O verão está se aproximando gradualmente e a maioria dos horticultores está começando a pensar em como plantar pepinos para obter uma boa colheita. Muitas pessoas têm interesse em plantar pepinos sob filme, pois com a ajuda de um material de cobertura é possível obter uma boa colheita mesmo em condições climáticas nada adequadas para pepinos.
Plantar sementes para mudas
Antes de plantar pepinos em terreno aberto, você deve começar a cultivar mudas. São as mudas jovens cultivadas que futuramente serão plantadas no jardim sob material de cobertura.Semear pepinos para o cultivo de mudas é bastante difícil e por isso é melhor se familiarizar com antecedência com as características desse trabalho.
Preparação de sementes
Primeiramente é realizada a preparação preliminar do material de plantio, que se realiza em várias etapas sucessivas. Para proteger as mudas de pepino no futuro, é necessário desinfetar as sementes. Para isso, um saco de tecido com sementes deve ser colocado em um recipiente com uma solução especial preparada a partir de suco de babosa, ácido bórico e sulfato de cobre.
As sementes ficam embebidas neste líquido por 20-35 minutos. Em seguida, a semente é retirada do líquido e lavada com água aquecida.
Para que as sementes plantadas germinem bem, após a desinfecção devem ser tratadas com estimulantes biológicos. Eles contêm substâncias especiais que ajudam as mudas a crescer e se desenvolver melhor. Para processar sementes de pepino, é melhor usar bioestimulantes como humato de sódio ou Elin. A semente deve ser tratada com essas preparações por 10-15 minutos.
Solo para mudas
Antes de transplantá-los para o jardim, você precisa cultivar pepinos apenas no solo mais adequado. Portanto, você deve se familiarizar com antecedência sobre como fazer corretamente a mistura de solo na qual deverá plantar pepinos.
Existem vários métodos comuns de preparação do solo para o plantio de sementes de pepino. Para criar uma mistura de solo, muitas pessoas misturam parte do solo de grama com parte de serragem fresca e duas partes de húmus. Para melhor crescimento das mudas, pode-se adicionar 25 gramas de uréia e um pequeno copo de cinzas à mistura resultante.
Existe outra receita para preparar uma mistura de solo para o cultivo de pepinos. Neste caso, o solo relvado é misturado com húmus podre, composto e cinzas.Se necessário, pode-se adicionar ao solo 15 gramas de superfosfato e 10 gramas de potássio com serragem.
Pousar
Os copos de turfa são perfeitos para o plantio de pepinos, pois neles as mudas crescem muito mais rápido. Antes do plantio, todos os recipientes são preenchidos quase até o topo com a mistura de solo preparada. Em seguida, o solo dos vasos é umedecido com água e são feitos pequenos furos para o plantio das sementes. Os furos são feitos com 2 a 4 cm de profundidade para que as sementes germinem mais rápido.
Quando todas as sementes são plantadas, elas são cobertas com terra e regadas novamente. Para acelerar o crescimento, todos os vasos com pepinos devem ser cobertos com filme, que deverá ser retirado após o aparecimento dos primeiros brotos. Porém, há jardineiros que não o retiraram antes de transplantar as mudas para o jardim.
Como cultivar pepinos sob filme
O plantio sob filme é feito após o aparecimento de folhas reais e bem desenvolvidas na planta. Na maioria das vezes, as mudas são transplantadas sob cobertura de filme um mês após o aparecimento dos primeiros brotos nos vasos.
Escolhendo um lugar para se esconder
O cultivo de pepinos em filme só deve ser feito em uma área ideal para isso. Pepinos sob filme devem crescer em local com luz solar suficiente, pois esse vegetal necessita de boa iluminação. Portanto, você deve se certificar de que a planta não fique sombreada por nada ao longo do dia.
Recomenda-se também o plantio de mudas em área com solo mais adequado. Você deve evitar colocar material de cobertura para pepinos em áreas com solo pesado. Esse solo costuma apresentar alta acidez, o que reduz significativamente a produção de pepinos.É necessário cultivar pepinos sob película em solos arenosos e argilosos. Nessas áreas você pode obter uma colheita da mais alta qualidade.
Instalação de capa de filme
Para cultivar pepinos sem estufa ou com estufa sob filme, é necessário instalar previamente um abrigo no local. Para isso você precisará dos seguintes materiais:
- divisão de perna;
- apostas;
- fio com hastes;
- filme;
- saco.
Depois de preparar todos os materiais, você deve começar a criar canteiros para o cultivo de pepinos. Primeiro você precisa decidir o tamanho dos canteiros para pepinos. Recomenda-se que não sejam muito grandes. Basta fazer 2 a 3 camas com cerca de três metros de comprimento e um metro de largura.
Após a criação dos canteiros, inicia-se o plantio de mudas de pepino no solo. Pepinos em campo aberto são plantados com muito cuidado para não danificar acidentalmente as mudas. As mudas devem ser plantadas a uma distância de 70-80 cm umas das outras para que as folhas das plantas não fiquem sombreadas pelos arbustos vizinhos.
Quando os pepinos forem plantados, você deve começar a fazer arcos e cobrir as plantas com filme. Os arcos são feitos de arame ou hastes duráveis. A distância entre eles pode ser igual a 60-70 cm, após a instalação dos arcos nas camas eles podem ser cobertos com filme. Neste caso, cubra primeiro apenas parte da estrutura. Isso simplifica muito o processo de instalação do material de cobertura. Em seguida, cubra o resto da estrutura.
Para tornar a estrutura com filme e arcos recobertos mais confiável, recomenda-se cravar estacas especiais nas bordas e apertar a tampa com barbante. Se você plantar pepinos sob esse abrigo e cultivá-los nele, não precisará se preocupar com as baixas temperaturas nas ruas e com as fortes chuvas, que podem danificar as folhas.
Regras de cuidado
Alguns produtores de vegetais não sabem o que fazer para obter uma boa colheita de pepinos no filme. A produtividade dessa hortaliça pode ser melhorada cuidando adequadamente das mudas plantadas.
Rega
Mesmo ao cultivar pepinos sob uma película ao sol, o solo ainda seca rapidamente. Para evitar que o solo fique muito seco, deve-se regá-lo periodicamente. Durante a rega, você pode abrir a tampa do filme para facilitar o acesso aos arbustos.
Recomenda-se regar o pepino pela raiz para que o líquido não caia nas folhas. É especialmente perigoso deixar umidade nas folhas nos dias quentes de verão, pois isso pode causar queimaduras. As folhas queimadas não podem ser restauradas e, portanto, podem ser removidas imediatamente dos arbustos. Se notar que todos os arbustos estão queimando ou uma das folhas está queimando após a rega, proteja-os imediatamente do sol e cubra rapidamente os pepinos com filme antes que outras plantas queimem.
Não regue com muita frequência para evitar que as raízes comecem a apodrecer. Basta regar os pepinos sob a película duas vezes por semana.
Cobertura
É necessário alimentar os pepinos para obter um bom rendimento. Antes de aplicar fertilizantes, você precisa descobrir qual fertilizante é melhor usar. Para melhorar o rendimento das mudas cultivadas, recomenda-se adicionar ao solo 20 gramas de sulfato de potássio, 100 gramas de superfosfato e 50 gramas de uréia. Ao mesmo tempo, retire a película da estrutura para facilitar a aplicação do fertilizante.
Conclusão
Muitos produtores de vegetais plantam pepinos em terreno aberto sob uma película. Antes de começar a cultivar pepinos sob cobertura sem estufa, você deve se familiarizar com as recomendações básicas que o ajudarão a fazer tudo corretamente.