutos e fechados com tampas.

Os pecíolos em conserva têm sabor original e são servidos com carnes, acompanhamentos e saladas. Para se preparar para o inverno:

  1. Os talos de aipo sem folhas são cortados em pequenos pedaços.
  2. O alho é descascado e dividido em dentes.
  3. As sementes são retiradas da pimenta e a fruta é esmagada em rodelas.
  4. A cebola é cortada em rodelas grandes.
  5. Folhas de plantas, temperos e alho são colocados no fundo do frasco.
  6. A segunda camada consiste em pecíolos de cebola e pimenta.
  7. O conteúdo do prato é enchido com água fervente e deixado por meia hora.
  8. A infusão resultante é colocada em uma panela, na qual são colocadas 2 colheres de sopa de açúcar e uma de sal, fervida por 2 minutos e adicionado vinagre.
  9. Os vegetais em potes são temperados com marinada e, após resfriamento, enrolados com tampas.

processo de decapagem de aipo

Para preparar este lanche você precisa de:

  • cebola – 2 cabeças;
  • alho – 3 dentes;
  • pimenta - vagem;
  • pecíolos e folhas – 400 gramas;
  • vinagre - meio copo;
  • água – 400 mililitros;
  • especiarias.

O aipo marinado de acordo com esta receita pode ser consumido após 2 semanas. Em local frio, o lanche não estraga por muito tempo, tem aroma picante e surpreende pelo sabor original.

Na marinada, com pepino e cenoura

O aipo combina bem com vegetais e frutas vermelhas.As preparações resultantes saturam o corpo com muitas vitaminas e microelementos. A maioria das receitas culinárias pode ser dominada por qualquer dona de casa. Para preparar um lanche crocante que lembra uma salada oriental, você precisará de:

  • pecíolos – 1 quilograma;
  • cenouras – 700 gramas;
  • pepinos – 500 gramas;
  • endro - raminho;
  • água – 300 mililitros;
  • vinagre - 3 colheres de sopa;
  • salsa, cravo;
  • sal - colher;
  • açúcar – 15 gramas.

Os talos de aipo são lavados, descascados, cortados em pedaços de 3 a 4 centímetros de comprimento e os pepinos em rodelas finas. As cenouras são picadas. Tudo é colocado em uma jarra de vidro. Sal e açúcar são colocados em um recipiente com água, o vinagre é adicionado e colocado no fogo. Após 15 minutos, despeje a marinada fervente sobre os legumes. O lanche esterilizado é coberto com um pano por um dia, após o qual é levado para local fresco.

aipo em uma jarra

Aipo enlatado em molho de tomate

O tipo pecíolo da planta guarda-chuva é preparado com suco de tomate para o inverno. As frutas vermelhas frescas devem ser picadas. O purê de tomate precisa ser cozido por uma hora. O óleo é derramado no molho resultante, pimenta cortada em pedaços, açúcar e sal são adicionados. Após 20 minutos, adicione os pecíolos esmagados à mistura e ferva por mais meia hora, depois tempere com vinagre.

Um monte de endro, folhas de aipo e salsa devem ser misturados com sal e colocados em potes. Para a receita selecionamos:

  • tomate – 2 quilogramas;
  • caules de plantas – 1000 gramas;
  • pimenta – 1 peça;
  • vinagre - colher;
  • açúcar e sal - a gosto.

A preservação é enrolada em frascos estéreis. Uma mistura de sopa é feita de folhas de aipo, cenoura, cebola, tomate e pimentão para o inverno.

Como e onde armazená-lo corretamente

As raízes e caules da planta são ricos em substâncias necessárias ao corpo, mas no inverno não são suficientes. As folhas e o pecíolo do aipo não perdem componentes úteis se armazenados:

  • na geladeira;
  • no freezer;
  • na forma seca.

Nas verduras enroladas com sal, vitaminas, aminoácidos e óleos essenciais estão presentes até a primavera. À temperatura ambiente, as folhas frescas devem ser utilizadas ou consumidas no prazo de 4 dias.

aipo enlatado

As raízes embrulhadas em filme plástico não estragam dentro de um mês a 3°C. Ficam na adega por até seis meses se acondicionados em sacos plásticos ou colocados em caixas de madeira polvilhadas com areia. Mas a temperatura lá não deve ultrapassar 2 graus.

Para armazenamento de longo prazo, escolha raízes lisas com casca lisa, sem amassados, rachaduras ou nós. A presença de vazios é indicada por um som abafado que pode ser ouvido ao bater no vegetal. Este tipo de aipo apresenta baixa qualidade de conservação.

Verduras brilhantes são boas para armazenamento. Caules murchados indicam uma planta velha. As variedades de folhas e pecíolos, depois de lavadas e secas, são embrulhadas em papel alumínio e colocadas na geladeira, encontrando lugar na prateleira de cima.

As raízes de aipo podem ser raladas, colocadas em sacos e colocadas no congelador. Eles não apodrecem nem secam em caixas de madeira com areia localizadas em uma varanda envidraçada ou loggia, mas em caso de geadas fortes o vegetal terá que ser removido para o apartamento.

Preparações salgadas, em conserva, enlatadas, enroladas em potes esterilizados, ficam perfeitas na adega, no porão ou na geladeira.

Nas folhas e talos de aipo devidamente secos, os componentes benéficos são preservados por um ano. As verduras congeladas não perdem sabor, aroma e vitaminas. É cortado em pedaços e colocado em formas com gelo.

aipo em uma jarra pequena

Apesar dos enormes benefícios do aipo, não é recomendado que todas as pessoas consumam o vegetal. Pessoas que sofrem de nefrolitíase devem evitá-la, pois as pedras nos rins podem começar a se mover. Pacientes com tromboflebite, epilepsia, mulheres grávidas e nutrizes não devem comer raízes, marinadas e picles de verduras.

Todas as outras pessoas precisam incluir verduras e raízes de aipo em sua dieta. Eles o ajudarão a perder peso, acalmar os nervos e melhorar o apetite.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim