Com o tempo, os recursos até mesmo do solo mais fértil se esgotam e as plantas plantadas começam a dar muito menos frutos. Neste caso, é necessário tomar medidas e saturar o solo com substâncias úteis. Vale a pena entender com antecedência como e como aumentar a fertilidade do solo, pois existem vários métodos, cada um com vantagens e desvantagens. Jardineiros experientes recomendam o uso de vários métodos combinados.
Qual solo precisa ser melhorado
A fertilidade do solo num local depende de vários factores:
- na composição mecânica da terra;
- do componente orgânico;
- da estrutura;
- da acidez.
É necessário melhorar a composição do solo do jardim nos seguintes casos:
- durante o desenvolvimento do local ou construção, a camada fértil foi totalmente removida ou parcialmente danificada;
- o solo do jardim é muito pesado, argiloso ou arenoso;
- as mudas plantadas desenvolvem-se lentamente e são frequentemente atacadas por pragas;
- os rendimentos, em comparação com as épocas anteriores, diminuíram significativamente;
- Os frutos são pequenos e não apresentam sabor ou aroma pronunciados.
Atividades destinadas a aumentar a fertilidade do solo
Existem várias maneiras de ajudar a corrigir o solo do local e torná-lo mais fértil. O método a ser escolhido depende das capacidades e preferências do jardineiro. Para que as medidas tomadas sejam benéficas e resolvam o problema, é necessário realizar os procedimentos corretamente e ouvir os conselhos de jardineiros experientes.
Vermes
Qualquer solo possui propriedades físicas e características funcionais próprias, que afetam diretamente um parâmetro como a fertilidade. A capacidade do solo de ligar substâncias minerais e orgânicas e direcioná-las para as raízes das plantas, bem como o grau de absorção e retenção de umidade, influenciam a fertilidade. Solo de alta qualidade consiste em torrões de terra com diâmetro não superior a 0,25 mm e possui uma estrutura clara. Este solo é ideal para o cultivo de culturas ricas.
Se você criar condições favoráveis (regar o solo com frequência), por 1 metro cúbico. Uma colônia de pelo menos 500 indivíduos poderá trabalhar em um metro de horta e, consequentemente, o processo de aumento da fertilidade do solo será acelerado.
Rotação de colheitas
Se você plantar plantas frutíferas no mesmo lugar em sua casa de verão o tempo todo, isso levará não apenas ao esgotamento do solo, mas também a outros problemas:
- perturbação da camada superior ideal do solo de onde as culturas extraem componentes nutricionais;
- o surgimento de um grande número de patógenos;
- o crescimento de ervas daninhas que sufocam as plantações de frutas.
Ao planejar a rotação de culturas na horta, é necessário levar em consideração que algumas plantas retiram nutrientes da camada superior da terra, enquanto outras, ao contrário, da camada inferior; além disso, a necessidade de nutrientes das culturas é diferente.
Para alternar corretamente as plantas plantadas é preciso saber a que família elas pertencem, pois, via de regra, neste caso apresentam necessidades semelhantes de microelementos e tendência a doenças. Além disso, é impossível plantar no mesmo canteiro culturas com grande necessidade de nutrientes de ano para ano, por isso este parâmetro é estudado primeiro:
- Plantas como ervilha, rabanete, cebola, alface e ervas são caracterizadas por baixa necessidade.
- A necessidade média é de pepino, beterraba, tomate, berinjela, melão e feijão trepador.
- Batata, aipo, repolho, espinafre, abóbora e aspargos são os que mais consomem nutrientes do solo.
Eles seguem a seguinte regra no plantio: no primeiro ano são plantadas plantas com maior necessidade, no segundo e terceiro - com média e baixa. Depois disso, uma dose maior de fertilizante é adicionada ao solo e as plantas do terceiro grupo são colocadas novamente.
Plantando plantas medicinais
As ervas medicinais ajudam a tornar o terreno fértil, são plantadas alternadamente em cada canteiro para não ocupar todo o jardim. Essas culturas incluem urtiga, alho, absinto e calêndula. As raízes dessas plantas nutrem o solo com substâncias úteis, como o nitrogênio e toda uma gama de microelementos.
