A aproximação do verão é um sinal para pensar em maneiras de cultivar vegetais em sua horta. Uma boa colheita pode ser obtida cultivando pepinos em agrofibra. Esta cultura é bastante caprichosa, portanto, para minimizar fenômenos negativos, costuma-se utilizar um material de cobertura com propriedades especiais - o spunbond. Graças a esta tecnologia, o cultivo de pepinos tornou-se possível mesmo em regiões de clima frio.
Tipos de spunbond
A agrofibra é um material verdadeiramente insubstituível para os veranistas, pois é o que permite criar condições de cobertura adequadas para muitos tipos de culturas. Seu uso correto ajudará a manter a produtividade e acelerar o desenvolvimento das plantas. Há mais de 15 anos, esse material vem auxiliando os horticultores na obtenção de excelentes colheitas, sendo uma excelente alternativa ao polietileno.
Surpreendentemente, o material, que se parece tanto com um tecido fino, na verdade consiste em fibras de polietileno e apresenta qualidades muito melhores. Isso explica sua fina estrutura fibrosa. Spunbond vem em diferentes tipos:
- destinado a terreno aberto: a cor desse tecido é branco, a densidade é de até 30 gramas por metro quadrado;
- utilizado em estufas e estufas: material branco, cuja densidade não ultrapassa 60 gramas por metro de área;
- utilizado para cobertura morta: a cor deste material é preta, a densidade, via de regra, não é inferior a 50 gramas e não superior a 60 gramas por metro quadrado.
Recentemente, os horticultores tiveram a oportunidade de utilizar material bicolor. Pode ser de duas opções:
- Tecido preto e branco. A sua densidade é bastante elevada e o seu objetivo principal é a cobertura morta de canteiros de vegetais e frutos silvestres. A camada escura protege contra ervas daninhas, e o tecido branco salvará o sistema radicular da planta do sol escaldante e dos ventos fortes.
- Spunbond vermelho e branco (ou vermelho e amarelo). Na maioria dos casos, é usado para proteger as plantações das intempéries. Você pode cobrir hortaliças com esse tecido, bem como árvores frutíferas e flores.
Dependendo do material escolhido, os pepinos podem ser cultivados sob uma cobertura de spunbond ou como cobertura morta.
Usando material preto
O material preto é muito denso, por isso é melhor utilizado para cobertura morta do solo. As plantas, incluindo ervas daninhas, não crescem sob esse material. Isso permite criar um clima no substrato ideal para plantas cultivadas.
No processo de plantio de pepino em filme sem capina e amontoamento, deve-se espalhar material preto no canteiro, fazer o número necessário de covas e plantar mudas e, em alguns casos, sementes imediatamente. Um broto só pode aparecer em um buraco feito, é quase impossível que os brotos jovens rompam o spunbond.
A falta de sol é a principal razão pela qual nenhuma outra planta pode crescer em outros lugares.
A água e o ar penetram perfeitamente no solo através do material, o que ajuda a criar um microclima ideal no substrato. As plantas não têm medo de apodrecimento e mofo.
É importante que na utilização do material os frutos dos pepinos plantados cresçam limpos. Isso explica o fato de a agrofibra ter passado a ser utilizada não só para o cultivo dessa cultura, mas também para o cultivo do morango, que pode ser bastante difícil de remover a sujeira e a areia.
Vantagens e desvantagens do spunbond
O material tem muitas vantagens aos olhos dos veranistas:
- o spunbond permite perfeitamente que o ar e a água passem para o solo;
- o material é macio e por isso não prejudica em nada as plantas;
- o material é mais capaz de reter o calor e repelir a radiação ultravioleta;
- baixo custo do tecido;
- fácil de usar.
O material (agrofibra) deve ser regado por cima, o que é muito conveniente. A resistência do filme a vários tipos de danos permite que o tecido seja usado repetidamente ao longo de várias temporadas. Se necessário, o spunbond pode ser dobrado, sacudido e até lavado.Essas economias são apreciadas por todos que plantam plantas sob filme.
É importante que o uso deste material não seja uma solução para absolutamente todos os problemas que surgem no cultivo do pepino. Para obter uma boa colheita, outros fatores devem ser levados em consideração: a correta seleção da variedade, o grau de aquecimento do solo e o nível de umidade do abrigo. Se planto pepinos, presto atenção a cada detalhe.
Curiosamente, até mesmo a inclinação dos canteiros pode afetar o rendimento. É importante lembrar que o pepino precisa de polinização, por isso o material de cobertura deve ser retirado à noite.
Plantando pepinos sob filme
Vale a pena preparar com antecedência os canteiros para o plantio em spunbond. O local de semeadura selecionado deve ser aquecido e sempre bem iluminado. A largura ideal da cama é de 0,7 metros. A profundidade de escavação é igual ao comprimento da baioneta da pá.
Após cavar o solo, é necessário espalhar fertilizante orgânico, composto ou húmus na superfície. A camada superior do solo deve ser nivelada com um ancinho, após o qual pode-se colocar o filme e proceder à organização dos sulcos.
Plantar pepinos é uma questão simples. Você deve primeiro aquecer a água a aproximadamente 50 °C. Lá você deve diluir duas ampolas de um estimulador de crescimento de consistência gelatinosa. A solução resultante deve acabar nos sulcos. Em intervalos de 0,5 metros, as sementes de pepino são plantadas sob uma película preta, após o que é necessário borrifá-las levemente com terra e pressioná-las com a mão.
Por questões de segurança, os canteiros são polvilhados com pimenta em pó (preta). Isto é necessário para proteger contra formigas, ratos e lesmas. Depois de tirar o pó, a cama é coberta com um material dobrado ao meio. Desta forma você pode fazer uma colheita maravilhosa.
Cuidando de pepinos sob filme
Pepinos cultivados em spunbond devem ser cuidados com muito cuidado. Em primeiro lugar, trata-se de uma cultura em que o sistema radicular está localizado muito próximo da superfície da terra. Secando rapidamente, as raízes precisam constantemente de irrigação, a opção ideal é o sistema de irrigação por gotejamento.
Para preservar a umidade vital, os horticultores experientes colocam cobertura morta, representada pelo mesmo material. Você pode colocar uma fina camada de grama recém-cortada por cima. Pepinos em spunbond preto precisam ser regados pelo menos três vezes por semana, de preferência à noite.
Ao crescer no material, a rega é feita pela raiz, as folhas não devem ser afetadas. Se desejar, os pepinos podem ser amontoados.
Vantagens de crescer em spunbond
O cultivo de pepinos neste tipo de agrofibra tem vantagens inegáveis:
- Economizando tempo gasto na preparação de canteiros para pepinos.
- Eficiência do investimento financeiro: o material pode ser retirado no outono e reaproveitado na primavera.
- Não há necessidade de capinar. Toda a grama começa a apodrecer, apodrecer e fertilizar o solo. Capinamos apenas a área que não está coberta com material preto.
- Manter os níveis de umidade do solo dentro da faixa desejada. Em tempo chuvoso, o material absorve bem a umidade e as plantas acima dele não entram em contato com a água. Pepinos podem ser cultivados sem regar ou remover ervas daninhas.
Vale ressaltar que cobrir os canteiros com agrofibra significa economizar quase todos os anos na compra de filme plástico, na compra de fertilizante, pois não há mais necessidade de espalhar complexos vitamínicos por todo o canteiro. Ao usar spunbond, o período de frutificação é prolongado e os frutos ficam sempre limpos e arrumados.