Em regiões com clima variável, os jardineiros não podem prescindir do uso de material de cobertura para seus canteiros. Porém, não desempenha apenas a função de proteger as plantas dos caprichos do clima. O filme de polietileno também é utilizado no controle de ervas daninhas, graças a essa cobertura para toda a temporada você pode esquecer a capina constante, que exige tempo e esforço. Antes de escolher um material de cobertura, vale a pena estudar os prós e os contras dos diferentes tipos.
Por que você precisa de material de cobertura para camas?
Os jardineiros modernos não dependem de um clima favorável para o cultivo, mas criam por conta própria condições favoráveis para as plantas. A tecnologia de cultivo de hortaliças e frutos silvestres com material de cobertura permite não só fazer uma rica colheita, mas também minimizar o trabalho na parcela.
Este método de cultivo permite resolver os seguintes problemas:
- reduzir significativamente o tempo de maturação das culturas que necessitam de calor:
- aumentar o número de frutos colhidos;
- sempre tenha vegetais e frutas frescas na mesa;
- fornecer às plantas proteção contra sol, geadas e ervas daninhas;
- minimizar a quantidade de tempo e esforço que um jardineiro gasta cuidando das plantações da horta;
- garantir o pleno desenvolvimento das plantas mesmo em períodos de seca fisiológica, quando a temperatura varia de 0 a 8 graus Celsius;
- evitar danos às plantações por insetos e patógenos nocivos.
Tipos de material de cobertura
Os fabricantes produzem diversos tipos de materiais de cobertura adequados para uso na agricultura. Eles podem ser divididos em dois grupos principais - não tecido e polietileno. Além disso, eles vêm nas cores branco e preto e possuem diferentes densidades – desde leves até muito densas. Os materiais leves e densos são feitos apenas na cor branca, mas os densos vêm nas duas cores.
A escolha do abrigo é feita em função da finalidade de utilização, tendo em conta que cada opção apresenta vantagens e desvantagens.
Filme de polietileno
A vida útil desse material varia de 3 a 5 anos, após os quais é necessária a substituição. Apesar do surgimento de variedades mais modernas, não perdeu sua popularidade e é tradicionalmente usado por proprietários de terrenos particulares para o cultivo de culturas que gostam de calor. É esticado em arcos e são criadas miniestufas para a semeadura precoce das mudas.
As vantagens do filme de polietileno incluem:
- boa transmissão de luz;
- resistência a baixas temperaturas e retenção eficaz de calor;
- proteção do solo e das plantas contra umidade excessiva durante chuvas fortes;
- custo acessível do material.
As desvantagens incluem:
- fragilidade do filme (rasga rapidamente e não resiste ao menor dano mecânico);
- estanqueidade ao ar e à água - se não retirar periodicamente a película para ventilação, acumular-se-á condensação por baixo dela, o que pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Material de cobertura não tecido
Existem muitos fabricantes de material de cobertura não tecido, seus produtos diferem em densidade, cor e outras características. Esta opção não contém componentes tóxicos, por isso não prejudica as plantas em cultivo. Dependendo da densidade, o material não tecido é utilizado no jardim como isolante térmico ou agrofibra.
Este abrigo tem uma série de vantagens:
- com a sua ajuda é possível não só isolar as plantas nos dias frios, mas também protegê-las dos efeitos dos raios escaldantes do sol (neste caso, escolha um material branco);
- sob ele é criado um microclima ideal para o desenvolvimento das culturas;
- protege as plantas contra pragas e pássaros;
- o material não tecido é adequado para cobrir estufas e miniestufas.
O abrigo praticamente não apresenta desvantagens no uso, porém é necessário selecionar corretamente a densidade do tecido que corresponde à finalidade de uso.
Fiado
Spunbond é um material não tecido frequentemente usado pelos proprietários para cobrir canteiros com plantas.
Existem vários tipos de materiais para diferentes finalidades de uso:
- versão preta - para cobertura morta do solo;
- spunbond branco - para estufas e estufas;
- material branco destinado a terrenos abertos;
- spunbond preto e branco - para proteger os canteiros de ervas daninhas;
- opção vermelho-amarelo - para proteger as plantações de condições climáticas adversas.
A única desvantagem do spunbond é a necessidade de ventilar periodicamente as plantas para que a condensação não se acumule sob o material.
Agrofibra SUF-60
O material não tecido com densidade de 60 g/m² é utilizado em hortas na instalação de estufas. Protege as plantas de temperaturas frias até 6 graus abaixo de zero. Além disso, cobrem os canteiros no início da primavera e são usados para proteção contra ervas daninhas. Graças ao uso dessa agrofibra, a produtividade aumenta e não há necessidade de utilização de grande quantidade de herbicidas.
Uma das principais vantagens desse material é a ausência de condensação sob o filme, pois permite a passagem do vapor d'água.
Policarbonato
Este plástico polimérico, que pode suportar temperaturas de até -40 graus, é usado para construir estufas. É muito mais leve que o vidro e mais durável que o filme plástico. Tanto os vegetais quanto as plantas ornamentais exóticas que gostam de calor são cultivados sob policarbonato.
Folhas finas de material transmitem a luz solar, são resistentes a rajadas de vento e dobram-se bem, podendo ser utilizadas para criar estufas de qualquer formato e tamanho.
Vantagens e desvantagens
As vantagens dos materiais de cobertura incluem o seguinte:
- a umidade fica retida no solo, então você terá que irrigar as plantas com menos frequência;
- fornece proteção contra superaquecimento e hipotermia;
- frutas localizadas próximas ao solo não ficam sujas após as chuvas;
- as ervas daninhas não conseguem romper a película e morrer;
- a quantidade de colheita aumenta;
- a probabilidade de danos às culturas por pragas de insetos e patógenos é reduzida;
- a resistência às intempéries do solo diminui;
- os processos metabólicos melhoram nas culturas;
- o canteiro do jardim parece limpo e bem cuidado.
As desvantagens incluem:
- curta vida útil de algumas variedades;
- a probabilidade de formação de condensação sob o filme sem ventilação;
- alto custo de materiais não tecidos.
Como escolher
Ao escolher materiais não tecidos, antes de mais nada, preste atenção à finalidade de uso. Se precisar adquirir a opção para uma temporada, basta um simples filme plástico, se o jardineiro planeja usar o abrigo constantemente, é melhor gastar dinheiro uma vez em variedades mais caras.
Além disso, preste atenção na cor do revestimento, as opções escuras são mais indicadas para cobrir o solo e as brancas são mais indicadas para criar estufas.
Como colocar
Antes de iniciar os trabalhos, todos os entulhos, folhas do ano passado e ervas daninhas são retirados do local. A seguir, desenrolando uniformemente o rolo, cubra toda a superfície do solo. Caso o filme seja utilizado para criar miniestufas, primeiro são instalados arcos e o filme é esticado sobre eles, fixando-o firmemente em ambos os lados.