Tratamento térmico
É possível manter a fertilidade do solo em um terreno pessoal por meio do tratamento térmico, mas é preciso lembrar que se trata de um método radical que só se utiliza como último recurso. O fato é que sob a influência das altas temperaturas morrem não apenas os microrganismos patogênicos, mas também as bactérias benéficas, necessárias ao pleno desenvolvimento das culturas. Além disso, este método exige bastante mão-de-obra e não é usado em grandes áreas. Na maioria das vezes, o tratamento térmico do solo é realizado em pequenos canteiros ou em estufa.
Este procedimento é realizado de duas maneiras:
- derrame o solo com água aquecida a 90 graus;
- Coloque uma fina camada de palha na superfície do solo e coloque fogo, observando as normas de segurança.
Adicionando matéria orgânica
Os orgânicos são substâncias que aumentam a fertilidade do solo e são de origem natural. Existem vários tipos de fertilizantes usados com mais frequência pelos jardineiros:
- Estrume. Esse fertilizante, que contém um conjunto básico de macro e microelementos, é utilizado no outono, quando a horta está sendo escavada.Por metro quadrado de terreno serão necessários 5 kg de esterco. Além de aumentar a fertilidade, o fertilizante neutraliza a acidez a níveis neutros e solta o solo. Não é recomendado aplicar estrume diretamente nas covas no momento do plantio, pois pode queimar as raízes das culturas.
- Húmus. Além do esterco apodrecido, o fertilizante contém resíduos orgânicos e folhas caídas. A fertilização é caracterizada por um aumento da concentração de nitrogênio. Para aumentar a eficiência da fertilização e saturá-la com minerais, adiciona-se cinza de madeira.
- Excrementos de pássaros. O fertilizante contém cálcio, nitrogênio, fósforo, manganês e potássio. Antes de usar, deve ser diluído em água.
Seleção de vizinhos
A correta seleção dos vizinhos também está incluída no sistema de medidas que visam aumentar a fertilidade do solo. A essência deste princípio é que uma cultura satélite é plantada ao lado de cada planta, o que reduz a probabilidade de desenvolver doenças e melhora a qualidade da colheita.
Licença do solo
A restauração da fertilidade do solo é facilitada pelo repouso, neste caso não se semeia toda a horta ou parte dela, mas continuam a fertilização, a sacha e outras medidas agrotécnicas. Antes do inverno, a área é escavada de forma que a camada superior do solo fique na parte inferior.
Estrume verde
O plantio de plantas com adubo verde ajuda a restaurar a qualidade do solo em um terreno pessoal.
Dos melhores adubos verdes, os jardineiros observam as seguintes opções:
- Mostarda branca.Planta anual pertencente à família dos Crucíferos, é cultivada por meio do plantio de sementes. As vantagens desta cultura incluem o seguinte: rápida restauração de solos pobres e enriquecimento do solo com nitrogênio e fósforo, melhoria da estrutura e afrouxamento do solo, bem como prevenção da lixiviação de substâncias úteis do solo durante chuvas fortes.
- Vika. Recomenda-se que este adubo verde seja misturado à aveia na semeadura, sua principal vantagem é o rápido crescimento e a formação de abundante massa verde. Para obter o resultado, a colheita é ceifada até a formação de sementes e enterrada no solo para apodrecer.
- Facélia. As vantagens deste adubo verde são a resistência às ondas de frio e à seca de curta duração, bem como a capacidade de semear tanto em campo aberto como em estufa. Durante uma temporada, você pode cultivar diversas culturas, que são enterradas no solo para aumentar a fertilidade.
- Trigo sarraceno. A cultura é um bom precursor das fruteiras, mas é preciso lembrar que o trigo sarraceno adora calor, por isso não é adequado para todas as zonas climáticas.
Normalização da acidez
Você pode obter colheitas ricas normalizando a acidez do solo. Antes de adicionar substâncias, é realizada uma análise por meios comprados em lojas e improvisados.
O pH é aumentado com cal triturada ou farinha de dolomita. Solo alcalino é corrigido com húmus, composto e serragem podre.
Reboco
Para evitar problemas de salinidade do solo da horta e, consequentemente, diminuição da produtividade, é realizado gesso. O preparo para o procedimento é adquirido em loja de jardinagem e utilizado conforme instruções em anexo.
Aumentar a fertilidade do solo é um processo que leva mais de um dia, por isso é importante monitorar constantemente as condições do solo em sua área e fazer ajustes oportunos.