Muitas culturas agrícolas produzem bons rendimentos apenas quando cultivadas em solos com parâmetros de acidez neutros. No entanto, quando uma quantidade excessiva de íons hidrogênio se acumula no solo, existe o risco de oxidação. Isto leva ao enfraquecimento das árvores, gramíneas e arbustos que crescem nessas áreas. Nessa situação, há necessidade de desoxidação do solo.
Como determinar a acidez?
Hoje existem muitos métodos para determinar os parâmetros de acidez. Além disso, para isso não é necessário recorrer a especialistas.
Teste decisivo
Para determinar a reação do solo em uma horta, você precisa de algumas colheres de chá de terra e papel tornassol universal. Depois disso, você pode realizar um experimento simples. Para isso, cada porção de terra deve ser embrulhada em um pano grosso, colocada em um copo e misturada com a mesma quantidade de água destilada. Após 5 minutos, você pode pegar papéis de tornassol e colocá-los em um copo por 1-2 segundos. Ao mudarem de cor, será possível avaliar os valores de pH.
Vinagre
Para determinar a reação do solo em casa, pode-se usar vinagre na concentração de 9%. Para fazer isso, pegue um copo, coloque-o sobre uma superfície escura e despeje 1 colher pequena de terra por cima e despeje um pouco de vinagre. Se aparecer grande quantidade de espuma, podemos dizer que o solo é alcalino. Se não estiver, indica que o solo é ácido.
Topos de beterraba
Este método popular é considerado um dos mais simples. Para determinar a acidez, basta examinar cuidadosamente as beterrabas que crescem nos canteiros. Quanto mais escura a cor do topo, mais ácida é a terra.
Qual é o melhor momento para desoxidar o solo?
Você pode reduzir a acidez na primavera e no outono. Neste caso, é necessário levar em consideração uma série de características. Os residentes de verão que possuem áreas com pântanos e turfeiras começam a desoxidá-las antes de plantar novas plantas ou após a colheita.
Ao mesmo tempo, agricultores experientes aconselham a desoxidação do solo no outono. Isto se deve à introdução de grandes quantidades de fertilizantes na primavera. Quando as substâncias interagem, a sua eficácia diminui.
Na primavera, é permitido usar uma pequena quantidade de lima fofa ou farinha de dolomita. Se a desoxidação completa for necessária nesta época do ano, os fertilizantes adicionais terão que ser abandonados.
A realização do procedimento no outono é considerada uma opção mais preferível pelos seguintes motivos:
- No outono, os jardineiros desenterram completamente o terreno até uma profundidade de 20 centímetros. Graças a isso, as substâncias utilizadas para neutralizar a acidez ajudarão a cobrir o máximo possível o solo e terão um bom efeito.
- Os desoxidantes são caracterizados pela absorção de longo prazo na estrutura do solo, pois são caracterizados pela baixa solubilidade. Portanto, a aplicação de tais compostos no final de setembro ou outubro ajudará a neutralizar com sucesso os parâmetros de pH durante o inverno.
- Após a desoxidação no outono, é permitido aplicar fertilizantes na primavera. São facilmente absorvidos pelas plantas e melhoram o seu desenvolvimento.
Como desoxidar o solo do jardim?
Hoje são conhecidos muitos produtos que ajudam a tornar o solo do local menos ácido. É importante respeitar a dosagem e as regras de uso.
Lima
Para reduzir os parâmetros de acidez, é permitido o uso de cal. Além disso, deve ser aplicado em etapas. Ao desenvolver uma horta ou cavar canteiros em intervalos de 2 anos, é necessário adicionar a maior parte da cal. Então é recomendado repetir o procedimento. No entanto, a quantidade de substância deve ser reduzida.
Se a acidez for irregular, o solo deve ser corrigido zonalmente. Recomenda-se aplicar a substância apenas nas plantas que necessitam especialmente de uma reação normal do solo.
Farinha de dolomita
Este produto é geralmente usado para tipos de solo leves - arenoso e franco-arenoso. É importante escolher a melhor farinha de dolomita.Deve ser usado para “culturas lentas” - arbustos frutíferos, batatas, árvores. Para desoxidar a área, é necessário adicionar 500-600 gramas da substância por 1 metro quadrado.
Cinzas
Este remédio não é considerado a melhor opção para desoxidação, pois não ajuda a repor a falta de cálcio. Porém, se a acidez da região for irregular e tiver sido utilizada cal granulada em anos anteriores, é permitida a utilização de cinza.
Gesso
Esta substância também possui propriedades desoxidantes pronunciadas. No entanto, tem uma vantagem importante. O gesso requer ácido, e não umidade, para se dissolver no solo. Portanto, imediatamente após a aplicação, reage com o solo ácido, reduzindo seus indicadores ao normal. Então a substância restante permanece em estado passivo. Quando o solo acidifica novamente, o gesso volta a funcionar.
Ao aplicar o produto, deve-se observar as seguintes dosagens por 1 metro quadrado:
- para solo ácido use 400 gramas da substância;
- em solos com acidez média, utilizar 300 gramas do produto;
- para áreas com acidez fraca, são necessários 100-200 gramas de gesso.
Giz
O giz é considerado um tipo de cal, mas se caracteriza por um efeito mais suave no solo. Portanto, deve ser utilizado para solos que apresentem um nível de acidez ligeiramente aumentado. Ao contrário da cal apagada comum, o giz pode ser usado em pequenas quantidades antes do plantio na primavera - 2 semanas antes do trabalho.
Se necessário, a desoxidação de outono deve usar as seguintes dosagens por 1 metro quadrado:
- em áreas com acidez fraca vale usar 100 gramas do produto;
- para solo meio ácido, são necessários 200 gramas de giz;
- para solo altamente ácido, serão necessários 300 gramas da substância.
Plantas de adubo verde
Para reduzir os parâmetros de acidez do solo, você pode plantar plantas especiais nos canteiros. Os adubos verdes mais eficazes incluem:
- facélia;
- alfafa;
- doce trevo;
- centeio;
- mostarda branca.
Preparações desoxidantes complexas
Hoje existem muitos produtos combinados à venda que possuem propriedades desoxidantes. Devido a isso, a adição da substância reduz os parâmetros de acidez.
Recomenda-se aplicar esses produtos no outono - durante a escavação do local. Depois disso, as camas precisam ser regadas. Será possível obter uma reação neutra do solo dentro de 2 a 3 anos.
Plantas que amam solo ácido
Nem sempre é necessário desoxidar o solo. Existem algumas plantas que crescem bem em solos com alta acidez. Entre as culturas ornamentais, isso se aplica a hortênsias, samambaias e tremoços. Nesse solo você pode cultivar hortelã selvagem, ruibarbo e rododendros. Ao mesmo tempo, os vegetais preferem predominantemente solo ligeiramente ácido e neutro, que inclui muitos componentes valiosos.
A desoxidação do solo é considerada um procedimento importante que ajuda a atingir a reação desejada do solo e melhorar o desenvolvimento das plantas. Nesse caso, é necessário escolher o produto certo e seguir as regras de uso.